Relações étnico-raciais no ensino de biologia: diálogos com professoras a partir de uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Lívia de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227081
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
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spelling Relações étnico-raciais no ensino de biologia: diálogos com professoras a partir de uma proposta didáticaEducação científica e tecnológicaBiologiaRelações étnicasRelações raciaisEvolução (Biologia)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.O objetivo geral, desta pesquisa, é analisar compreensões de professoras, a respeito da Educação das Relações Étnico-Raciais, mobilizadas a partir do diálogo sobre uma proposta didática com o tema evolução e alimentação. Para tanto, a construção da pesquisa buscou: identificar referências sobre Ensino de Evolução e Educação das Relações Étnico-Raciais; elaborar uma proposta didática para o Ensino de Biologia, no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais, trazendo uma abordagem nova para o Ensino de Evolução: a domesticação da melancia, como um exemplo de conhecimento ancestral africano na agricultura; discutir relações étnico-raciais, com professoras de Biologia, a partir da proposta didática elaborada, analisando as compreensões que emergem desse diálogo. São utilizados como referenciais teóricos a Educação das Relações Étnico-Raciais e os estudos de Decolonialidade. A análise caracteriza-se como qualitativa e está sistematizada a partir de um roteiro de avaliação da proposta didática, entrevistas semi-estruturadas e questionário sociodemográfico. Participaram da pesquisa três professoras de Biologia da Rede Estadual Educação do Estado de Santa Catarina. Os resultados indicaram duas categorias de análise. A primeira delas, denominada ?pertencimento étnico-racial e posicionamento político?, permite afirmar que as professoras consideram que o Ensino de Biologia deve contribuir para a superação do racismo na escola, apresentando um posicionamento político consoante. Permite identificar ainda, que as professoras brancas não mencionaram as relações étnico-raciais como algo do cotidiano. Em consonância com a afirmação de que, no dia a dia, as pessoas brancas não são questionadas sobre raça, ou seja, a sociedade racializa, somente, pessoas negras e indígenas. A outra categoria, denominada ?superação de estereótipos e valorização da diversidade étnico-racial?, indica que, em suas práticas docentes, elas buscaram abordar os temas: violência policial contra população negra; cotas raciais para acesso ao ensino superior; e importância das populações indígenas na diversificação de plantas na região amazônica, com intuito de superar estereótipos e valorizar diversidade étnico-racial. Os diálogos realizados com as professoras, permitiram identificar que suas compreensões sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, são perpassadas pelos âmbitos da formação docente, do ambiente escolar, comunitário e familiar. Por fim, também apontamos que as compreensões evidenciadas, bem como as avaliações das professoras, sobre a proposta didática, contribuíram para um amadurecimento e avanço pedagógico da proposta elaborada. Conclui-se que a prática pedagógica, voltada para uma Educação das Relações Étnico-Raciais, necessita da mediação docente comprometida com a perspectiva antirracista, podendo ser desenvolvida nas formações iniciais e continuadas. A repercussão do estudo incide no avanço das discussões sobre relações étnico-raciais no Ensino de Biologia, mais especificamente no Ensino de Evolução e Alimentação.Abstract: The general objective of this research is to analyze teachers' understandings about the Education of Ethnic-Racial Relations, mobilized from the dialogue about a didactic proposal with the theme evolution and nutrition. Therefore, the construction of the research sought: identifying references on Teaching Evolution and Education of Ethnic-Racial Relations; to elaborate a didactic proposal for the Teaching of Biology, in the context of the Education of Ethnic-Racial Relations, bringing a new approach to the Teaching of Evolution: the domestication of watermelon, as an example of ancestral African knowledge in agriculture; discuss ethnic-racial relations with Biology teachers based on the didactic proposal developed, analyzing the understandings that emerge from this dialogue. Education of Ethnic-Racial Relations and Decoloniality studies are used as theoretical references. The analysis is characterized as qualitative and is systematized based on a script for evaluating the didactic proposal, semi-structured interviews and a socio-demographic questionnaire. Three Biology teachers from Santa Catarina?s Public Education participated in the research. The results indicated two categories of analysis. The first of them, called ?ethnic-racial belonging and political positioning?, allows us to affirm that the teachers consider that the Teaching of Biology should contribute to the overcoming of racism at school, presenting a consonant political positioning. It also allows us to identify that white teachers did not mention ethnic-racial relations as something of everyday life. In line with the statement that, on a daily basis, white people are not questioned about race, that is, society only racializes black and indigenous people. The other category, called ?overcoming stereotypes and valuing ethnic-racial diversity?, indicates that, in their teaching practices, they sought to address the themes: police violence against black people; racial quotas for access to higher education; and the importance of indigenous populations in the diversification of plant species in the Amazon region, with the aim of overcoming stereotypes and valuing ethnic-racial diversity. The dialogues held with the teachers, allowed us to identify that their understandings on Education of Ethnic-Racial Relations, are permeated by the areas of teacher education, the school, community and family environment. Finally, we also point out that the evidences understood, as well as the teachers' evaluations about the didactic proposal contributed to a maturation and pedagogical advance of the elaborated proposal. It is concluded that the pedagogical practice, focused on an Education of Ethnic-Racial Relations needs the teaching mediation committed to the anti-racist perspective, and can be developed in the initial and continuing teacher education. The repercussion of the study focuses on the advancement of discussions on ethnic-racial relations in the Teaching of Biology, more specifically in the Teaching of Evolution and Nutrition.Giraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaGuimarães, Lívia de Oliveira2021-08-23T14:07:16Z2021-08-23T14:07:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il.application/pdf372518https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227081porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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