A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130990
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2014
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spelling A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recenteEducaçãoEducação infantilProdução científicaLactentesCriançasEnsinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2014A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo aprofundar os estudos sobre as práticas pedagógicas com as crianças de 0 a 3 nos de idade, analisando os indicativos para a docência com bebês e crianças bem pequenas, a partir da produção científica brasileira, cadastradas no banco de teses e dissertações da CAPES entre os anos de 2008 a 2011. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricas autores da Educação Infantil, como Tristão (2006), Guimarães (2008), Schmitt (2008), Coutinho (2010), Barbosa (2010), entre outros, cujas contribuições ajudam a pensar as relações educativas que envolvem a educação dos bebês e crianças pequenas. Realizou-se, deste modo um mapeamento da produção nacional que tinham como foco de preocupação a educação das crianças de zero a três anos no contexto da educação infantil, totalizando 48 trabalhos, dos quais 13 constituíram o corpus definitivo analisado. Como referência metodológica optou-se pela Análise de Discurso Textualmente Orientada de Normam Fairclough (2001), que concebe o discurso como manifestação dos modos particulares de uso da linguagem e manifestação social, compreendido enquanto aquele que não somente reflete ou representa entidades e relações sociais, mas constitui e constrói os discursos e os modos de posicionamento dos sujeitos. A partir do corpus analisado, emergiram as seguintes categorias de análise: 1) Estudos sobre a especificidade docente; 2) Estudos sobre as práticas pedagógicas; 3)Estudos sobre o desenvolvimento infantil; 4) Estudos sobre a função social da creche e relações com a família. Na categoria estudos sobre a especificidade docente, os dados reafirmam que ser professora de bebês possui especificidades próprias para essa faixa etária, que se caracteriza principalmente pelas ações que envolvem os momentos de alimentação, higiene e sono, entre outros, que constituem as dimensões educativas, logo, a docência é marcada pelas relações, pelo compartilhamento de experiências. No âmbito da categoria estudos sobre as práticas pedagógicas emergem indicativos para a própria prática pedagógica, sobretudo, elementos que assinalam e reafirmam a potencialidade dos bebês, chamando atenção para a importância do esforço dos pesquisadores em buscar compreender e legitimar seus pontos de vistas, considerando as suas múltiplas linguagens: o corpo, o choro, o sorriso, o balbucio, olhares, etc. Já na categoria estudos sobre o desenvolvimento infantil é significativo a grande predominância de pesquisas, ainda que de distintas perspectivas teóricas, que se dedicaram a estudar aspectos ligados ao desenvolvimento das crianças de zero a três anos, se comparado aos estudos que tenham como foco de preocupação a própria prática pedagógica. Referente aos estudos sobre a função social da creche e relação com as famílias, todas as pesquisas reafirmam a importância das relações estabelecidas entre as famílias e a creche, atribuindo à creche a responsabilidade de revelar para as famílias sua ação fundamentada numa intencionalidade pedagógica. Como resultado da pesquisa pode-se destacar à organização dos tempos e espaços como dos elementos centrais que caracterizam a especificidade docente com essa faixa etária. Por fim, emergiu com grande evidência dentre as dissertações analisadas, perspectivas de pesquisas as quais assumem um posicionamento metodológico que buscam se aproximar dos pontos de vistas das crianças, considerando-as partícipes legitimas da pesquisa.<br>Abstract: This research aimed at deepening the studies on pedagogical practices with children within 0-3 years old, in order to analyze the indicative for teaching babies/ little children, based on the Brazilian scientific literature, registered in CAPES database of thesis and dissertations from 2008 to 2011. Therefore, it was used as theoretical reference authors of Child Education, such as Tristão (2006), Guimarães (2008), Schmitt (2008), Coutinho (2010), Barbosa (2010), among others, whose contributions help to think educational relations involving the education of babies and children. This way, a mapping of national production was done focusing on the education of children between zero and three years old in the context of Child Education. There were a total of 48 papers of which 13 constituted the final corpus for the proposed analysis. The methodological reference was based on Normam Fairclough's Textually Oriented Discourse Analysis (2001), which conceives the discourse as a manifestation of particular modes of language use and social manifestation, understood as one who not only reflects or represents social entities and relations, but also constitutes and constructs discourses and the subject's ways of positioning. From the corpus analysis, the following categories of analysis emerged: 1) Studies on teacher specificity; 2) Studies on the pedagogical practices; 3) Studies on child development; 4) Studies on the social role of daycares and the relationship with the family. As a result of this research it is possible to highlight the organization of time and space as the central elements that characterize the teaching specificity within this age group. In the category studies on teacher specifity, the researches indicate the fundamental importance of pedagogical documentation, especially for a planning which involves all specificities of working with children between zero and three years old. In the category field studies on pedagogical practices there are indicatives for the pedagogical practice itself, especially the elements that mark and reassure the potential of babies, pointing out the importance of the researchers' effort on trying to understand and legitimize their views, considering the multiple languages: the body, the crying, the smiling, the babbling, the looks, etc.In the category of child development studies most researches, even if from different theoretical perspectives, focused on studying the development aspects of children from zero to three years old, rather than focusing on studies that center on the pedagogical practice itself. Concerning to the studies about the social role of daycares and the relation with the families, all researches reassure the importance of the relationship between families and daycare and assign to the daycares the responsibility of revealing to the families their actions, which are based on a pedagogical intentionality. Finally, considering the analyzed dissertations, it's necessary to point out the researches perspectives that assume a methodological positioning in order to approach the children's points of view, considering them as legitimate participants in the research.Rocha, Eloisa Acires CandalSimão, Márcia BussUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Fernanda2015-03-18T21:06:19Z2015-03-18T21:06:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis202 p.| grafs., tabs.application/pdf332278https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130990porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-18T21:06:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130990Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T21:06:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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