Aplicação do modelo matemático SCBR para previsão do comprimento de plumas de etanol e benzeno em Águas subterrâneas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166761 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. |
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Aplicação do modelo matemático SCBR para previsão do comprimento de plumas de etanol e benzeno em Águas subterrâneasÁguas subterrâneasBTEXcomprimento de plumaSCBRTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.A contaminação dos ambientes subsuperficiais adquiriu maior importância nos últimos anos devido à identificação de um crescente número de casos de vazamentos e ao aumento do rigor da legislação. O contato da gasolina com a água subterrânea proporciona a migração dos hidrocarbonetos mais solúveis - BTEX: benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos - com o fluxo de água subterrânea. Este problema pode ser agravado pela presença do etanol. O biocombustível possui a capacidade de aumentar a solubilidade aquosa dos hidrocarbonetos de petróleo e retardar o seu processo de biodegradação, enquanto estiver presente no aquífero. Por consequência, a pluma destes compostos pode se deslocar por uma extensão maior. As plumas de contaminantes foram simuladas no modelo matemático SCBR (Solução Corretiva Baseada no Risco). Este modelo se diferencia por considerar a interferência do etanol nos processos de solubilização e biodegradação dos hidrocarbonetos. Este trabalho apresenta um estudo de previsão do comprimento de plumas de etanol e benzeno em águas subterrâneas por meio da simulação de diversos cenários de contaminação. Os resultados constituíram a elaboração de ábacos que relacionam o comprimento das plumas de contaminação com diversas variáveis hidrogeológicas. Através dos ábacos pode-se observar que quanto maior a fração de carbono orgânico, menor a diferença entre os comprimentos de pluma observados para os combustíveis considerados – Gasolina Pura, E10, E25 e E85.Florianópolis, SC.Schneider, Márcio RobertoCorseuil, Henry XavierUniversidade Federal de Santa CatarinaMassaut, Matheus Pinheiro2016-08-19T18:54:20Z2016-08-19T18:54:20Z2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166761porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-05T18:36:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166761Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-05T18:36:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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