METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzaro, Paola
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Schimiguel, Juliano, Oliveira, Keli Patrícia de, Silva Costa, Ronaldo, Paubel Junger, Alex, Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391
Resumo:  Resumo O presente artigo, traz uma reflexão a partir das práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se apresentar possibilidades de utilização da Gamificação nas aulas de matemática, tendo como sugestão três jogos que podem auxiliar o trabalho docente. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário (google forms), com a participação de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na região Norte da Cidade de São Paulo, onde os mesmos, responderam um questionário que justificou o motivo desse artigo no qual pode-se constatar que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática contribuem ou não para uma aprendizagem significativa e assertiva. Desse modo, o artigo exposto, apresenta que a proposta de aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação podendo ser enriquecedora no contexto escolar e motivadora por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que abordada pelo professor como ferramenta metodológica e que constantemente, busca mudanças as suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro motivador, a aprendizagem dos seus estudantes.
id UNIMES-1_52bc99612dffcff5ac945dfc8a40d224
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1391
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃOEducação; EnsinoMetodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática Resumo O presente artigo, traz uma reflexão a partir das práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se apresentar possibilidades de utilização da Gamificação nas aulas de matemática, tendo como sugestão três jogos que podem auxiliar o trabalho docente. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário (google forms), com a participação de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na região Norte da Cidade de São Paulo, onde os mesmos, responderam um questionário que justificou o motivo desse artigo no qual pode-se constatar que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática contribuem ou não para uma aprendizagem significativa e assertiva. Desse modo, o artigo exposto, apresenta que a proposta de aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação podendo ser enriquecedora no contexto escolar e motivadora por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que abordada pelo professor como ferramenta metodológica e que constantemente, busca mudanças as suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro motivador, a aprendizagem dos seus estudantes.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaMazzaro, PaolaSchimiguel, JulianoOliveira, Keli Patrícia deSilva Costa, RonaldoPaubel Junger, AlexEugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio2022-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391/1243https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1391/536Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T23:34:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1391Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2023-05-07T23:34:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
title METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
Mazzaro, Paola
Educação; Ensino
Metodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática
title_short METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
title_full METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO
author Mazzaro, Paola
author_facet Mazzaro, Paola
Schimiguel, Juliano
Oliveira, Keli Patrícia de
Silva Costa, Ronaldo
Paubel Junger, Alex
Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio
author_role author
author2 Schimiguel, Juliano
Oliveira, Keli Patrícia de
Silva Costa, Ronaldo
Paubel Junger, Alex
Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzaro, Paola
Schimiguel, Juliano
Oliveira, Keli Patrícia de
Silva Costa, Ronaldo
Paubel Junger, Alex
Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino
Metodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática
topic Educação; Ensino
Metodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática
description  Resumo O presente artigo, traz uma reflexão a partir das práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se apresentar possibilidades de utilização da Gamificação nas aulas de matemática, tendo como sugestão três jogos que podem auxiliar o trabalho docente. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário (google forms), com a participação de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na região Norte da Cidade de São Paulo, onde os mesmos, responderam um questionário que justificou o motivo desse artigo no qual pode-se constatar que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática contribuem ou não para uma aprendizagem significativa e assertiva. Desse modo, o artigo exposto, apresenta que a proposta de aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação podendo ser enriquecedora no contexto escolar e motivadora por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que abordada pelo professor como ferramenta metodológica e que constantemente, busca mudanças as suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro motivador, a aprendizagem dos seus estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1391/1243
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1391/536
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274010238976