METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391 |
Resumo: | Resumo O presente artigo, traz uma reflexão a partir das práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se apresentar possibilidades de utilização da Gamificação nas aulas de matemática, tendo como sugestão três jogos que podem auxiliar o trabalho docente. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário (google forms), com a participação de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na região Norte da Cidade de São Paulo, onde os mesmos, responderam um questionário que justificou o motivo desse artigo no qual pode-se constatar que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática contribuem ou não para uma aprendizagem significativa e assertiva. Desse modo, o artigo exposto, apresenta que a proposta de aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação podendo ser enriquecedora no contexto escolar e motivadora por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que abordada pelo professor como ferramenta metodológica e que constantemente, busca mudanças as suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro motivador, a aprendizagem dos seus estudantes. |
id |
UNIMES-1_52bc99612dffcff5ac945dfc8a40d224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1391 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃOEducação; EnsinoMetodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática Resumo O presente artigo, traz uma reflexão a partir das práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se apresentar possibilidades de utilização da Gamificação nas aulas de matemática, tendo como sugestão três jogos que podem auxiliar o trabalho docente. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário (google forms), com a participação de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na região Norte da Cidade de São Paulo, onde os mesmos, responderam um questionário que justificou o motivo desse artigo no qual pode-se constatar que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática contribuem ou não para uma aprendizagem significativa e assertiva. Desse modo, o artigo exposto, apresenta que a proposta de aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação podendo ser enriquecedora no contexto escolar e motivadora por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que abordada pelo professor como ferramenta metodológica e que constantemente, busca mudanças as suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro motivador, a aprendizagem dos seus estudantes.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaMazzaro, PaolaSchimiguel, JulianoOliveira, Keli Patrícia deSilva Costa, RonaldoPaubel Junger, AlexEugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio2022-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391/1243https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1391/536Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T23:34:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1391Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2023-05-07T23:34:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO Mazzaro, Paola Educação; Ensino Metodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO |
author |
Mazzaro, Paola |
author_facet |
Mazzaro, Paola Schimiguel, Juliano Oliveira, Keli Patrícia de Silva Costa, Ronaldo Paubel Junger, Alex Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Schimiguel, Juliano Oliveira, Keli Patrícia de Silva Costa, Ronaldo Paubel Junger, Alex Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzaro, Paola Schimiguel, Juliano Oliveira, Keli Patrícia de Silva Costa, Ronaldo Paubel Junger, Alex Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Metodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática |
topic |
Educação; Ensino Metodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática |
description |
Resumo O presente artigo, traz uma reflexão a partir das práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se apresentar possibilidades de utilização da Gamificação nas aulas de matemática, tendo como sugestão três jogos que podem auxiliar o trabalho docente. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário (google forms), com a participação de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na região Norte da Cidade de São Paulo, onde os mesmos, responderam um questionário que justificou o motivo desse artigo no qual pode-se constatar que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática contribuem ou não para uma aprendizagem significativa e assertiva. Desse modo, o artigo exposto, apresenta que a proposta de aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação podendo ser enriquecedora no contexto escolar e motivadora por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que abordada pelo professor como ferramenta metodológica e que constantemente, busca mudanças as suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro motivador, a aprendizagem dos seus estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391/1243 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1391/536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274010238976 |