A construção da coerência em cenários pedagógicos on-line: uma metodologia para apoiar a transformação de cursos presenciais que migram para a modalidade de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamez, Luciano
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86836
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling A construção da coerência em cenários pedagógicos on-line: uma metodologia para apoiar a transformação de cursos presenciais que migram para a modalidade de educação a distânciaEngenharia de produçãoErgonomiaEnsino a distanciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente pesquisa enquadra-se em um cenário atual de transição, do qual fazem parte diversas universidades que passam a oferecer cursos a distância, utilizando-se das inúmeras vantagens que as novas tecnologias de informação e comunicação proporcionam para este fim. Particularmente, focou-se a discussão em torno do processo de redesign de disciplinas que migram do ensino presencial para a modalidade on-line de educação a distância, entendendo que esse processo implica considerar um conjunto complexo de fatores, sobretudo em se tratando de reutilizar materiais pedagógicos, adaptando-os e transformando-os para a nova modalidade. O termo Reengenharia Pedagógica (RP) foi utilizado para definir esse processo de transformação. A carência de metodologias que orientem a transição entre modalidades de ensino motivou este trabalho de tese. Propõe uma metodologia que apóie o design de cursos a distância, focando o alcance da coerência na construção de cenários pedagógicos. Por coerência entende-se a adequada combinação entre parâmetros de RP durante a composição de um cenário de ensino e aprendizagem a distância. Apoiando-se em abordagens ergonômicas empíricas, três pesquisas qualitativas foram realizadas. Na primeira foram identificados, a partir da análise de situações de ensino presencial, quais elementos e estratégias pedagógicas devem ser modificados (ajustados, suprimidos ou alterados) para transformar uma disciplina para a modalidade on-line. Na segunda pesquisa procurou-se compreender quais são as etapas e as estratégias utilizadas por professores em um processo de RP, observando como eles procedem para realizar a tarefa quando esta é feita sem o apoio de ajudas conceituais. Na terceira pesquisa foi verificado como os professores procedem diante da possibilidade de conduzir o processo examinando um conjunto de dez parâmetros que auxiliam a composição da coerência dos cenários pedagógicos. Estes estudos concluem propondo uma metodologia para RP de cursos a distância, na modalidade on-line.Florianópolis, SCCybis, Walter de AbreuUniversidade Federal de Santa CatarinaGamez, Luciano2012-10-21T11:07:39Z2012-10-21T11:07:39Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 f.| il.application/pdf210974http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86836porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T10:50:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86836Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T10:50:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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