Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Neusa de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219180
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
id UFSC_cae7d16215168f60ed9c697160ed0ad7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219180
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativoGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoLivros didáticos digitaisLivros eletrônicosLivros didáticos digitaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.Este trabalho visa analisar a apropriação das características da Web no livro didático digital. O problema aqui apresentado insere-se no âmbito interdisciplinar, visto que tanto o desenvolvimento da Web quanto o do livro didático digital envolvem diferentes áreas do conhecimento. O surgimento do livro digital altera o aspecto material do livro, as formas de leitura, a produção de textos e adiciona novas possibilidades interativas, hipertextuais, multimidiáticas e de personalização, as quais podem estar presentes no livro didático digital. Este estudo parte de um breve histórico sobre o livro didático no Brasil, discute as particularidades da geração digital, do livro digital e do aparecimento do livro didático digital. São identificadas as características da Web presentes na literatura. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa em que foram utilizados procedimentos bibliográficos para a coleta de dados, que incluem a revisão integrativa da literatura, na qual foram detectadas as lacunas do assunto. Os artigos foram coletados nas bases de dados Eric, Scopus e Web of Science. Após a leitura do resumo, os estudos foram categorizados e os que atendiam aos critérios previamente definidos foram analisados. Os resultados da revisão integrativa apontam que as limitações do livro didático digital estão atreladas a problemas de usabilidade, design e dificuldade de uso. O estudo de campo consistiu na análise de livros didáticos digitais destinados ao Ensino Médio, para verificar como esses se apropriam da hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, personalização e tactilidade. A partir dessas características, foram elaboradas categorias para verificar e discutir como são empregadas nos exemplares estudados. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de avaliação para o livro didático digital. Os resultados do estudo são o instrumento de avaliação e a verificação de que os exemplares analisados se apropriaram dessas características de maneira incipiente. Há uma separação entre o conteúdo do livro e os objetos de aprendizagem, sendo que a literatura mostra que o ideal é a integração entre ambos, para aproveitar o potencial pedagógico da tecnologia. Também foram identificadas abordagens e fontes de pesquisa que versam sobre o livro didático digital. Emerge a necessidade de atualização dos processos e metodologias de trabalho do setor editorial e dos professores, para usufruir de novas formas de interação, colaboração e de aprendizagem possibilitadas pelas tecnologias disponíveis. Assim, esta pesquisa colabora para compreender como as características da Web são apresentadas no livro didático digital utilizado no Brasil e oferece um instrumento de avaliação que pode subsidiar outras análises com a finalidade de melhorá- los e aproveitá-los de maneira mais plena. Tal contribuição pode ser útil para as organizações que atuam na área e, de modo especial, para os estudantes e professores que utilizam o livro didático em suas atividades diáriasAbstract: This paper aims to analyze the appropriation of Web characteristics in the digital textbook. The studied problem is interdisciplinary, since both Web development as well as a digital textbook takes part of different areas regarding knowledge. The publication of a digital book changes the material aspect of a book, its ways of reading, text production and adds new interactive, hypertextual, multimedia and personalization possibilities, which may be present in a digital textbook. Thus, this study starts from a brief history about the textbook in Brazil, debates about specific characteristics of the digital generation, digital textbook and the digital textbook publication. The characteristics of Web present in literature are identified. So, a qualitative research was carried out to fulfill this objective using bibliographic procedures for data collection, which included an integrative literature review, in which gaps were detected about this issue. The papers were collected from Eric, Scopus and Web of Science databases. After reading the abstract, the studies were categorized and those that match the previously defined criteria were analyzed. The results of the integrative literature review have shown that the restrictions of the digital textbook are associated to problems such as usability, design and difficulty of use. The field study consisted on analyzing digital textbooks for high school, checking how they took hypertextuality, multimedia, interactivity, customization and tactility over. Based on these characteristics, categories were elaborated to check and discuss how they are used in the studied copies. For this, an evaluation tool was developed for the digital textbook. The results of the study are the evaluation instrument and the verification that the analyzed copies appropriated these characteristics in an incipient way. There is a separation between the book content and the learning objects, since literature shows that the best way is the integration between both, to take advantage of the pedagogical potential of technology. Approaches and sources of research on digital textbook were also identified. There is a need to update the processes and work methodologies on the publishing and teachers sectors to take advantage of new ways of interaction, collaboration and learning which were possible due to available technologies. Thus, this research collaborates to understand how the characteristics of the Web are presented in the digital textbook used in Brazil and offers an assessment tool that can support other analyzes in order to improve them and make the most of them. Such contribution can be useful for organizations that work on this field and especially for students and teachers who use the textbook in their daily activities.Baldessar, Maria JoséUlbricht, Vânia RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaCarneiro, Neusa de Oliveira2021-01-14T18:02:09Z2021-01-14T18:02:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis154 p.| il.application/pdf370779https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219180porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:02:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219180Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:02:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
title Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
spellingShingle Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
Carneiro, Neusa de Oliveira
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Livros didáticos digitais
Livros eletrônicos
Livros didáticos digitais
title_short Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
title_full Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
title_fullStr Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
title_full_unstemmed Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
title_sort Apropriação das características da web no livro didático digital: um instrumento avaliativo
author Carneiro, Neusa de Oliveira
author_facet Carneiro, Neusa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baldessar, Maria José
Ulbricht, Vânia Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Neusa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Livros didáticos digitais
Livros eletrônicos
Livros didáticos digitais
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Livros didáticos digitais
Livros eletrônicos
Livros didáticos digitais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-01-14T18:02:09Z
2021-01-14T18:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370779
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219180
identifier_str_mv 370779
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651954598969344