A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabrina, Rodrigues Nunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252003
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
id UFSC_cc46f56cc4c13db34d80fb12915d6515
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252003
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSCEducação FísicaCorpo e escolaEducação do corpoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.A medicalização é definida como um processo de transformação de questões sociais em patologias. Desse modo, considera-se como alvo da medicina questões de natureza política, econômica, social e cultural. Há um endereçamento de certos estudantes ao consumo de medicamentos para que “ajustem” seus modos de ser, aprender e se comportar na escola. Esse movimento nos convoca a problematizar de que maneira a Educação Física na formação acadêmica dos futuros professores, tem produzido a concepção de corpo. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as monografias produzidas, que indicam um debate referente às concepções de corpo no contexto escolar, incidindo sobre as práticas da disciplina, no curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No período de 2015 a 2021, iniciou-se o trabalho de balanço de produção para compreender quais concepções de corpos têm sido enfatizadas nas escolas. Para tanto, realizou-se, em primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica no Repositório Institucional da UFSC. Em seguida, buscou-se identificar o que as pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) têm discutido acerca da relação entre a concepção de corpo e a Educação Física no contexto educacional. Por fim, analisou-se as maneiras que a Educação Física tem compreendido o corpo e como estas concepções influenciam nas práticas pedagógicas do próprio campo. O recorte temporal escolhido está relacionado com o lançamento da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition, DSM-5), em maio de 2013, nos EUA. A importância desse marco reside no período necessário para que profissionais e pesquisadores se familiarizem com a nova edição e para que as análises e estudos relacionados a ela comecem a ser publicados. Como resultado da pesquisa, foram analisadas categorias que puderam auxiliar nesse processo de estudo é importante destacar que houve uma tentativa de rompimento com os paradigmas nos estudos sobre o ponto de vista do estudante-escritor, mas nota-se que esta mudança ainda está em estágios iniciais no contexto universitário. Assim, o debate sobre a concepção corporal se faz essencial, pois influencia diretamente na forma como as pessoas se percebem e interagem com o mundo ao seu redor. Além disso, essa discussão é crucial para a promoção de uma saúde mental e física equilibrada, bem como para combater estereótipos prejudiciais e padrões inatingíveis de beleza. Portanto, ao abordar a concepção corporal de maneira aberta e informada, é possível promover uma sociedade mais inclusiva, e consciente a partir da reflexão sobre a formação dos futuros docentes, no sentido de construir conhecimentos que possam romper com a lógica hegemônica, organicista e tecnicista que serviu de base para a formação de professores de Educação Física e que ainda se apresenta com ênfase em muitas práticas.Florianópolis, SC.Ana, Carolina ChristofariUniversidade Federal de Santa Catarina.Sabrina, Rodrigues Nunes2023-11-17T20:35:57Z2023-11-17T20:35:57Z2023-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252003Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-11-17T20:35:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252003Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-17T20:35:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
title A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
spellingShingle A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
Sabrina, Rodrigues Nunes
Educação Física
Corpo e escola
Educação do corpo
title_short A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
title_full A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
title_fullStr A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
title_full_unstemmed A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
title_sort A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
author Sabrina, Rodrigues Nunes
author_facet Sabrina, Rodrigues Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana, Carolina Christofari
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabrina, Rodrigues Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Corpo e escola
Educação do corpo
topic Educação Física
Corpo e escola
Educação do corpo
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17T20:35:57Z
2023-11-17T20:35:57Z
2023-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252003
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652291724541952