Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Roberto Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243602
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
id UFSC_cbcf2714ad91bba6f2ffec4df324e0f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243602
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro WingspanAprendizagem baseada em problemasWingspanJogo de tabuleiroConservação ambientalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.Os jogos de tabuleiro são uma ferramenta lúdica amplamente utilizada para finalidades educativas. Por desenvolver outras competências além do conteúdo de aula, esse trabalho acadêmico selecionou o jogo Wingspan para abordar o ensino de conservação ambiental para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa destacou a importância da educação ambiental na construção de um conhecimento não-segmentado, conectando conhecimento específico, fatores socioculturais e contexto político. Também foi identificado os principais aspectos cognitivos e sociais de jogos de tabuleiro para justificar seu uso, além disso, também elencou os elementos essenciais no Wingspan que são centrais ao tratar de temáticas ambientais, como biopirataria e tráfico de animais silvestres. Foi elaborado um roteiro para profissionais docentes que desejem utilizar o jogo em sala de aula ao trabalhar o tema “Conservação ambiental”, desenvolvendo as habilidades EF09CI12 e a EF09CI13 de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A sequência didática foi fundamentada na teoria cognitivista e na aprendizagem baseada em problemas, considerando as competências e habilidades da BNCC que estudantes dessa fase devem desenvolver. O roteiro proposto conta com seis momentos, que envolvem jogar, pesquisar e avaliar. Dessa forma, o presente trabalho de conclusão de curso tornou viável o uso do jogo de tabuleiro Wingspan como ferramenta pedagógica, garantindo um ensino de ciências que integre fatores cognitivos, sociais e emocionais.Board Games are a ludic tool widely used for educational purposes. For developing other skills beyond the class content, this academic work chose the game Wingspan to address the teaching of environmental conservation for students of 8º year of elementary school. The research highlighted the importance of environmental education in the building of a non-segmented knowledge, connecting specific knowledge, sociocultural factors, and political context. Also was identified the main cognitive and social aspects of board games to justify their use. In addition, it also listed the most essential elements in Wingspan that are central when dealing with environmental issues, such as biopiracy and wildlife trafficking. A guide was prepared for teaching professionals who wish to use the game in the classroom when working on the theme “Environmental conservation”, developing the skills EF09CI12 and EF09CI13 according to the Common National Curriculum Base (CNCB). The didactic sequence was based on cognitive theory and problem-based learning, considering the CNCB skills and abilities that students should develop in this phase. The proposed guide has six moments, which involve playing, researching, and evaluating. In this way, the present final thesis made the use of the Wingspan board game viable as a pedagogical tool, guaranteeing science teaching that integrates cognitive, social, and emotional factors.Florianópolis, SC.Marrero, Andrea RitaUniversidade Federal de Santa Catarina.Ferreira, Roberto Gabriel2022-12-26T16:17:21Z2022-12-26T16:17:21Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243602Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-26T16:17:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243602Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-26T16:17:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
title Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
spellingShingle Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
Ferreira, Roberto Gabriel
Aprendizagem baseada em problemas
Wingspan
Jogo de tabuleiro
Conservação ambiental
title_short Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
title_full Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
title_fullStr Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
title_sort Proposta de sequência didática para o ensino de conservação da biodiversidade utilizando o jogo de tabuleiro Wingspan
author Ferreira, Roberto Gabriel
author_facet Ferreira, Roberto Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marrero, Andrea Rita
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Roberto Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Wingspan
Jogo de tabuleiro
Conservação ambiental
topic Aprendizagem baseada em problemas
Wingspan
Jogo de tabuleiro
Conservação ambiental
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26T16:17:21Z
2022-12-26T16:17:21Z
2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243602
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651994503577600