Análise de rotas e abrigos temporários para apoio a ações de logística humanitária a partir do mapeamento de áreas de risco: estudo de caso de um município da região do Vale do Itajaí
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223272 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
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Análise de rotas e abrigos temporários para apoio a ações de logística humanitária a partir do mapeamento de áreas de risco: estudo de caso de um município da região do Vale do ItajaíLogística HumanitáriaMapeamento de áreas de riscoDesastres naturaisSistemas de Informações GeográficasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de ProduçãoOs desastres naturais causam danos socioeconômicos e ambientais, além de perdas humanas. As mudanças climáticas e a intervenção humana através do uso incorreto do solo e ocupação desordenada são os principais fatores do aumento da frequência de ocorrência desses desastres. Dentre as medidas de mitigação encontram-se as estruturais e não estruturais. No contexto das medidas não estruturais tem-se o mapeamento de áreas de risco como prevenção. No entanto, este trabalho visa a aplicação dos mapas de suscetibilidade a deslizamentos e inundações como base para planejamento de ações de resposta a desastres. O gerenciamento dos desastres naturais através de ações de mitigação dos danos causados é o foco da Logística Humanitária (LH). A LH realiza e executa o planejamento logístico necessário ao desenvolvimento das tarefas que visam suprir as demandas de suprimentos, infraestrutura e resgate a população atingida por situações de emergência, como é o caso frequente dos municípios da Região do Vale do Itajaí/SC. Brusque apresenta 50,72% da sua área como de alta suscetibilidade a deslizamentos e inundações, sendo o município definido para estudo, visando propostas de LH de acordo com a tipologia do desastre através da determinação de locais de abrigos temporários e rotas terrestres para distribuição de suprimentos. Através do mapeamento de áreas de risco em ambiente SIG, o estudo definiu 16 abrigos temporários diferentes considerados seguros na ocorrência de deslizamentos e inundações, representando aproximadamente 84% dos abrigos pré-definidos pela Defesa Civil de Brusque, e de 2 a 5 rotas terrestres até esses abrigos, aumentando as possibilidades de acesso em caso de obstrução de vias. Desta forma, o estudo apresenta uma base de apoio para tomada de decisões em ações de LH no município estudado.Natural disasters cause socioeconomic and environmental damage, as well as human losses. Climate change and human intervention through incorrect land use and disorderly occupation are the main factors of the increased frequency of occurrence of these disasters. Among the mitigation measures are structural and non-structural measures. In the context of non-structural measures, we have the mapping of risk areas as prevention. However, this work aims to apply susceptibility maps to landslides and floods as the basis for planning disaster response actions. The management of natural disasters through actions to mitigate the damage caused is the focus of Humanitarian Logistics (HL). HL carries out and carries out the logistical planning necessary for the development of tasks aimed at meeting the demands of supplies, infrastructure and rescue the population affected by emergency situations, as is the frequent case of municipalities in the Itajaí Valley Region/SC. Brusque presents 50.72% of its area as highly susceptible to landslides and floods, and the municipality is defined for study, aiming at proposals for HL according to the typology of the disaster through the determination of temporary shelter locations and terrestrial routes for the distribution of supplies. Through the mapping of risk areas in a GIS environment, the study defined 16 different temporary shelters considered safe in the event of landslides and floods, representing approximately 84% of the shelters predefined by the Civil Defense of Brusque, and from 2 to 5 land routes until these shelters, increasing the possibilities of access in case of obstruction of roads. In this way, the study presents a support base for decision making in HR actions in the studied municipality.Florianópolis, SCDávalos, Ricardo VillarroelHigashi, Rafael Augusto dos ReisUniversidade Federal de Santa CatarinaSchvartz, Bianca Rodrigues2021-05-19T02:26:45Z2021-05-19T02:26:45Z2021-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis112application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223272info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-19T02:26:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223272Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-19T02:26:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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