A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185665
Resumo: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0365.pdf
id UFSC_cca11f9ce04506130a9bfc98e8e90d0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185665
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)França e BrasilHistória comparativaInternacionalidadeCurso primário de matemáticaDisponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0365.pdfO objetivo do texto é analisar comparativamente a Matemática da escola primária francesa e brasileira no período compreendido entre 1880 a 1960. Utiliza-se uma perspectiva teórico-comparativa que poderia ser denominada de história internacional, advinda dos estudos recentes do pesquisador D. Matasci. São mobilizadas como fontes de pesquisa para o trabalho, sobretudo, uma documentação oficial relativa à Educação no Brasil; e, no caso francês, resultados de pesquisas advindos desse tipo de material. Os resultados do estudo mostram que a Matemática escolar do curso primário de ambos os países constituem apropriações internacionais vindas das trocas intelectuais ocorridas em congressos, missões e uma série de atividades que colocam em comparação modelos que circulam internacionalmente e são trazidos para orientar propostas nacionais.Bolema2018-04-16T14:52:05Z2018-04-16T14:52:05Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfValente, Wagner Rodrigues. A Matemática no Curso Primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960). Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 365-379, 2017.1980-4415https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185665Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T14:52:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185665Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T14:52:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
title A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
spellingShingle A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
Valente, Wagner Rodrigues
França e Brasil
História comparativa
Internacionalidade
Curso primário de matemática
title_short A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
title_full A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
title_fullStr A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
title_full_unstemmed A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
title_sort A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv França e Brasil
História comparativa
Internacionalidade
Curso primário de matemática
topic França e Brasil
História comparativa
Internacionalidade
Curso primário de matemática
description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0365.pdf
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2018-04-16T14:52:05Z
2018-04-16T14:52:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues. A Matemática no Curso Primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960). Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 365-379, 2017.
1980-4415
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185665
identifier_str_mv Valente, Wagner Rodrigues. A Matemática no Curso Primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960). Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 365-379, 2017.
1980-4415
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Bolema
publisher.none.fl_str_mv Bolema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651895644880897