Relações entre estilo parental e estilo parental na internet e suas implicações para a exposição ao risco online
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100383 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2012 |
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Relações entre estilo parental e estilo parental na internet e suas implicações para a exposição ao risco onlinePsicologiaPais e filhosRedes sociais on-lineAspectos psicologicosCriançasDesenvolvimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2012O uso da internet em casa pelas crianças cada vez mais novas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, e com ele, a possibilidade de contato com material impróprio ou pessoas desconhecidas quando estão online. Esta tese objetivou investigar as relações entre o estilo parental (EP) e o estilo parental típico na internet (EPI) e as implicações destes no uso e na exposição de crianças (de 7 a 12 anos) ao risco online. Participaram 242 crianças e 159 pais, que responderam um questionário autoaplicável com opções de resposta do tipo Likert. Em conjunto, nossos resultados revelaram: o excesso de uso da internet pelas crianças; o desconhecimento e a pouca exigência dos pais e a correspondência entre o EP e o EPI. Também indicam que o estilo adotado pode ser um preditor para o comportamento das crianças na internet (o estilo negligente foi o predominante na amostra e também foi associado a maiores níveis de uso e de exposição ao risco). Porém, diferente do comumente encontrado na literatura, em nosso estudo o estilo autoritativo não se mostrou associado a redução do uso ou de exposição ao risco das crianças, mas sim o estilo indulgente. Estes resultados, embora devam ser relativizados devido a algumas particularidades do estudo, merecem especial atenção porque refletem desconhecimento e descuido dos pais quanto ao gerenciamento do uso (excessivo) da internet pelos filhos, o que certamente prejudica a orientação adequada das crianças e por conseguinte, seu uso responsável e seguro.Vieira, Mauro LuisUniversidade Federal de Santa CatarinaMaidel, Simone2013-06-25T18:39:48Z2013-06-25T18:39:48Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis176 p.| il., grafs., tabs.application/pdf312072http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100383porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T18:39:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100383Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T18:39:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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