O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241039
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022.
id UFSC_cf0d94222b9782fa48f93a2dc1130c26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241039
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fernanda de SouzaCaddah, Mayara Krasinski2022-10-21T17:02:37Z2022-10-21T17:02:37Z2022378571https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241039Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022.As plantas são seres vivos com quem convivemos diariamente. Nesse sentido, o entendimento sobre Botânica, parte da Biologia que estuda as plantas, torna-se indispensável ao ser humano. No processo ensino-aprendizagem, este conteúdo vem enfrentando dificuldades, sendo cada vez mais subvalorizado por professores de Biologia, que por medo e insegurança, chegam a evitar este conteúdo no Ensino Médio. Entre as estratégias metodológicas existentes para melhor aproveitamento do ensino de Botânica estão as metodologias ativas, aliando teoria à prática em Sequências Didáticas Investigativas (SDI). Nesse contexto, surgem as coleções botânicas, que funcionam como centros de registro de material biológico, podendo ser formadas por plantas vivas ou mortas, para fins de estudo e melhorar a aprendizagem dos alunos nos conteúdos de Botânica. Levando em consideração que o material biológico vegetal é adequado para a realização de atividades práticas, e utilizando a abordagem investigativa na elaboração de atividades, três SDI foram produzidas e aplicadas com três turmas de 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica São Tarcísio, localizada no sul de Santa Catarina. A partir das atividades das SDI, foram construídas três diferentes coleções botânicas na escola, sendo uma coleção de plantas vivas, uma coleção de plantas secas, e uma coleção de imagens/fotos de plantas. Para promover o ensino de Botânica nas escolas, um e-book foi produzido com o objetivo de oferecer, de forma acessível e gratuita aos professores de Biologia, as etapas para aplicação das três SDI, para que possam ser desenvolvidas durante as aulas dos conteúdos de Botânica. As SDI apresentadas neste trabalho abordaram os conceitos da Taxonomia, Morfologia, Fisiologia, Filogenia, Sistemática, Reprodução e Fitofisionomia. Com as atividades das SDI foi possível aliar teoria à prática, tornando os conteúdos mais próximos do cotidiano dos alunos, que participaram mais ativamente das aulas, sendo capazes de construir seu próprio conhecimento. As Coleções Botânicas mostraram ser uma excelente ferramenta para se trabalhar os conteúdos de Botânica no Ensino Médio, uma vez que, as coleções podem abordar diferentes práticas com plantas, diminuindo a Cegueira Botânica.Abstract: In this sense, the understanding of Botany, part of Biology that studies plants, becomes indispensable to human beings. In the teaching-learning process, this content has been facing difficulties, being increasingly undervalued by Biology teachers, who, because of fear and insecurity, avoid this content in High School. Among the current methodological strategies for better use of Botany teaching are active methodologies, combining theory with practice in Investigative Didactic Sequences (SDI). In this context are botanical collections, which function as centers for record of biological material, which can be formed by living or dead plants, for study purposes and to improve students' learning in Botany. Considering that plant material is very suitable for carrying out practical activities, and using the investigative approach in the elaboration of activities, three SDI were produced and applied with three classes of 2nd year of high school at Escola de Educação Básica São Tarcísio, located in the south of Santa Catarina. From the activities of the SDI, three different botanical collections were built at the school, a collection of live plants, a collection of dried plants, and a collection of images/photos of plants. To promote the teaching of Botany in schools, an e-book was produced containing the three SDI with the objective of offering, in an accessible and free way to Biology teachers, the steps for applying the three SDI, so that they can be developed during Botany classes. The SDI presented in this work addressed the concepts of Taxonomy, Morphology, Physiology, Phylogeny, Systematics, Reproduction and Phytophysiognomy. With the activities of the SDI, it was possible to combine theory with practice, making the contents closer to the daily lives of the students, who participated more actively in the classes, being able to build their own knowledge. The botanical collections resulted in excelent tools for working on Botany subjects in high school level, since they can address different practices with plants and contribute to fight plant blindness.230 p.| il., gráfs.porBiologiaBotânicaO uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPROFBIO0036-D.pdfPROFBIO0036-D.pdfapplication/pdf4137015https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/241039/-1/PROFBIO0036-D.pdfb716410522ad5473ba6bdc42a48b3c5bMD5-1123456789/2410392022-10-21 14:02:37.408oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241039Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:02:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
title O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
spellingShingle O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
Pereira, Fernanda de Souza
Biologia
Botânica
title_short O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
title_full O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
title_fullStr O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
title_full_unstemmed O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
title_sort O uso de coleções botânicas como ferramenta didática no ensino médio
author Pereira, Fernanda de Souza
author_facet Pereira, Fernanda de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernanda de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caddah, Mayara Krasinski
contributor_str_mv Caddah, Mayara Krasinski
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Biologia
Botânica
topic Biologia
Botânica
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-21T17:02:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-21T17:02:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241039
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 378571
identifier_str_mv 378571
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 230 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/241039/-1/PROFBIO0036-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b716410522ad5473ba6bdc42a48b3c5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804966345801728