Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Sandra Lopes Estrela
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_cb5e55d04db7d03803a1f0526b773669
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88927
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de MoçambiqueEngenharia de produçãoEnsino superiorDesenvolvimento economicoDesenvolvimento socialUniversidades e faculdadesAvaliaçãoModelosAvaliação institucionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo primordial desta Tese foi propor um Modelo Conceitual de Avaliação de Universidades, maximizando a produção de resultados vinculados com o Plano de Desenvolvimento do País, visto que as profundas mudanças ocorridas no plano das relações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas impõem importantes transformações nas estruturas organizacionais e nos métodos de operação e gestão das universidades. Para a consecução desta pesquisa, o entendimento da avaliação institucional teve como alicerce os programas de avaliação de outros países, tais como os Estados Unidos, a Inglaterra, a Argentina e o Brasil, onde a Avaliação Institucional já é tradição, e pelo papel que este assunto ocupa nas universidades desses países, os quais serviram de base para a elaboração do Modelo Conceitual de Avaliação sugerida a Moçambique, uma vez que o país ainda está em fase de adaptação do recém-criado Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade no Ensino Superior. Para a realização da análise, adotou-se o método dedutivo, com a abordagem qualitativa e o trabalho caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo, do tipo estudo de caso. Ao responder ao propósito do trabalho, o estudo propiciou um panorama detalhado das transformações que ocorreram com o advento da Globalização e que ainda têm reflexos, principalmente, no que concerne ao Ensino Superior. Pela pesquisa realizada, ficou evidenciado que o Ensino Superior está passando por um questionamento profundo, uma vez que os resultados nele obtidos estão aquém do desejado e do possível. A avaliação institucional foi entendida e definida como instrumento do poder e como processo de melhoria da qualidade do fazer universitário; como controle hierarquizado entre instituições, funções do Estado, e como estratégia para a identificação das insuficiências e das potencialidades de instituições e do sistema, com vistas à melhoria e mudança em seu funcionamento ou, ainda, como processo de autoconhecimento e tomada de decisões, com vistas à finalidade de aperfeiçoar o funcionamento e alcançar melhores resultados em sua missão institucional, junto à ciência e junto à sociedade, assegurando relevância e qualidade. A avaliação do ensino superior está relacionada à mudança de contexto organizacional, social e cultural, que a sociedade vem enfrentando, pois se faz sentir sempre a necessidade de ajustar os processos de ensino à realidade. O ensino universitário deve educar o acadêmico para a atividade da pesquisa, recuperar os conteúdos historicamente elaborados e realizar os treinamentos requeridos que permitam a cada educando não apenas exercer uma atividade profissional ou científica competente na área de sua formação, mas também um exercício crítico sobre as dimensões estéticas, éticas, políticas, econômicas e culturais que condicionam seu exercício de liberdade. A extensão universitária deve permitir a intervenção de professores e estudantes junto às comunidades, não apenas aplicando conhecimentos em atividades que possibilitem às pessoas ampliarem seus exercícios de liberdade, seu desenvolvimento cultural, social, econômico e político, mas também questionando os próprios limites das teorias e procedimentos assumidos, considerando as situações, diálogos e resultados dos trabalhos efetivados.Florianópolis, SCFonseca, Luiz Gonzaga de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaBrito, Sandra Lopes Estrela2012-10-22T15:01:44Z2012-10-22T15:01:44Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis332 f.| il., tabs.application/pdf231049http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:15:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:15:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
title Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
spellingShingle Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
Brito, Sandra Lopes Estrela
Engenharia de produção
Ensino superior
Desenvolvimento economico
Desenvolvimento social
Universidades e faculdades
Avaliação
Modelos
Avaliação institucional
title_short Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
title_full Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
title_fullStr Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
title_full_unstemmed Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
title_sort Modelo conceitual de avaliação institucional de universidades: a contribuição da avaliação institucional de universidade para o desenvolvimento socioeconômico de um país - um estudo da realidade de Moçambique
author Brito, Sandra Lopes Estrela
author_facet Brito, Sandra Lopes Estrela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Luiz Gonzaga de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Sandra Lopes Estrela
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Desenvolvimento economico
Desenvolvimento social
Universidades e faculdades
Avaliação
Modelos
Avaliação institucional
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Desenvolvimento economico
Desenvolvimento social
Universidades e faculdades
Avaliação
Modelos
Avaliação institucional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T15:01:44Z
2012-10-22T15:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 231049
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927
identifier_str_mv 231049
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 332 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651947831459840