Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_cb5e55d04db7d03803a1f0526b773669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88927 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de MoçambiqueEngenharia de produçãoEnsino superiorDesenvolvimento economicoDesenvolvimento socialUniversidades e faculdadesAvaliaçãoModelosAvaliação institucionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo primordial desta Tese foi propor um Modelo Conceitual de Avaliação de Universidades, maximizando a produção de resultados vinculados com o Plano de Desenvolvimento do País, visto que as profundas mudanças ocorridas no plano das relações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas impõem importantes transformações nas estruturas organizacionais e nos métodos de operação e gestão das universidades. Para a consecução desta pesquisa, o entendimento da avaliação institucional teve como alicerce os programas de avaliação de outros países, tais como os Estados Unidos, a Inglaterra, a Argentina e o Brasil, onde a Avaliação Institucional já é tradição, e pelo papel que este assunto ocupa nas universidades desses países, os quais serviram de base para a elaboração do Modelo Conceitual de Avaliação sugerida a Moçambique, uma vez que o país ainda está em fase de adaptação do recém-criado Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade no Ensino Superior. Para a realização da análise, adotou-se o método dedutivo, com a abordagem qualitativa e o trabalho caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo, do tipo estudo de caso. Ao responder ao propósito do trabalho, o estudo propiciou um panorama detalhado das transformações que ocorreram com o advento da Globalização e que ainda têm reflexos, principalmente, no que concerne ao Ensino Superior. Pela pesquisa realizada, ficou evidenciado que o Ensino Superior está passando por um questionamento profundo, uma vez que os resultados nele obtidos estão aquém do desejado e do possível. A avaliação institucional foi entendida e definida como instrumento do poder e como processo de melhoria da qualidade do fazer universitário; como controle hierarquizado entre instituições, funções do Estado, e como estratégia para a identificação das insuficiências e das potencialidades de instituições e do sistema, com vistas à melhoria e mudança em seu funcionamento ou, ainda, como processo de autoconhecimento e tomada de decisões, com vistas à finalidade de aperfeiçoar o funcionamento e alcançar melhores resultados em sua missão institucional, junto à ciência e junto à sociedade, assegurando relevância e qualidade. A avaliação do ensino superior está relacionada à mudança de contexto organizacional, social e cultural, que a sociedade vem enfrentando, pois se faz sentir sempre a necessidade de ajustar os processos de ensino à realidade. O ensino universitário deve educar o acadêmico para a atividade da pesquisa, recuperar os conteúdos historicamente elaborados e realizar os treinamentos requeridos que permitam a cada educando não apenas exercer uma atividade profissional ou científica competente na área de sua formação, mas também um exercício crítico sobre as dimensões estéticas, éticas, políticas, econômicas e culturais que condicionam seu exercício de liberdade. A extensão universitária deve permitir a intervenção de professores e estudantes junto às comunidades, não apenas aplicando conhecimentos em atividades que possibilitem às pessoas ampliarem seus exercícios de liberdade, seu desenvolvimento cultural, social, econômico e político, mas também questionando os próprios limites das teorias e procedimentos assumidos, considerando as situações, diálogos e resultados dos trabalhos efetivados.Florianópolis, SCFonseca, Luiz Gonzaga de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaBrito, Sandra Lopes Estrela2012-10-22T15:01:44Z2012-10-22T15:01:44Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis332 f.| il., tabs.application/pdf231049http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:15:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:15:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique |
title |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique |
spellingShingle |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique Brito, Sandra Lopes Estrela Engenharia de produção Ensino superior Desenvolvimento economico Desenvolvimento social Universidades e faculdades Avaliação Modelos Avaliação institucional |
title_short |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique |
title_full |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique |
title_fullStr |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique |
title_full_unstemmed |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique |
title_sort |
Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique |
author |
Brito, Sandra Lopes Estrela |
author_facet |
Brito, Sandra Lopes Estrela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Luiz Gonzaga de Souza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Sandra Lopes Estrela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino superior Desenvolvimento economico Desenvolvimento social Universidades e faculdades Avaliação Modelos Avaliação institucional |
topic |
Engenharia de produção Ensino superior Desenvolvimento economico Desenvolvimento social Universidades e faculdades Avaliação Modelos Avaliação institucional |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T15:01:44Z 2012-10-22T15:01:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
231049 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927 |
identifier_str_mv |
231049 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
332 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651947831459840 |