Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euzebio, Larissa Dalla Corte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249975
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2023.
id UFSC_caab3a93a45871d885df7791e7c999f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249975
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueadosContabilidadePreçosFranquias (Comércio varejista)Relações interorganizacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2023.Franquias são caracterizadas como relacionamentos interorganizacionais (interorganizational relationships - IORs), em que o franqueador cede os direitos de vender produtos e usar práticas organizacionais aos franqueados. O relacionamento entre franqueador e franqueado possui uma grande proximidade, o que faz com que aspectos qualitativos do relacionamento, tais como justiça e orientação de longo prazo dos franqueados, sejam afetados com maior intensidade. O relacionamento assimétrico nas franquias, em que o franqueador determina as condições do contrato, incluindo a padronização de preços, pode trazer diferentes percepções de justiça aos franqueados. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito das práticas de precificação direta, indireta e cooperativa e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados. A coleta de dados, em forma de questionário online, foi realizada com 105 proprietários de unidades franqueadas brasileiras entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023. A análise dos dados foi realizada com modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais (PLS). Os testes de hipóteses apontaram o efeito indireto das práticas de precificação direta e cooperativa na orientação de longo prazo dos franqueados, sendo a relação dos construtos mediada totalmente pela justiça interorganizacional. Assim, conclui-se a relevância da justiça interorganizacional no relacionamento entre franqueador e franqueado para a continuidade e proximidade do relacionamento, uma vez que o suporte e treinamento, como oferecido pelas práticas de precificação, não é suficiente para a orientação de longo prazo dos franqueados. Ainda, destaca-se o efeito da prática de precificação cooperativa na justiça interorganizacional e na orientação de longo prazo, o que mostra a relevância da participação dos franqueados nas decisões de formação de preço de venda para a continuidade e longevidade do relacionamento. Este estudo contribui com a literatura de justiça interorganizacional e de franquias ao abordar a temática no Brasil, país com contexto cultural diferente dos países anteriormente estudados. De forma prática, o estudo contribui ao identificar a relevância da cooperação do franqueado na formação de preços e da justiça para a orientação de longo prazo do franqueado, podendo os franqueadores adotarem práticas que façam os franqueados participantes ativos nas decisões de preço, assim como elaborar ações que tornem o relacionamento mais justo. O estudo também contribui para os objetivos sustentáveis das Nações Unidas, especificamente sobre crescimento econômico, ao abordar um setor que possui grandes contribuições para o crescimento econômico e empregabilidade do país.Abstract: Franchises can be characterized as interorganizational relationships (IORs) in which the franchisor assigns the rights to sell products and use organizational practices to franchisees. The relationship between franchisor and franchisee is very close, which means that qualitative aspects of the relationship, such as fairness and long-term orientation of franchisees, are more intensely affected. The asymmetric relationship in franchising, where the franchisor determines the terms of the contract, including price standardization, may lead franchisees to perceive fairness differently. Therefore, the purpose of this study was to examine the effects of direct, indirect, and cooperative pricing practices, as well as interorganizational fairness, on franchisees' long-term orientation. Data collection, in the form of an online questionnaire, was conducted with 105 owners of Brazilian franchises between November 2022 and January 2023. Data analysis was performed using structural equation modeling estimated by partial least squares (PLS). Hypothesis testing indicated the indirect effect of direct and cooperative pricing on franchisees' long-term orientation, with the relationship of the constructs fully mediated by interorganizational fairness. It can be concluded that interorganizational fairness in the franchisor-franchisee relationship is important for the continuity and closeness of the relationship, as support and training as provided by pricing is not sufficient for franchisees' long-term orientation. In addition, the effect of cooperative pricing on interorganizational fairness and long-term orientation stands out, demonstrating the importance of franchisee participation in sales pricing decisions for relationship continuity and longevity. This study contributes to the literature on interorganizational fairness and franchising by addressing the issue in Brazil, an emerging country with a different cultural context than the countries previously studied. In practical terms, the study contributes by showing the relevance of franchisee cooperation in pricing and equity to the franchisee's long-term orientation. Franchisors can adopt practices that make franchisees active participants in pricing decisions and prepare policies that make the relationship fairer. The study also contributes to the United Nations Sustainable Development Goals, particularly economic growth, by addressing a sector that has contributed significantly to the country's economic growth and employability.Gasparetto, ValdireneUniversidade Federal de Santa CatarinaEuzebio, Larissa Dalla Corte2023-09-01T13:05:50Z2023-09-01T13:05:50Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis75 p.| il., gráfs.application/pdf383159https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249975porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:05:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:05:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
title Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
spellingShingle Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
Euzebio, Larissa Dalla Corte
Contabilidade
Preços
Franquias (Comércio varejista)
Relações interorganizacionais
title_short Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
title_full Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
title_fullStr Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
title_full_unstemmed Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
title_sort Efeito das práticas de precificação e da justiça interorganizacional na orientação de longo prazo de franqueados
author Euzebio, Larissa Dalla Corte
author_facet Euzebio, Larissa Dalla Corte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasparetto, Valdirene
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Euzebio, Larissa Dalla Corte
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Preços
Franquias (Comércio varejista)
Relações interorganizacionais
topic Contabilidade
Preços
Franquias (Comércio varejista)
Relações interorganizacionais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01T13:05:50Z
2023-09-01T13:05:50Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 383159
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249975
identifier_str_mv 383159
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652264921890816