O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253406
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.
id UFSC_c8b4c212b8b78284247a643587998a83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253406
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curricularesEnsino de HistóriaCurrículo de HistóriaEnsino Médio CatarinenseReformas curricularesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.Este trabalho tem como objetivo principal analisar qual o lugar do Ensino de História no atual Currículo do Estado de Santa Catarina para o Ensino Médio, historicizando essa etapa de ensino no contexto das reformas curriculares. A pesquisa procura situar o conceito de currículo para compreender qual a função do componente de história na construção de conceitos históricos importantes para a aprendizagem histórica. Para esta análise foram utilizados como fonte de pesquisa, quatro Cadernos que compõem o currículo do Ensino Médio do território catarinense, que também foram interpretados a partir do diálogo com a bibliografia acerca do assunto. Identificou-se que conceitos e categorias histórias estão presentes nessa proposta curricular, mas de forma pontual e desarticulada de contextos históricos fundamentais para a formação de uma consciência histórica, assim como eles mais evidentes na parte flexível e opcional do currículo, o que configura um descomprometimento com a formação do pensamento histórico.Florianópolis, SC.Silva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa Catarina.Flores, Maria Eduarda2023-12-18T13:14:37Z2023-12-18T13:14:37Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis90 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253406Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-18T13:14:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253406Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-18T13:14:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
title O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
spellingShingle O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
Flores, Maria Eduarda
Ensino de História
Currículo de História
Ensino Médio Catarinense
Reformas curriculares
title_short O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
title_full O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
title_fullStr O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
title_full_unstemmed O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
title_sort O Ensino de História no Novo Ensino Médio Catarinense: reflexões a partir de um contexto de reformas curriculares
author Flores, Maria Eduarda
author_facet Flores, Maria Eduarda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Martins da
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Currículo de História
Ensino Médio Catarinense
Reformas curriculares
topic Ensino de História
Currículo de História
Ensino Médio Catarinense
Reformas curriculares
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T13:14:37Z
2023-12-18T13:14:37Z
2023-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253406
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651938420490240