Aspectos ergonômicos nas atribuições dos tutores de um curso de graduação a distância/ Ergonomic aspects in the attributions of tutors in a distance learning undergraduate course
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27963 |
Resumo: | Os padrões ergonômicos nas atribuições de um tutor devem ser discutidos visto suas atividades favorecerem riscos à saúde e a baixa produção. Dentro desse contexto, objetivou-se analisar os aspectos ergonômicos do tutor em um curso de graduação a distância de uma instituição pública de ensino superior, baseada nas suas atribuições.Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, com participação de 22 tutores (a distância e presencial) de 7 polos vinculados a um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância.A coleta dos dados se deu através de um questionário (perfil sociodemográfico e análise ergonômica).A faixa etária variou entre 24 e 50 anos, 55% gênero feminino e 50% casados/união estável.Sobre o ritmo de trabalho, 54,5% consideram acelerado e destinam ± 22,2 h semanais para as funções da tutoria. A maioria classificou como boa a iluminação, ruído, conforto térmico, vibrações, postura de trabalho adotada e condições de espaço. 90,9% tem um bom relacionamento com os demais tutores e coordenação. 36,4% sentem desconforto físico (dor nas costas, no punho, cansaço visual e dores de cabeça) e 40,9% desconforto emocional (estresse, ansiedade e pressão). 100% gostam do trabalho que realizavam como tutor. Por fim, ao atentar para a importância dos padrões ergonômicos frente a execução da tutoria, os dados se tornam relevantes para assessorar os gestores junto a dinâmica das atividades que acontecem ao longo de graduações a distância e em permitir uma reflexão da própria prática da tutoria. |
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Aspectos ergonômicos nas atribuições dos tutores de um curso de graduação a distância/ Ergonomic aspects in the attributions of tutors in a distance learning undergraduate courseAnálise Ergonômica do TrabalhoEducação a distância. Tutor.Os padrões ergonômicos nas atribuições de um tutor devem ser discutidos visto suas atividades favorecerem riscos à saúde e a baixa produção. Dentro desse contexto, objetivou-se analisar os aspectos ergonômicos do tutor em um curso de graduação a distância de uma instituição pública de ensino superior, baseada nas suas atribuições.Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, com participação de 22 tutores (a distância e presencial) de 7 polos vinculados a um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância.A coleta dos dados se deu através de um questionário (perfil sociodemográfico e análise ergonômica).A faixa etária variou entre 24 e 50 anos, 55% gênero feminino e 50% casados/união estável.Sobre o ritmo de trabalho, 54,5% consideram acelerado e destinam ± 22,2 h semanais para as funções da tutoria. A maioria classificou como boa a iluminação, ruído, conforto térmico, vibrações, postura de trabalho adotada e condições de espaço. 90,9% tem um bom relacionamento com os demais tutores e coordenação. 36,4% sentem desconforto físico (dor nas costas, no punho, cansaço visual e dores de cabeça) e 40,9% desconforto emocional (estresse, ansiedade e pressão). 100% gostam do trabalho que realizavam como tutor. Por fim, ao atentar para a importância dos padrões ergonômicos frente a execução da tutoria, os dados se tornam relevantes para assessorar os gestores junto a dinâmica das atividades que acontecem ao longo de graduações a distância e em permitir uma reflexão da própria prática da tutoria.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2796310.34117/bjdv7n4-244Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 36885-36897Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 36885-36897Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 36885-368972525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27963/22128Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Francisco Wagner de SousaCastro, Laura Helena Pinto dePantoja, Lydia Dayanne MaiaMendes, Roselita Maria de SouzaJúnior, Otávio Vieira SobreiraPaixão, Germana Costa2021-07-28T18:56:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27963Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:02.264059Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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