O poder do canto ou canto do poder?: um olhar sobre o uso do canto como prática pedagógica no estado de Santa Catarina num contexto autoritário (1937-1945)
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91364 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. |
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O poder do canto ou canto do poder?: um olhar sobre o uso do canto como prática pedagógica no estado de Santa Catarina num contexto autoritário (1937-1945)HistóriaCanto orfeonicoSanta CatarinaPratica de ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.Este trabalho apresenta o enfoque dado ao Canto Orfeônico, utilizado como um saber escolarizado nas práticas pedagógicas em vigência em Santa Catarina, notadamente no período do Estado Novo. Foi exigido por meio de decretos e leis que os escolares cantassem musicas nacionalistas em salas de aulas e cerimônias cívicas. Para aplicar e fiscalizar essas medidas legais contou-se com a atuação dos inspetores. Eles representaram os ideais nacionalistas impondo a cultura e tradições brasileiras, durante as visitas escolares. O Inspetor Federal das Escolas Subvencionadas, João dos Santos Areão foi o encarregado de sistematizar e coordenar o Canto Orfeônico. Ele defendia a idéia de que essa música contribuiria para moldar na alma infantil o espírito de civismo. Formou orfeões e compôs algumas canções patrióticas. Para que a escola cumprisse sua missão foi necessária uma formação adequada para habilitar professores nacionalistas a levar o canto e conteúdos patrióticos a todas as regiões do Estado. A música foi utilizada no currículo de formação inicial e continuada de professores, para torná-los aptos a transmitir esse conhecimento. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas de protagonistas que vivenciaram aquele momento e documentos encontrados em arquivos pessoais e nos órgãos oficiais do Estado. Estes dados foram analisados na clave das representações.Florianópolis, SCCampos, Cynthia MachadoCunha, Maria Teresa SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaUnglaub, Tânia Regina da Rocha2012-10-23T21:58:42Z2012-10-23T21:58:42Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf249440http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91364porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T04:47:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91364Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T04:47:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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