A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COZENDEY, Sabrina Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185119
Resumo: Tese
id UFSC_cc79088dd2b4bff4a8a429d4bf6ae322
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185119
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médioEducação especial, Inclusão escolar, Física - estudo e ensino, Deficiência auditiva, Vídeos bilíngues, Ensino MédioTeseCom o processo denominado Inclusão as escolas regulares aos poucos recebem alunos com necessidades educacionais especiais, entre estes alunos estão aqueles que apresentam uma limitação auditiva, alunos estes que podem ser identificados como: alunos com deficiência auditiva ou surdos. O processo educacional dos alunos com surdez se caracteriza pela singularidade. Como consequência desta singularidade, os mesmos necessitam de uma proposta diferenciada de trabalho por meio da oferta de uma educação bilíngue, que pressupõem o uso conjunto da Língua Portuguesa escrita e da Língua brasileira de sinais (Libras). Neste trabalho é apresentada uma discussão acerca da construção de um recurso bilíngue que possa ser utilizado em turmas inclusivas que tenham alunos com deficiência auditiva. Buscou-se analisar o uso de um vídeo bilíngue em um contexto inclusivo de ensino de Física. O objeto de estudo da pesquisa, o vídeo bilíngue, foi também desenvolvido durante a pesquisa. Foram construídos seis vídeos que enfatizaram alguns dos conceitos da Física relacionados às Leis de Newton: velocidade, aceleração, força resultante, primeira lei de Newton, segunda lei de Newton e terceira lei de Newton. O recurso desenvolvido utilizou a língua brasileira de sinais, a língua portuguesa escrita e falada, e imagens dinâmicas que representam situações cotidianas em que os conceitos discutidos podem ser observados. A análise do recurso desenvolvido em um contexto inclusivo de ensino de Física ocorreu com o objetivo de avaliar o recurso, verificando, se este era de fato uma ferramenta potencial em promover a inclusão, e se o recurso favorecia a aprendizagem dos conceitos de Física discutidos. Participaram desta pesquisa dezoito alunos de uma escola estadual de Nível Médio localizada no interior de São Paulo. Os vídeos foram utilizados em dois momentos diferentes (teste 1 e teste 2) em aulas inclusivas de Física. Para analisar a eficácia dos recursos desenvolvidos foram utilizados questionários antes e depois da exibição destes e das discussões propostas. Os resultados da pesquisa apontam que o recurso desenvolvido pode ser considerado inclusivo, uma vez que alunos com e sem deficiência auditiva puderam acompanhar a aula e aprender os conceitos discutidos ao mesmo tempo. Os resultados também apontam que, ainda que muitas variáveis estejam presentes no contexto inclusivo, o uso de um recurso bilíngue pode tornar a aula mais inclusiva.UFSCar2018-03-20T21:18:11Z2018-03-20T21:18:11Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOZENDEY, Sabrina Gomes. A libras no ensino de Leis de Newton em uma turma inclusiva de ensino médio. Tese. Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. UFSCar 2013. 149 f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185119COZENDEY, Sabrina Gomesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T18:41:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185119Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-01-28T18:41:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
title A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
spellingShingle A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
COZENDEY, Sabrina Gomes
Educação especial, Inclusão escolar, Física - estudo e ensino, Deficiência auditiva, Vídeos bilíngues, Ensino Médio
title_short A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
title_full A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
title_fullStr A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
title_full_unstemmed A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
title_sort A Libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de Ensino médio
author COZENDEY, Sabrina Gomes
author_facet COZENDEY, Sabrina Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COZENDEY, Sabrina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial, Inclusão escolar, Física - estudo e ensino, Deficiência auditiva, Vídeos bilíngues, Ensino Médio
topic Educação especial, Inclusão escolar, Física - estudo e ensino, Deficiência auditiva, Vídeos bilíngues, Ensino Médio
description Tese
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-03-20T21:18:11Z
2018-03-20T21:18:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COZENDEY, Sabrina Gomes. A libras no ensino de Leis de Newton em uma turma inclusiva de ensino médio. Tese. Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. UFSCar 2013. 149 f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185119
identifier_str_mv COZENDEY, Sabrina Gomes. A libras no ensino de Leis de Newton em uma turma inclusiva de ensino médio. Tese. Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. UFSCar 2013. 149 f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652415313903616