O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
id |
UFSC_ca8dceff408b1092c991284052831f20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244096 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básicojogos educacionaismetodologias ativasensino de sociologiaagênciaestruturaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Neste trabalho será apresentado o uso do jogo de cartas “Agência” como recurso didático, especialmente uma proposta de atividade pedagógica utilizando-o para a introdução à sociologia no ensino básico. Introduzo o tema do uso de jogos para fins didáticos, explicando a seguir o contexto de criação e desenvolvimento do jogo, suas regras atuais, como ele se compara com projetos semelhantes, e como sua estrutura se relaciona com perspectivas teóricas da sociologia acerca do debate entre agência e estrutura. Por fim, especifico a atividade pedagógica, discutindo suas possibilidades e limitações, chamando atenção também para questões de acessibilidade.In this work I shall introduce the “Agência” card game as a didactic resource, in particular a proposal for a pedagogic activity using it to introduce high school students to sociology. I discuss the use of games for teaching purposes, explaining thereafter the context of creation and development of this game, its current rules, how it compares to similar projects, and how its structure is related to theoretical sociological perspectives on the agency-structure debate. Finally, I specify the class plan, discussing its possibilities and limitations, also calling attention to matters of accessibility.Florianópolis, SC.Losso, Tiago BahiaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Peterson Roberto da2023-01-30T16:08:41Z2023-01-30T16:08:41Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-01-30T16:08:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244096Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-30T16:08:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
title |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
spellingShingle |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico Silva, Peterson Roberto da jogos educacionais metodologias ativas ensino de sociologia agência estrutura |
title_short |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
title_full |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
title_fullStr |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
title_full_unstemmed |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
title_sort |
O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
author |
Silva, Peterson Roberto da |
author_facet |
Silva, Peterson Roberto da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Losso, Tiago Bahia Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Peterson Roberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos educacionais metodologias ativas ensino de sociologia agência estrutura |
topic |
jogos educacionais metodologias ativas ensino de sociologia agência estrutura |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 2023-01-30T16:08:41Z 2023-01-30T16:08:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652271145189376 |