Arte-educação e etnicidade : elementos para uma interpretação da experiencia educativa do grupo Olodum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nadja Miranda de
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76080
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Nadja Miranda deLeite, Ilka Boaventura2012-10-16T07:08:59Z2012-10-16T07:08:59Z19941994103013http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76080Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoNeste estudo, busco compreender o significado das expressões artísticas no processo de formação de crianças e adolescentes. A partir deste propósito e fundamentada em princípios da arte-educação, optei por investigar a experiência educativa desenvolvida pelo Grupo Cultural Olodum, em Salvador. Decorrentes das reestruturações ocorridas no Bloco Afro Olodum (1979), o Grupo surgiu em 1984, buscando ampliar suas ações para além da festa carnavalesca em direção a um maior envolvimento com os problemas sociais vividos pela comunidade do Maciel-Pelourinho. Aproveitando-se das manifestações culturais de origem africana presentes no seu cotidiano, mais precisamente as musicais, rítmicas e coreográficas e arregimentado por princípios étnicos e políticos, o Grupo estruturou uma ação político-social a ser desenvolvida com os moradores da área, o projeto Rufar dos Tambores. Partindo desse projeto, composto por atividades educacionais, artísticas e culturais, busquei compreender como o Grupo Olodum organizou e desenvolveu suas ações, mais precisamente as atividades educacionais, e qual o significado das expressões artísticas nessa experiência. Ao mesmo tempo, procurei explicitar a sua importância no processo de formação de uma consciência étnica entre os seus participantes.204, [21]f.| il. + anexoporEtnomusicologiaInfluencias africanasMusicaArte-educação e etnicidade : elementos para uma interpretação da experiencia educativa do grupo Oloduminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL103013.pdfapplication/pdf10125849https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/76080/1/103013.pdf6ae6df4a400e79953a9db900952d8b02MD51123456789/760802016-01-08 17:06:21.828oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76080Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T19:06:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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