Estilo parental : uma análise qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Débora Patrícia Nemer
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78939
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Paula Inez Cunha Gomide
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spelling Pinheiro, Débora Patrícia NemerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaGomide, Paula Inez Cunha2022-09-27T19:30:35Z2022-09-27T19:30:35Z2003Enchttps://hdl.handle.net/1884/78939Orientadora: Prof.ª Dr.ª Paula Inez Cunha GomideDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Infância e AdolescênciaInclui referências: p. 123-136Área de concentração: Psicologia da Infância e da AdolescênciaResumo: O Estilo Parental é o modo como os pais educam seus filhos. Neste estudo utilizou-se o modelo de Estilo Parental desenvolvido por Gomide (2003) que é composto por sete Praticas Educativas, cinco negativas (monitoria negativa, punição inconsistente, disciplina relaxada, negligência e abuso físico) e duas positivas (monitoria positiva e comportamento moral). Quatro famílias de classe média foram estudadas: duas com índices Positivos no Inventario de Estilo Parental (IEP) e duas com índices Negativos no IEP. Cada um dos pais foi entrevistado separadamente com o objetivo de se identificar à frequência e intensidade dos comportamentos pertencentes a cada uma das práticas educativas que compõem o IEP. Para a validação externa do instrumento foram aplicados os Inventários de Habilidades Sociais (Del-Prette), Sintomas de Stress para adultos (Lipp), Escalas para Depressão (Beck) e Ansiedade Traço/Estado (Spielberg) nos casais. Buscando-se identificar a influência intergeracional na transmissão das práticas educativas o IEP foi aplicado nos casais em relação aos seus pais. Para complementar as análises foram obtidas notas escolares dos filhos e um checklist de comportamentos pró-sociais e anti-sociais foi respondido por três professores. Os discursos dos pais foram categorizados e analisados. Os dados encontrados indicaram que nas famílias com IEP Positivo houve prevalência das praticas educativas de monitoria positiva e comportamento moral e irrelevantes ocorrências das práticas educativas negativas; já nas famílias com IEP Negativos houve prevalência das Práticas Educativas Negativas e uso inadequado das Praticas Educativas Positivas. Observou-se também que as Famílias com IEP Positivos obtiveram altos índices no teste de Habilidades Sociais e ausência de indicadores para depressão, stress e ansiedade; já nas famílias com IEP Negativo foram encontrados baixos índices no teste de Habilidades Sociais e indicadores de depressão, stress e ansiedade. As notas escolares dos filhos das famílias de IEP Positivo foram acima da média e os das Famílias com IEP Negativo apresentaram baixo desempenho escolar e/ou dificuldades de relacionamento com os pares e figuras de autoridade. Não foram encontrados dados conclusivos quanto à transmissão intergeracional, tanto no que se refere à manutenção das práticas educativas negativas na geração seguinte como quanto à capacidade de rompimento do uso de práticas negativas ou aumento das positivas após terem sido submetidos a manejo negativo independentemente de pertencerem às Famílias com IEP Positivos ou Negativos.Abstract: The Parental Style is the way parents educate their children. In this study the Parental Style developed by Gomide (2003) was used. It is composed by seven Educational Practices, five being negative ones (negative monitoring, inconsistent punishment, loose discipline, negligence and physical abuse) and two positive ones (positive monitoring and moral behavior). Four medium-class families were studied: two with Positive Indexes in the Parental Style Inventory (PSI) and two with Negative Indexes in the PSI. Each of the parents were interviewed separately so that it would be possible to identify the frequency and intensity of the behaviors that belonged to each of the educational practices that make up the PSI. To guarantee external validation of the tools used, the Social Abilities Inventories (Del-Prette), the Stress Symptoms for Adults (Lipp), Depression Scales (Beck) and Anxiety (Hint/State) (Spielberg) were applied to the couples. In an effort to look for intergenerational influence in the transmission of the educational practices, the PSI was applied to the couples in relation to their parents. To complement the analysis, school marks from the children were compiled and three teachers were asked to answer a checklist with pro-social and anti-social behaviors of the children. The parents’ discourse was categorized and analyzed. The data collected showed that in the families with Positive PS I there was a predominance of positive monitoring and moral behavior Educational Practices and. the occurrences of Negative Educational Practices were irrelevant, whereas in the families with negative PSI, there was a predominance of Negative Educational Practices and inadequate use of Positive Educational Practices. It was also noticed that the families with Positive PSI got very high indexes in the Social Abilities Test and lack of depression indicators, stress and anxiety, whereas in the families with Negative PSI low indexes in the social abilities test and indicators of depression, stress and anxiety were present. The school marks from the children with Positive PSI were above average and the ones from the families with Negative PSI showed low school performance and/or difficulties in establishing relationships with their peers and authorities. Conclusive data in relation to intergenerational transmission were not found neither in relation to the maintenance of negative educational practices in the following generation nor in relation to the ability to break the use of negative practices or to expand the use of positive practices after being submitted to negative input. This applied both to families with Positive and Negative PSI.136 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - Participação dos paisEducaçao - FamiliaPais e filhosTesesPsicologiaEstilo parental : uma análise qualitativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - DEBORA PATRICIA NEMER PINHEIRO.pdfapplication/pdf12718031https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78939/1/D%20-%20D%20-%20DEBORA%20PATRICIA%20NEMER%20PINHEIRO.pdf4c0d24a2fee39a54678fdfa1f1584762MD51open access1884/789392022-09-27 16:30:35.846open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78939Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-27T19:30:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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