Aspectos ergonômicos nas atribuições dos tutores de um curso de graduação a distância/ Ergonomic aspects in the attributions of tutors in a distance learning undergraduate course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Francisco Wagner de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Laura Helena Pinto de, Pantoja, Lydia Dayanne Maia, Mendes, Roselita Maria de Souza, Júnior, Otávio Vieira Sobreira, Paixão, Germana Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27963
Resumo: Os padrões ergonômicos nas atribuições de um tutor devem ser discutidos visto suas atividades favorecerem riscos à saúde e a baixa produção. Dentro desse contexto, objetivou-se analisar os aspectos ergonômicos do tutor em um curso de graduação a distância de uma instituição pública de ensino superior, baseada nas suas atribuições.Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, com participação de 22 tutores (a distância e presencial) de 7 polos vinculados a um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância.A coleta dos dados se deu através de um questionário (perfil sociodemográfico e análise ergonômica).A faixa etária variou entre 24 e 50 anos, 55% gênero feminino e 50% casados/união estável.Sobre o ritmo de trabalho, 54,5% consideram acelerado e destinam ± 22,2 h semanais para as funções da tutoria. A maioria classificou como boa a iluminação, ruído, conforto térmico, vibrações, postura de trabalho adotada e condições de espaço. 90,9% tem um bom relacionamento com os demais tutores e coordenação. 36,4% sentem desconforto físico (dor nas costas, no punho, cansaço visual e dores de cabeça) e 40,9% desconforto emocional (estresse, ansiedade e pressão). 100% gostam do trabalho que realizavam como tutor. Por fim, ao atentar para a importância dos padrões ergonômicos frente a execução da tutoria, os dados se tornam relevantes para assessorar os gestores junto a dinâmica das atividades que acontecem ao longo de graduações a distância e em permitir uma reflexão da própria prática da tutoria.
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