O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Peterson Roberto da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
id UFSC_ca8dceff408b1092c991284052831f20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244096
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básicojogos educacionaismetodologias ativasensino de sociologiaagênciaestruturaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Neste trabalho será apresentado o uso do jogo de cartas “Agência” como recurso didático, especialmente uma proposta de atividade pedagógica utilizando-o para a introdução à sociologia no ensino básico. Introduzo o tema do uso de jogos para fins didáticos, explicando a seguir o contexto de criação e desenvolvimento do jogo, suas regras atuais, como ele se compara com projetos semelhantes, e como sua estrutura se relaciona com perspectivas teóricas da sociologia acerca do debate entre agência e estrutura. Por fim, especifico a atividade pedagógica, discutindo suas possibilidades e limitações, chamando atenção também para questões de acessibilidade.In this work I shall introduce the “Agência” card game as a didactic resource, in particular a proposal for a pedagogic activity using it to introduce high school students to sociology. I discuss the use of games for teaching purposes, explaining thereafter the context of creation and development of this game, its current rules, how it compares to similar projects, and how its structure is related to theoretical sociological perspectives on the agency-structure debate. Finally, I specify the class plan, discussing its possibilities and limitations, also calling attention to matters of accessibility.Florianópolis, SC.Losso, Tiago BahiaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Peterson Roberto da2023-01-30T16:08:41Z2023-01-30T16:08:41Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-01-30T16:08:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244096Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-30T16:08:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
title O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
spellingShingle O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
Silva, Peterson Roberto da
jogos educacionais
metodologias ativas
ensino de sociologia
agência
estrutura
title_short O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
title_full O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
title_fullStr O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
title_full_unstemmed O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
title_sort O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
author Silva, Peterson Roberto da
author_facet Silva, Peterson Roberto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Losso, Tiago Bahia
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Peterson Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv jogos educacionais
metodologias ativas
ensino de sociologia
agência
estrutura
topic jogos educacionais
metodologias ativas
ensino de sociologia
agência
estrutura
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2023-01-30T16:08:41Z
2023-01-30T16:08:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652271145189376