O valor da marca para consumidores de surfweare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cota, Luciana
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_d047cd144cae63f1a5eb644e76b0ff72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79430
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCota, LucianaPrado Filho, Kleber2012-10-18T03:43:38Z2012-10-18T03:43:38Z20012001187907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A influência da marca na decisão de compra dos consumidores de surfwear é o assunto central dessa dissertação, que tem como objetivos principais identificar os fatores que determinam o comportamento de consumo dos surfistas. Esse trabalho foi realizado com 42 jovens das cidades de Curitiba e Florianópolis e foi estruturado a partir da análise do discurso dos entrevistados que avaliaram os vários produtos de surfwear disponíveis no mercado. Para realização desse estudo, foi utilizada pesquisa qualitativa, aplicando-se a técnica dos grupos de foco (focus group). Esta envolveu seis etapas: a delimitação dos objetivos, a preparação da lista de perguntas, a definição dos critérios para o recrutamento dos entrevistados, as discussões em grupo, a classificação dos dados em categorias por proximidade de idéias e a redação do relatório. De modo geral, percebe-se que os consumidores de surfwear não são fiéis a uma marca por si própria, isto é, estão sempre buscando produtos inovadores e diferenciados. Entretanto, esta pesquisa demonstra que a marca é um elemento fundamental na definição de compra. Ela influencia a escolha dos surfistas, desde que atenda ao seu estilo de vida, ao mesmo tempo simples e arrojado. Além disso, ela funciona como forma de socialização, ou seja, ajuda a definir uma pessoa em relação às outras, sendo muito importante para a integração e o reconhecimento no grupo ao qual ela pertence. Analisando-se as características da marca consideradas mais importantes na decisão de compra dos consumidores de surfwear, conclui-se que existem alguns aspectos que devem ser priorizados para que ela possa destacar-se entre as melhores e conquistar o consumidor. Esses aspectos compreendem, além da qualidade, preço, investimentos em publicidade e propaganda, sintonia com o espírito do surfista, e fidelidade às origens do surf.iv, 116 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoMarca registradaNomes comerciaisConsumidores -PreferenciaComportamento do consumidorO valor da marca para consumidores de surfweareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL187907.pdfapplication/pdf3365832https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79430/1/187907.pdf72094b1d1eebda8908af380cc7325e4aMD51123456789/794302014-09-25 21:42:17.586oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79430Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:42:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O valor da marca para consumidores de surfweare
title O valor da marca para consumidores de surfweare
spellingShingle O valor da marca para consumidores de surfweare
Cota, Luciana
Engenharia de produção
Marca registrada
Nomes comerciais
Consumidores -
Preferencia
Comportamento do consumidor
title_short O valor da marca para consumidores de surfweare
title_full O valor da marca para consumidores de surfweare
title_fullStr O valor da marca para consumidores de surfweare
title_full_unstemmed O valor da marca para consumidores de surfweare
title_sort O valor da marca para consumidores de surfweare
author Cota, Luciana
author_facet Cota, Luciana
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cota, Luciana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado Filho, Kleber
contributor_str_mv Prado Filho, Kleber
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Marca registrada
Nomes comerciais
Consumidores -
Preferencia
Comportamento do consumidor
topic Engenharia de produção
Marca registrada
Nomes comerciais
Consumidores -
Preferencia
Comportamento do consumidor
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-18T03:43:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18T03:43:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 187907
identifier_str_mv 187907
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 116 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79430/1/187907.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 72094b1d1eebda8908af380cc7325e4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804953650692096