Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Renato Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186992
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
id UFSC_cf2726c08412b93ce85154aba31a3f6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186992
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - CiênciasEducação científica e tecnológicaRecursos audiovisuaisCiênciaProfessoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.A utilização de audiovisuais no ensino de ciências é uma realidade presente em muitas escolas. Muitas pesquisas apontam sobre como os audiovisuais deveriam, ou não, ser trabalhados em sala de aula, tecendo críticas a certos modelos utilizados por professores. Mas poucos focam em como estão sendo efetivamente utilizados pelos professores, ou mesmo, como estes acreditam que poderiam abordá-los dentro de condições disponíveis. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de ciências e biologia em exercício do grupo de estudos e pesquisas formados no âmbito do Projeto OBEDUC/CAPES na UFSC relatam suas relações com a linguagem audiovisual. Buscamos compreender como o vídeo influencia suas leituras, suas relações com o objeto de ensino e como se apropriam dos mesmos para o trabalho em sala de aula. Além disso, procuramos também identificar se a participação no projeto modificou estas relações e, em caso afirmativo, como estes acreditam que as mesmas se modificaram. Os resultados demonstram que apesar de vários autores falarem que os professores possuem um ?déficit? de formação para a linguagem audiovisual, foi possível perceber que os professores do projeto OBEDUFSC possuem uma prática diversificada, envolvendo o trabalho com diversos gêneros fílmicos, contextualizações a respeito das obras, e até mesmo trabalhando com a produção de audiovisuais. É possível afirmar que todos possuem um olhar sensível e crítico para a linguagem audiovisual que não provém da educação formal. Os processos de formação ?formal? muitas vezes acabam podando o que os professores podem ou não fazer, desencadeando medo e angústia ao trabalhar com este tipo de linguagem. Sendo assim, na fala da maioria, o OBEDUFSC aparece como fator encorajador e desencadeador de mudanças em suas práticas. Estes resultados mostram a importância de projetos de políticas públicas que invistam no potencial formador baseado no diálogo, na troca de conhecimentos dentro de um coletivo e que aproximem a universidade da escola.Abstract : The use of audiovisuals in science education is a reality present in many schools. Many researches point out how audiovisuals should or should not be worked in the classroom, criticizing certain models used by teachers. But few focus on how they are being effectively used by teachers, or even how they believe they could approach them within the available conditions. This research sought to analyze how the teachers of sciences and biology in exercise of the group of studies and research formed within the scope of the Project OBEDUC/CAPES in UFSC report their relations with the audiovisual language. We seek to understand how video influences their readings, their relationships with the object of teaching and how they appropriate them to the work in the classroom. In addition, we also sought to identify whether participation in the project has modified these relationships and, if so, how they believe that they have changed. The results show that although several authors mention that teachers have a "deficit" of formation for the audiovisual language, it was possible to perceive that the teachers of the OBEDUFSC project have a diversified practice, involving the work with diverse film genres, contextualizations regarding the films, and even working with the audiovisual production. It is possible to affirm that all have a sensitive and critical look for audiovisual language that does not come from formal education. "Formal" training processes often end up pruning what teachers can or can not do, triggering fear and anguish when working with this type of language. Thus, in the majority speech, OBEDUFSC appears as an encouraging and triggering factor in its practices. These results show the importance of public policy projects that invest in the potential educator based on dialogue, in the exchange of knowledge within a collective and that bring the university closer to the school.Ramos, Mariana BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Renato Campos2018-06-14T04:03:03Z2018-06-14T04:03:03Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 p.| il.application/pdf352441https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186992porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-14T04:03:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-14T04:03:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
title Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
spellingShingle Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
Vieira, Renato Campos
Educação científica e tecnológica
Recursos audiovisuais
Ciência
Professores
title_short Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
title_full Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
title_fullStr Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
title_full_unstemmed Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
title_sort Audiovisual em cena (de aula): o que dizem os professores do OBEDUFSC - Ciências
author Vieira, Renato Campos
author_facet Vieira, Renato Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Mariana Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Renato Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Recursos audiovisuais
Ciência
Professores
topic Educação científica e tecnológica
Recursos audiovisuais
Ciência
Professores
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-14T04:03:03Z
2018-06-14T04:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 352441
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186992
identifier_str_mv 352441
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652081455693824