Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Ana Paula Nercolini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219210
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.
id UFSC_d729ce311dca2ef2c9e6b03c4667bbb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219210
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBedin, Ana Paula NercoliniLima, Thereza Christina Monteiro de2021-01-14T18:05:43Z2021-01-14T18:05:43Z2020370963https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219210Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino de Botânica no ensino médio utilizando Plantas Medicinais. Como o ensino de Botânica por muitas vezes se dá de maneira teórica e descontextualizada, tem-se como objetivo principal trazer uma sequência didática que sirva como subsídio para o professor do Ensino Médio de Biologia no ensino de Botânica dentro de um processo de ensino-aprendizagem onde a investigação está presente. Deste modo, este trabalho busca auxiliar o professor a conhecer uma forma distinta de trabalhar com a Botânica, fazendo com que o aluno participe inteiramente do seu processo de ensino-aprendizagem. A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica, através de uma revisão narrativa. O resultado deste trabalho é a proposição de uma sequência didática sobre Plantas Medicinais, envolvendo cinco atividades/etapas principais: 1) caracterização do tema, 2) discussão, 3) pesquisa, 4) praticando: oficinas e 5) o momento final com a apresentação dos resultados obtidos. Através disso, concluiu-se que para o estudo de Botânica seja mais atrativo e contextualizado para os alunos, a exploração do tema Plantas Medicinais se apresenta como uma boa estratégia para trabalhar estes conteúdos, uma vez que faz parte da cultura popular. Assim, essa sequência didática aqui proposta visa auxiliar no planejamento do professor, para que ele busque alternativas dentro da realidade do aluno e também o incentive a participar do seu processo de ensino-aprendizagem.Abstract: The present work aims to show a didactic sequence proposal for teaching Botany in high school using Medicinal Plants. As the teaching of Botany often takes place in a theoretical and descontextualized way, our main objective here is to bring a didactic sequence that could serve as subsidy for the high school Biology teacher in the teaching of Botany within a teaching-learning process where the investigation is present. In this way, this work seeks to help the teacher to know a different way of working with Botany, making the student fully participative in her/his teaching-learning process.The methodology here used was based on a bibliographic research through a narrative revision process. Our result is the present didactic sequence on Medicinal Plants, involving five main activities / stages: 1) characterization of the theme, 2) discussion, 3) research, 4) practicing by workshops and 5) the final moment with the presentation of the obtained results. Summarizing, we concluded that the use of Medicinal Plants is a good strategy to work on these contents because it transforms the study of Botany more attractive and contextualized for the students since Medicinal Plants are part of folk culture and they are used in a day-by-day basis in their families and communities. In conclusion, the hereby proposed didactic sequence aims to assist the teacher's planning particularly in Botany allowing she/he to seek alternatives within the students´ reality and also encouraging them to participate in their own teachinglearning process.70 p.| il.porBiologiaPlantas medicinaisBotânicaProposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPROFBIO0028-D.pdfPROFBIO0028-D.pdfapplication/pdf1593373https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219210/-1/PROFBIO0028-D.pdffa5fbb9dc028a1cf758a2fbfb32d6312MD5-1123456789/2192102021-01-14 15:05:44.089oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219210Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:05:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
title Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
spellingShingle Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
Bedin, Ana Paula Nercolini
Biologia
Plantas medicinais
Botânica
title_short Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
title_full Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
title_fullStr Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
title_sort Proposta de uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio utilizando plantas medicinais
author Bedin, Ana Paula Nercolini
author_facet Bedin, Ana Paula Nercolini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Ana Paula Nercolini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Thereza Christina Monteiro de
contributor_str_mv Lima, Thereza Christina Monteiro de
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Biologia
Plantas medicinais
Botânica
topic Biologia
Plantas medicinais
Botânica
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-14T18:05:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-14T18:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219210
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370963
identifier_str_mv 370963
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219210/-1/PROFBIO0028-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa5fbb9dc028a1cf758a2fbfb32d6312
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805481778577408