CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Azevedo Gomes da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Luis Aureliano Imbiriba, Lüdorf, Silvia Maria Agatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v18i1.27092
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir as concepções de corpo de professores de Educação Física atuantes no ensino médio de escolas públicas e privadas. Detectou-se que o professor do ensino médio tem apresentado concepções de corpo variadas que coexistem de acordo com o contexto no qual está inserido. Ainda que a preocupação com a saúde venha a se constituir a grande marca na prática pedagógica neste nível de ensino, há ainda uma considerável preocupação com o desenvolvimento das capacidades físico-esportivas dos alunos, bem como com a abordagem de conteúdos e vivências envolvidos nas tendências renovadoras da área.
id UFG-4_69e80dfdb3748626f50e2609159e956b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/27092
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
spelling CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIOCorpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio.Educação Física escolar e Corpo.O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir as concepções de corpo de professores de Educação Física atuantes no ensino médio de escolas públicas e privadas. Detectou-se que o professor do ensino médio tem apresentado concepções de corpo variadas que coexistem de acordo com o contexto no qual está inserido. Ainda que a preocupação com a saúde venha a se constituir a grande marca na prática pedagógica neste nível de ensino, há ainda uma considerável preocupação com o desenvolvimento das capacidades físico-esportivas dos alunos, bem como com a abordagem de conteúdos e vivências envolvidos nas tendências renovadoras da área.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2709210.5216/rpp.v18i1.27092Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092/18331Silva, Fernanda Azevedo Gomes daSilva, Luis Aureliano ImbiribaLüdorf, Silvia Maria Agattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:29:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/27092Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:29:23Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Silva, Fernanda Azevedo Gomes da
Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio.
Educação Física escolar e Corpo.
Silva, Fernanda Azevedo Gomes da
Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio.
Educação Física escolar e Corpo.
title_short CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_full CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
title_sort CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
author Silva, Fernanda Azevedo Gomes da
author_facet Silva, Fernanda Azevedo Gomes da
Silva, Fernanda Azevedo Gomes da
Silva, Luis Aureliano Imbiriba
Lüdorf, Silvia Maria Agatti
Silva, Luis Aureliano Imbiriba
Lüdorf, Silvia Maria Agatti
author_role author
author2 Silva, Luis Aureliano Imbiriba
Lüdorf, Silvia Maria Agatti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Azevedo Gomes da
Silva, Luis Aureliano Imbiriba
Lüdorf, Silvia Maria Agatti
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio.
Educação Física escolar e Corpo.
topic Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio.
Educação Física escolar e Corpo.
description O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir as concepções de corpo de professores de Educação Física atuantes no ensino médio de escolas públicas e privadas. Detectou-se que o professor do ensino médio tem apresentado concepções de corpo variadas que coexistem de acordo com o contexto no qual está inserido. Ainda que a preocupação com a saúde venha a se constituir a grande marca na prática pedagógica neste nível de ensino, há ainda uma considerável preocupação com o desenvolvimento das capacidades físico-esportivas dos alunos, bem como com a abordagem de conteúdos e vivências envolvidos nas tendências renovadoras da área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092
10.5216/rpp.v18i1.27092
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i1.27092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092/18331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1822181578881630208
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/rpp.v18i1.27092