CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v18i1.27092 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir as concepções de corpo de professores de Educação Física atuantes no ensino médio de escolas públicas e privadas. Detectou-se que o professor do ensino médio tem apresentado concepções de corpo variadas que coexistem de acordo com o contexto no qual está inserido. Ainda que a preocupação com a saúde venha a se constituir a grande marca na prática pedagógica neste nível de ensino, há ainda uma considerável preocupação com o desenvolvimento das capacidades físico-esportivas dos alunos, bem como com a abordagem de conteúdos e vivências envolvidos nas tendências renovadoras da área. |
id |
UFG-4_69e80dfdb3748626f50e2609159e956b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/27092 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIOCorpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio.Educação Física escolar e Corpo.O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir as concepções de corpo de professores de Educação Física atuantes no ensino médio de escolas públicas e privadas. Detectou-se que o professor do ensino médio tem apresentado concepções de corpo variadas que coexistem de acordo com o contexto no qual está inserido. Ainda que a preocupação com a saúde venha a se constituir a grande marca na prática pedagógica neste nível de ensino, há ainda uma considerável preocupação com o desenvolvimento das capacidades físico-esportivas dos alunos, bem como com a abordagem de conteúdos e vivências envolvidos nas tendências renovadoras da área.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2709210.5216/rpp.v18i1.27092Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092/18331Silva, Fernanda Azevedo Gomes daSilva, Luis Aureliano ImbiribaLüdorf, Silvia Maria Agattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:29:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/27092Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:29:23Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Silva, Fernanda Azevedo Gomes da Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio. Educação Física escolar e Corpo. Silva, Fernanda Azevedo Gomes da Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio. Educação Física escolar e Corpo. |
title_short |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
author |
Silva, Fernanda Azevedo Gomes da |
author_facet |
Silva, Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Luis Aureliano Imbiriba Lüdorf, Silvia Maria Agatti Silva, Luis Aureliano Imbiriba Lüdorf, Silvia Maria Agatti |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luis Aureliano Imbiriba Lüdorf, Silvia Maria Agatti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Luis Aureliano Imbiriba Lüdorf, Silvia Maria Agatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio. Educação Física escolar e Corpo. |
topic |
Corpo. Educação Física. Professor. Ensino Médio. Educação Física escolar e Corpo. |
description |
O objetivo do presente estudo foi analisar e discutir as concepções de corpo de professores de Educação Física atuantes no ensino médio de escolas públicas e privadas. Detectou-se que o professor do ensino médio tem apresentado concepções de corpo variadas que coexistem de acordo com o contexto no qual está inserido. Ainda que a preocupação com a saúde venha a se constituir a grande marca na prática pedagógica neste nível de ensino, há ainda uma considerável preocupação com o desenvolvimento das capacidades físico-esportivas dos alunos, bem como com a abordagem de conteúdos e vivências envolvidos nas tendências renovadoras da área. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092 10.5216/rpp.v18i1.27092 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i1.27092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27092/18331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181578881630208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v18i1.27092 |