Entre manuscritos, desenhos e esculturas: métodos de Franklin Cascaes para representar a presença negra na Ilha de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hudson Louback Coutinho da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199931
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História
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spelling Entre manuscritos, desenhos e esculturas: métodos de Franklin Cascaes para representar a presença negra na Ilha de Santa CatarinaAfricanidadeCacumbiCaxangáFolcloreReligiosidadeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. HistóriaAo longo do século XX, memorialistas e historiadores construíram uma identidade açoriana para o litoral de Santa Catarina e para isso foi necessário negligenciar e silenciar outras culturas, como a cultura dos africanos e de seus descendentes que também viviam na região desde o século XVIII. Em meio a esse cenário, o artista Franklin Joaquim Cascaes produziu um acervo artístico que foi apropriado para, em partes legitimar essa identidade europeia. Para isso, aspectos da sua obra foram deixados de lado, e deram ênfase para o “universo açoriano”. Seus escritos pessoais, seus cadernos e manuscritos, contêm relatos sobre africanos e afrodescendentes no cotidiano da Ilha de Santa Catarina, transposto para suas esculturas e desenhos. Percebemos que não foi algo impensado, mas o artista utilizou-se de métodos para retratá-los. Cascaes narrou histórias da presença africana, não apenas no período da escravidão, mas no pós-abolição, com suas festas, danças e religiosidade. Utilizamos entre outras obras, os conjuntos de esculturas: Dança do Cacumbi, Dança dos pretos velhos do Caxangá e as Procissões da Mudança e Senhor Jesus dos Passos. Por meio destas obras buscamos analisar seus métodos e sua visão dos espaços em que estes homens e mulheres estavam inseridos na sociedade catarinense.Florianópolis, SCSilva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Hudson Louback Coutinho da2019-08-19T19:56:32Z2019-08-19T19:56:32Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis97 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199931info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-19T19:56:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199931Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-19T19:56:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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