A estética na alfabetização: possibilidades de um caminho conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela Fonseca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216640
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
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spelling A estética na alfabetização: possibilidades de um caminho conceitualEducaçãoAlfabetizaçãoEstéticaCriançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.Este trabalho tem como objetivo delinear princípios teóricos e metodológicos para alfabetização estética. Tais princípios são problematizados no tensionamento entre estudos já realizados (teses e dissertações) no campo educacional brasileiro e os aportes teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural. Na pesquisa foram analisados 18 (dezoito) trabalhos de conclusão (teses e dissertações), disponibilizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no período compreendido entre os anos de 2009 a 2019. A análise voltou-se para os princípios teóricos e metodológicos empreendidos nos discursos das crianças, na afetividade e nas relações sociais imbricados em produções que se ocupam da alfabetização estética. O foco está na alfabetização, nos primeiros anos do ensino sistematizado de crianças em início de escolarização formal. Considera-se que o sucesso na alfabetização é determinante na trajetória escolar da criança. E, para os professores e professoras que alfabetizam, um ato político é ter consciência de que as relações sociais estabelecidas nesse tempo e espaço são determinantes em grandes proporções para o acesso democrático das crianças ao conhecimento, bem como para sua permanência na escola. O método de análise foi organizado e elaborado à luz da psicologia histórico-cultural, com apoio do princípio dialógico de Bakhtin e o da prática, pautado em Marx. Para Bakhtin, a produção de entendimento se dá no confronto entre pontos distintos de diálogo, e para Marx a prática se efetiva, também pelo diálogo, quando há uma objetividade que transforma a realidade. A alfabetização é um tempo e espaço por excelência, institucional e garantido por lei para que as crianças se apropriem da leitura e da escrita e acessem de forma democrática os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade. A vivência e o discurso estão contemplados, nas relações escolares. As relações de discursos em salas de alfabetização são perspectivadas como potencializadores de atos de criação, produtores de sentidos e significados. O discurso interior, que as crianças trazem para a escola, não está dissociado do discurso social e, com isso, o discurso escrito, principalmente em sua gênese, traz as marcas do discurso interior. Nesse sentido, outros princípios teóricos e metodológicos estão imbricados no processo de alfabetização: a estética, a afetividade e as relações sociais. A estética é tomada como a ciência de um modo específico de apropriação da realidade, vinculado a outros modos de apropriação humana do mundo e com as condições históricas, sociais e culturais em que ocorre. O que se pretende desta articulação é investigar quais as potencialidades de transformação significativa de apropriação específica de um conhecimento sistematizado. Argumenta-se, também, que os discursos das crianças possam se constituir no potencial ato criativo que propicie a aprendizagem. Trata-se de pensar a alfabetização na perspectiva da criança, na possibilidade de direito de discurso, da estética e da arte.Abstract: This work aims to outline theoretical and methodological principles for aesthetic literacy. Such principles are problematized in the tension between studies already carried out (theses and dissertations) in the Brazilian educational field and the theoretical and methodological contributions of the historical-cultural perspective. In the research were analyzed 18 (eighteen) conclusion works (in PhD and MSc) in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) from 2009 to 2019. The analysis turned to the theoretical and methodological principles undertaken. in the children's discourses, in the affection and in the social relations imbricated in research whose focus investigation is aesthetic literacy. The goal is on literacy in the schooling early years. Success in literacy is a determining factor in the child's school career. And for teachers who teach literacy, a political act is to be aware that the social relations established in this time and space are determinants in large proportions for the democratic access of children to knowledge. And for children's stay at school. Historical-cultural psychology as a method is what gives birth to the organization and elaboration of analysis, supported also by Bakhtin's dialogic principles and practice, based on Marx. For Bakhtin, the production of understanding occurs in the confrontation between different points of dialogue, and for Marx, the practice is a dialogic process, operated by man's activity that transforms reality. Literacy is an institutional space and time guaranteed by law for children to take ownership of reading and writing and to access democratically the knowledge historically accumulated by humanity. The experience and the speech are contemplated in the school relations. The relations of discourses in literacy rooms are viewed as potentializers of creative acts, producers of meanings and meanings. The inner discourse, which children bring to school, is not dissociated from social discourse and with this the written discourse, especially in its genesis, support the marks of inner discourse. In this sense, other theoretical and methodological principles are intertwined in the literacy process: aesthetics, affectivity and social relations. Aesthetics is taken as the science of a specific mode of appropriation of reality, linked to other modes of human appropriation of the world and the historical, social and cultural conditions in which it occurs. The aim of this articulation is to investigate the potential for significant transformation of specific appropriation of a systematized knowledge. It is also argued that children's discourses may constitute the potential creative act that fosters learning. It is about thinking about literacy from the child's perspective, the possibility of right of speech, aesthetics and art.2020Schlindwein, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Daniela Fonseca2020-10-21T21:32:22Z2020-10-21T21:32:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il.application/pdf369635https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216640porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:32:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216640Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:32:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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