ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DOCENTE Á LUZ DO MODELO DA BUROCRACIA PROFISSIONAL DE MINTZBERG: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM IES PRIVADAS NA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTIAGO, NILZETE TEIXEIRA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: DE BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES, DE JESUS, DANIELA MAGALHÃES COSTA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190604
Resumo: O objetivo central do presente artigo é analisar as políticas de gestão docente de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas na Bahia à luz do modelo da burocracia profissional de Mintzberg. Dentre os modelos de estrutura organizacional, Mintzberg (2009) propõe a burocracia profissional, onde os professores são retratados como profissionais autônomos, realizando suas atividades de forma descentralizada. Para atingir o objetivo do estudo, foi desenvolvido como caminho metodológico uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Um estudo de casos múltiplos, em três (3) instituições de ensino superior privadas (uma faculdade, um centro universitário e uma universidade), na Bahia, no ano de 2017. Foram entrevistados nove (9) gestores acadêmicos, diretamente ligados ao Processo de Gestão Docente, conhecedores das políticas e práticas docentes das IES. Os resultados indicaram que a política de gestão docente sob a ótica do Modelo de Burocracia Profissional de Mintzberg está associado a vários fatores, entre eles, tipo de organização acadêmica, número de professores, natureza jurídica da IES e associação a grupos educacionais.
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