EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5692 |
Resumo: | A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pressupõe que todos os estudantes com deficiências, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham direito ao acesso, permanência, participação e aprendizagem na escola comum. Esta pesquisa objetivou analisar as perspectivas de estudantes do ensino médio acerca da inclusão escolar de pessoas com deficiência. Nesta investigação de abordagem qualitativa, realizamos pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a 230 estudantes do ensino médio de um município do estado de Santa Catarina. Os resultados evidenciaram o reconhecimento dos direitos educacionais das pessoas com deficiência, a importância de sua presença na escola comum e o respeito às diferenças bem como concepções que, baseadas em preconceitos e desconhecimento, tendem a segregar o estudante com deficiência no cotidiano escolar. |
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