Modelo de referência para o desenvolvimento de competências digitais pertinentes a letramento digital e estilos de aprendizagem no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lucimara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229185
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.
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spelling Modelo de referência para o desenvolvimento de competências digitais pertinentes a letramento digital e estilos de aprendizagem no ensino superiorTecnologias da informação e comunicaçãoLetramento digitalAprendizagemEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.A sociedade da informação exige das Instituições de Ensino Superior inovações quanto à organização e à estruturação do processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais no meio educacional. No entanto, tais instituições se deparam com muitos desafios, entre eles, melhorar o nível de literacia digital de quem ensina e de quem aprende. Assim, este estudo visa propor um modelo de referência com boas práticas para contribuir na melhora ou no desenvolvimento de Literacia Digital de Informação e Dados no ensino superior. Para atender a esse objetivo realizou-se: uma revisão sistemática na literatura para identificar os principais estilos de aprendizagem e de uso no espaço virtual presentes no ensino superior; uma busca exploratória para identificar boas práticas, fundamentadas nos estilos de aprendizagem e de uso no espaço virtual, mediadas por tecnologias digitais no ensino superior; aplicou-se um instrumento para identificar o nível de Literacia Digital de Informação e Dados, elaborado com base no Quadro Europeu de Competência Digital para cidadãos ? DigComp 2.1 e no teste Ikanos; e aplicou-se o instrumento Questionário de Uso no Espaço Virtual, elaborado por Barros (2009), para identificar como os alunos do ensino superior aprendem no espaço virtual. A pesquisa classifica-se como científica, de natureza teóricoprática, com finalidade aplicada, trabalhada segundo uma abordagem exploratório-descritiva. Para a coleta e análise de dados, utilizou-se da técnica de método misto, empregando-se pesquisa quantitativa e qualitativa. A leitura dos dados evidenciou que o nível de literacia digital dos pesquisados não é de todo ruim, mas precisa ser melhorado no que diz respeito à navegação, avaliação e gerenciamento de dados. Assim como, o nível dos docentes precisa ser melhorado quanto ao uso das tecnologias de forma instrumental e pedagógica. A partir dessas constatações, elaborou-se um modelo de referência intitulado como ?Eureka?. Esse modelo apresenta-se como um material acessível que valoriza os estilos de aprendizagem e o uso de tecnologias digitais para melhorar ou desenvolver as competências digitais pertinentes à literacia digital necessárias ao processo de ensino e aprendizagem.Abstract: The information society requires from Higher Education Institutions innovations regarding the organization and structuring of the teaching and learning process with regard to the insertion of digital technologies in the educational environment. However, such institutions face many challenges, including improving the level of digital literacy of those who teach and those who learn. Thus, this study aims to propose a reference model with good practices to contribute to the improvement or development of Digital Information and Data Literacy in higher education. To de meet this objective, we carried out: a systematic literature review to identify the main styles of learning and use in the virtual space present in the higher education; an exploratory search to identify good practices, based on styles of learning and use in the virtual space, mediated by digital technologies in the higher education; an instrument was applied to identify the level of Digital Information and Data Literacy, based on the European Digital Competence Framework for citizens ? DigComp 2.1 and on the Ikanos test; and the Questionnaire of Use in Virtual Space, developed by Barros (2009), was applied to identify how higher education students learn in the virtual space. The research is classified as scientific, theoretical-practical in nature, with applied purpose, worked according to an exploratory-descriptive approach. For data collection and analysis, the mixed method technique was used, employing quantitative and qualitative research. Reading the data showed that the level of digital literacy of respondents is not all bad, but it needs to be improved with regard to navigation, evaluation and data management. As well, the level of teacher needs to be improved regarding the use of technologies in an instrumental and pedagogical way. Based on these finding, a reference model entitled ?Eureka? was developed. This model is presented as an accessible material that values learning styles and the use of digital technologies to improve or develop digital skills relevant to digital literacy necessary for the teaching and learning process.Spanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Lucimara2021-10-14T19:29:52Z2021-10-14T19:29:52Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 p.| il., gráfs.application/pdf373370https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229185porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:29:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:29:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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