Modernizar o arcaico: discursos sobre a formação de professores para o meio rural (Santa Catarina 1942-1959)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elaine Aparecida Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122733
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
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spelling Modernizar o arcaico: discursos sobre a formação de professores para o meio rural (Santa Catarina 1942-1959)EducaçãoProfessores -FormaçãoSanta CatarinaEducação ruralSanta CatarinaAnalise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.O presente trabalho objetiva compreender aspectos relacionados à formação de professores no Brasil, entre os anos de 1942 e 1959, por meio do mapeamento e da análise de discursos produzidos nesse momento histórico. Tendo como foco a realidade do Estado de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que se relaciona esta realidade a contextos e debates mais amplos, buscou-se mapear as questões presentes nos discursos sobre a formação docente no período demarcado, em especial, os que se referem à preparação dos professores para o meio rural, devido à constatação da importância que este tema adquiriu nos debates educacionais de então. Circunscrito na abordagem da história intelectual, a análise apoia-se em autores como Quentin Skinner e Pierre Bourdieu, além de Carlos Eduardo Vieira, que sugerem uma atenção especial ao lugar de onde falam os agentes sociais, a suas intenções ao escrever, bem como aos embates relacionados aos discursos produzidos. No âmbito desta pesquisa, os discursos intelectuais são caracterizados como sociais e políticos, produto das formulações de agentes ligados ao campo educacional, em situações de interlocução e na atuação na esfera pública. Gestados devido ao arcabouço teórico, ideológico e linguístico disponível em seu contexto de produção, são transversalizados por questões, debates, embates aí postos, e estão ligados a projetos e a programas de ação. O corpus documental que embasou a análise é formado por livros e periódicos educacionais, assim como por publicações oficiais, relatórios, leis e decretos, circulares, regulamentos e programas de ensino, nos quais foram compilados dados que contribuíssem para a reflexão acerca de algumas questões de pesquisa, tais como: o que dizem os discursos sobre a formação de professores, em especial, os que abordam a preparação dos docentes a atuarem/atuantes no meio rural, produzidos entre 1942 e 1959? Quais questões explicitam, quais intenções possuem, quais ações e projetos estão a eles relacionados? Qual o modelo da formação oferecida nos Cursos Normais Regionais, implantados em Santa Catarina após 1946, com o fim de preparar professores para as escolas primárias rurais? Como um dos focos do debate, adquire tom acusador a constatação da má qualidade da educação rural, com destaque para as escolas primárias e os cursos de formação de professores. Estes agentes, aclamados como ímpares na modernização do meio rural, tinham a função de contribuir para a permanência da população em seu próprio ambiente, onde seria educada de acordo com padrões "universais" de comportamento, num processo em que o "moderno" deveria suplantar o "rústico" e o "arcaico" que ainda se fizesse presente. Os docentes dos meios rurais, portanto, tendo acesso a uma formação de qualidade e estando verdadeiramente integrados à escola e ao seu meio social, poderiam exercer a função de partícipes na construção de uma nova educação para um novo Brasil. Mas tais condições de formação e atuação estariam longe de serem alcançadas.<br>Abstract : The purpose of this study is to understand factors related to teacher education in Brazil from 1942-1959 by conducting a mapping and analysis of discourses produced in this period. Focusing on Santa Catarina, the paper relates the discourses to broader contents and debates and maps the issues present in the discourses about teacher education at that time, particularly those that refer to preparing teachers for rural regions, due to the importance of this theme in the educational debates. Using an intellectual history approach, the analysis is supported by authors such as Quentin Skinner and Pierre Bourdieu, as well as Carlos Eduardo Vieira, who suggest special attention be paid to the place where social agents speak, their intentions and to conflicts related to the discourses produced. In the realm of this study, the intellectual discourses are characterized as social and political, a product of the formulations of the agents linked to the educational field, in situations of interlocution and in the action in the public sphere. Developed within the theoretical, ideological and linguistic framework available in their context of production, they are transversalized by questions, debates and conflicts and are linked to projects and action programs. The documental corpus on which the analysis is based is formed by educational books and periodicals, and by official publications, reports, laws and decrees, communications, regulations and educational programs, from which were compiled data that contribute to the reflection on some research questions: What do the discourses produced from 1942 - 1959 say about teacher education, in particular those that address the preparation of teachers to work in rural regions? What issues do they explain, what intentions do they have, what actions and projects are related to them? What is the model of teacher education offered in the Regional Normal Courses established in Santa Catarina after 1946 to prepare teachers for rural elementary schools? One of the focuses of the debate is criticisms of the poor quality of rural education, particularly of the primary schools and teacher education courses. These agents, acclaimed as unequaled in the modernization of the rural region, had the function of contributing to the permanence of the population in its native environment, where it would be educated according to "universal" standards of behavior, in a process in which the "modern" would supplant the "rustic" and "archaic." Therefore, by providing teachers in rural areas access to quality education and seeing that they are truly integrated to the school and to their social environment, they could become participants in the construction of a new education for a new Brazil. But these conditions of education and action were far from being achieved.Daros, Maria das DoresUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Elaine Aparecida Teixeira2014-08-06T17:18:03Z2014-08-06T17:18:03Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis249 p.| il.application/pdf325948https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122733porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:18:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122733Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:18:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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