Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Tatiana Brandão de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129063
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
id UFSC_cffe53d101863267625182d701a0e8b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129063
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over meLiteraturaCinema e literaturaTeoria QueerPunkMulheres no cinemaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.A pesquisa, de natureza qualitativa, se insere na Linha de Pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero. Esta investigação tem como cerne teórico a teoria queer com base em autores como Jack Halberstam (2005), Annemarie Jagose (1996) e Richard Miskolci (2012). Embora a sexualidade seja um tema presente nesta dissertação, a questão principal se refere à (hetero)normatividade e aos padrões sociais imbricados nela. Para entabular essas discussões o objeto desta pesquisa é o cinema, o meio através do qual se estabelecem os diálogos com a teoria citada. Ao longo do texto alguns filmes e cenas específicas são apresentados para formular uma discussão teórica inserida no campo da representação imagética, neste caso o cinema. A partir de um caminho teórico e histórico sobre as principais questões abordadas na dissertação, a ideia principal consiste em reunir o cinema e a música, como dois espaços de voz, focando na participação de mulheres no rock n roll e, principalmente, abordando o movimento feminista estadunidense que ocorreu no cenário alternativo musical, o Riot Grrrl. Sendo assim, depois da problematização teórica e histórica das questões abordadas entre esses dois campos de representação artística, o filme All Over Me dirigido por Alex Sichel de 1997 é analisado. A questão norteadora está focada na reflexão acerca do modo como a música e a subcultura representadas em All Over Me, com bandas integradas por jovens meninas, contribui para o empoderamento da personagem principal. A metodologia de análise fílmica utilizada é a proposta por David Bordwell e Kristin Thompson (2008), unindo esta com o percurso teórico feito pelos capítulos anteriores. O queer foi pensado nessa dissertação como uma categoria de análise importante para entender as representações, em especial, as cinematográficas. Essa perspectiva abre a possibilidade para que qualquer representação seja pensada a partir dessas teorias possibilitando o entendimento dos modos de elaboração dos discursos dominantes/normativos através de imagens, histórias e/ou personagens. A categoria se fez necessária, no caso da análise do filme em discussão, para a compreensão de como a personagem principal se sente marginalizada e, até mesmo, hostilizada em certos ambientes. O olhar que conduz a narrativa é a da personagem principal revelando suas perspectivas, sua relação com o próprio corpo e desejo, e o processo de empoderamento ao longo da história estabelecido por sua relação íntima com a música. Através da análise fílmica foi possível identificar esse processo na narrativa, os momentos chaves dentro da história da personagem e o modo como a construção imagética expressa o seu estado psíquico.<br>Abstract : The research, of qualitative nature, belongs to the field of Feminist Critics and Gender Studies. The theoretical core of this investigation is the queer theory based on author such as Jack Halberstam (2005), Annemarie Jagose (1996) e Richard Miskolci (2012). Although sexuality is a current theme in this dissertation, the main issue concerns the (hetero) normativity and its related social standard. In order to engage in these discussions, the subject used in this research was the cinema, the medium, which establishes dialogues with the aforementioned theory. Throughout the text some specific films and scenes are presented to formulate a theoretical discussion inserted in the field of image representation, in this case, the cinema. From a theoretical and historical journey on the issue addressed in the dissertation, the main idea is to bring together the film and the music, as two spaces of voice, focusing on the participation of women in rock n roll, and specially addressing the American feminist movement in the alternative musical scene, the Riot Grrrl. Thus, after the theoretical and historical problematization of the issue addressed between these two field of artistic representation, the movie All Over Me, directed by Alex Sichel in 1997, is analyzed. The research question focuses on the reflection about how the music and the subculture represented in All Over Me, which integrated bands of young girls, contributed to the empowerment of the main character. The methodology of film analysis used was proposed by David Bordwell and Kristin Thompson (2008), combining it with the theoretical route of the previous chapters. The queer was thought in this dissertation as a category of analysis important to understand representations, in particular the filmic ones. This perspective opens the possibility that any representation can be thought through these theories allowing a better understanding of the development modes of dominant/normative discourse through images, stories and/or characters. The category was necessary for the analysis of this film in order to comprehend how the main character feels marginalized and even ostracized in certain environments. The narrative is conducted by the eyes of the main character revealing her outlooks, the relationship with her own body and desire, and the process of empowerment throughout the history established by her intimate connection with the music. Employing the film analysis it was possible to identify this process in the narrative, the key moments in the history of the character and the way the imagery construction represents her mental state.Costa, Claudia de LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Tatiana Brandão de2015-02-05T20:39:15Z2015-02-05T20:39:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il.application/pdf332310https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129063porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
title Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
spellingShingle Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
Araújo, Tatiana Brandão de
Literatura
Cinema e literatura
Teoria Queer
Punk
Mulheres no cinema
title_short Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
title_full Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
title_fullStr Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
title_full_unstemmed Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
title_sort Punk rock é só pro seu namorado: uma leitura queer sobre o filme All over me
author Araújo, Tatiana Brandão de
author_facet Araújo, Tatiana Brandão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Claudia de Lima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Tatiana Brandão de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema e literatura
Teoria Queer
Punk
Mulheres no cinema
topic Literatura
Cinema e literatura
Teoria Queer
Punk
Mulheres no cinema
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:39:15Z
2015-02-05T20:39:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 332310
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129063
identifier_str_mv 332310
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021015773184