Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderley, Débora Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100775
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística
id UFSC_caf972b70f826ee62ae278be808d8995
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100775
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintesLinguísticaProdução de textosLinguagem de sinaisSurdos -Meios de comunicacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LinguísticaA escrita de sinais é um sistema de escrita que registra a língua de sinais, como primeira língua usada por sujeitos surdos e assim pode-se denominar, em algumas vezes, a segunda língua usada por sujeitos ouvintes. A presente dissertação é fruto de muita leitura e de muita reflexão teórica e prática a partir da literatura publicada, que aborda a história, o desenvolvimento, a produção e também as ações de liberdade na produção em Leitura, Escrita e Língua de Sinais. Este trabalho tem como objetivo geral da pesquisa identificar os elementos que constituem a compreensão e a produção dos textos em escrita de sinais, os quais contribuíram para a elaboração desta dissertação. Os objetivos específicos desta pesquisa foram seis: (1) comparar crianças, que estão aprendendo a ler e escrever a Língua de Sinais, com adultos universitários aprendendo a ler e escrever Língua de Sinais; (2) comparar surdos e ouvintes universitários, que estão aprendendo a ler e escrever a Língua de sinais; (3) identificar quais os elementos que constituem a leitura de um sinal escrito (as configurações de mãos, os movimentos, a marcação não-manual, a marcação do espaço, a pontuação); (4) identificar quais os elementos que são produzidos em um sinal escrito; (5) analisar a relação da consciência fonológica com a produção dos textos escritos em sinais; (6) analisar a estrutura de um texto produzido em escrita de sinais considerando aspectos da coesão e da coerência. Tais objetivos contribuíram para o aprendizado da referida escrita e leitura, como também, na análise das observações e pesquisas realizadas através de questionários, aplicados nas citadas categorias, em sala de aula. A partir dos resultados obtidos, foram identificados importantes elementos, como: organização de textos, facilitadores de comunicação dos leitores, respostas relevantes e, principalmente, a produção criativa de cada sujeito que contribuiu para alcançar o principal objetivo específico desta dissertação, ou seja, a forma e o método do lúdico a ser adotado na alfabetização de pessoas em "Escrita de Sinais".The signwriting is a system that records the sign language as the first language used by deaf people and so can be called, in some cases, the second language used by hearing individuals. This dissertation is the result of a lot of reading and a lot of theoretical and practical reflection from the published literature, which covers the history, development, production and also the actions of freedom in the production in Reading, Writing and Sign Language. This work general goal of the research is to identify the elements that compose the comprehension and production of texts in signwriting, which contributed to the preparation of this dissertation. There were six specific objectives in this research: (1) compare children who are learning to read and write in sign language with adult college students learning to read and write in Sign Language, (2) compare deaf and hearing college students who are learning to read and write the Sign Language, (3) identify the elements that constitute the reading of a written sign(hand configurations, movements, non-manual marking, the marking of space, punctuation), (4 ) to identify which elements are produced in a written sign, (5) analyze the relationship of phonological awareness with the signwriting texts production, (6) analyze the structure of a text produced in signwriting considering aspects of cohesion and coherence. These goals contribute to the learning of that referred writing and reading, as well in the analysis of the observations and researches conducted through questionnaires administered in the mentioned categories, while in the classroom. From the results obtained, we identified important elements such as: text organizing, facilitating communication of readers, relevant answers, and especially the creative output of each individual which contributed to achieve the main specific goal of this dissertation, that is the form and method of the ludic to be adopted in the literacy of people in "SignWriting."FlorianópolisStumpf, Marianne RossiUniversidade Federal de Santa CatarinaWanderley, Débora Campos2013-06-25T22:31:43Z2013-06-25T22:31:43Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il., tabs.application/pdf308896http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100775porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T22:31:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100775Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T22:31:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
title Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
spellingShingle Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
Wanderley, Débora Campos
Linguística
Produção de textos
Linguagem de sinais
Surdos -
Meios de comunicacao
title_short Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
title_full Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
title_fullStr Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
title_sort Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos de educação básica e de universitários surdos e ouvintes
author Wanderley, Débora Campos
author_facet Wanderley, Débora Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stumpf, Marianne Rossi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderley, Débora Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Produção de textos
Linguagem de sinais
Surdos -
Meios de comunicacao
topic Linguística
Produção de textos
Linguagem de sinais
Surdos -
Meios de comunicacao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T22:31:43Z
2013-06-25T22:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 308896
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100775
identifier_str_mv 308896
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652407292297216