ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230253 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa em que objetivamos averiguar qual a avaliação que os docentes fizeram do Semestre Letivo Suplementar (SLS) colocado em prática na universidade. Compôs o banco de dados as respostas dos participantes aos dois itens qualitativos sobre pontos positivos e negativos do SLS. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2020. Constituiu o corpus dessa análise as 1.598 evocações dos 799 primeiros docentes da instituição a participarem da pesquisa. Foi realizada análise lexical usando o software Iramuteq, através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), usando a possibilidade simples sobre ST. Nos discursos dos docentes, evidenciamos a preocupação com a qualidade do ensino e processo formativo dos estudantes. Observamos um predomínio de pontos positivos relacionados às novas metodologias para o SLS. Também uma visão positiva sobre a capacidade adaptativa da instituição e maneira encontrada para se reinventar diante das adversidades. Evidenciamos maior preocupação com as condições postas para o desempenho do trabalho em home office e a qualificação e experiência docente necessárias para o desenvolvimento do SLS. As temáticas de discursos elencadas para os pontos positivos e negativos apontam para a conclusão de que houve ganhos e perdas individuais e coletivos no desenvolvimento do SLS. |
id |
UFSC_ce73d926eee2d4ec96eb5f224e859499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230253 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPesquisa qualitativa em que objetivamos averiguar qual a avaliação que os docentes fizeram do Semestre Letivo Suplementar (SLS) colocado em prática na universidade. Compôs o banco de dados as respostas dos participantes aos dois itens qualitativos sobre pontos positivos e negativos do SLS. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2020. Constituiu o corpus dessa análise as 1.598 evocações dos 799 primeiros docentes da instituição a participarem da pesquisa. Foi realizada análise lexical usando o software Iramuteq, através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), usando a possibilidade simples sobre ST. Nos discursos dos docentes, evidenciamos a preocupação com a qualidade do ensino e processo formativo dos estudantes. Observamos um predomínio de pontos positivos relacionados às novas metodologias para o SLS. Também uma visão positiva sobre a capacidade adaptativa da instituição e maneira encontrada para se reinventar diante das adversidades. Evidenciamos maior preocupação com as condições postas para o desempenho do trabalho em home office e a qualificação e experiência docente necessárias para o desenvolvimento do SLS. As temáticas de discursos elencadas para os pontos positivos e negativos apontam para a conclusão de que houve ganhos e perdas individuais e coletivos no desenvolvimento do SLS.INPEAU/UFSC2021-12-03T17:12:53Z2021-12-03T17:12:53Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230253XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVATEIXEIRA, BEATRIZ MELORIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T17:12:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230253Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T17:12:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
title |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
spellingShingle |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA |
title_short |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
title_full |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
title_fullStr |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
title_sort |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
author |
XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA |
author_facet |
XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA TEIXEIRA, BEATRIZ MELO RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES |
author_role |
author |
author2 |
TEIXEIRA, BEATRIZ MELO RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA TEIXEIRA, BEATRIZ MELO RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES |
description |
Pesquisa qualitativa em que objetivamos averiguar qual a avaliação que os docentes fizeram do Semestre Letivo Suplementar (SLS) colocado em prática na universidade. Compôs o banco de dados as respostas dos participantes aos dois itens qualitativos sobre pontos positivos e negativos do SLS. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2020. Constituiu o corpus dessa análise as 1.598 evocações dos 799 primeiros docentes da instituição a participarem da pesquisa. Foi realizada análise lexical usando o software Iramuteq, através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), usando a possibilidade simples sobre ST. Nos discursos dos docentes, evidenciamos a preocupação com a qualidade do ensino e processo formativo dos estudantes. Observamos um predomínio de pontos positivos relacionados às novas metodologias para o SLS. Também uma visão positiva sobre a capacidade adaptativa da instituição e maneira encontrada para se reinventar diante das adversidades. Evidenciamos maior preocupação com as condições postas para o desempenho do trabalho em home office e a qualificação e experiência docente necessárias para o desenvolvimento do SLS. As temáticas de discursos elencadas para os pontos positivos e negativos apontam para a conclusão de que houve ganhos e perdas individuais e coletivos no desenvolvimento do SLS. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T17:12:53Z 2021-12-03T17:12:53Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230253 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652295611613184 |