ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, IZABEL CRISTINA SILVA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TEIXEIRA, BEATRIZ MELO, RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230253
Resumo: Pesquisa qualitativa em que objetivamos averiguar qual a avaliação que os docentes fizeram do Semestre Letivo Suplementar (SLS) colocado em prática na universidade. Compôs o banco de dados as respostas dos participantes aos dois itens qualitativos sobre pontos positivos e negativos do SLS. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2020. Constituiu o corpus dessa análise as 1.598 evocações dos 799 primeiros docentes da instituição a participarem da pesquisa. Foi realizada análise lexical usando o software Iramuteq, através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), usando a possibilidade simples sobre ST. Nos discursos dos docentes, evidenciamos a preocupação com a qualidade do ensino e processo formativo dos estudantes. Observamos um predomínio de pontos positivos relacionados às novas metodologias para o SLS. Também uma visão positiva sobre a capacidade adaptativa da instituição e maneira encontrada para se reinventar diante das adversidades. Evidenciamos maior preocupação com as condições postas para o desempenho do trabalho em home office e a qualificação e experiência docente necessárias para o desenvolvimento do SLS. As temáticas de discursos elencadas para os pontos positivos e negativos apontam para a conclusão de que houve ganhos e perdas individuais e coletivos no desenvolvimento do SLS.
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