O valor da marca para consumidores de surfweare
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_d047cd144cae63f1a5eb644e76b0ff72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79430 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaCota, LucianaPrado Filho, Kleber2012-10-18T03:43:38Z2012-10-18T03:43:38Z20012001187907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A influência da marca na decisão de compra dos consumidores de surfwear é o assunto central dessa dissertação, que tem como objetivos principais identificar os fatores que determinam o comportamento de consumo dos surfistas. Esse trabalho foi realizado com 42 jovens das cidades de Curitiba e Florianópolis e foi estruturado a partir da análise do discurso dos entrevistados que avaliaram os vários produtos de surfwear disponíveis no mercado. Para realização desse estudo, foi utilizada pesquisa qualitativa, aplicando-se a técnica dos grupos de foco (focus group). Esta envolveu seis etapas: a delimitação dos objetivos, a preparação da lista de perguntas, a definição dos critérios para o recrutamento dos entrevistados, as discussões em grupo, a classificação dos dados em categorias por proximidade de idéias e a redação do relatório. De modo geral, percebe-se que os consumidores de surfwear não são fiéis a uma marca por si própria, isto é, estão sempre buscando produtos inovadores e diferenciados. Entretanto, esta pesquisa demonstra que a marca é um elemento fundamental na definição de compra. Ela influencia a escolha dos surfistas, desde que atenda ao seu estilo de vida, ao mesmo tempo simples e arrojado. Além disso, ela funciona como forma de socialização, ou seja, ajuda a definir uma pessoa em relação às outras, sendo muito importante para a integração e o reconhecimento no grupo ao qual ela pertence. Analisando-se as características da marca consideradas mais importantes na decisão de compra dos consumidores de surfwear, conclui-se que existem alguns aspectos que devem ser priorizados para que ela possa destacar-se entre as melhores e conquistar o consumidor. Esses aspectos compreendem, além da qualidade, preço, investimentos em publicidade e propaganda, sintonia com o espírito do surfista, e fidelidade às origens do surf.iv, 116 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoMarca registradaNomes comerciaisConsumidores -PreferenciaComportamento do consumidorO valor da marca para consumidores de surfweareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL187907.pdfapplication/pdf3365832https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79430/1/187907.pdf72094b1d1eebda8908af380cc7325e4aMD51123456789/794302014-09-25 21:42:17.586oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79430Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:42:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O valor da marca para consumidores de surfweare |
title |
O valor da marca para consumidores de surfweare |
spellingShingle |
O valor da marca para consumidores de surfweare Cota, Luciana Engenharia de produção Marca registrada Nomes comerciais Consumidores - Preferencia Comportamento do consumidor |
title_short |
O valor da marca para consumidores de surfweare |
title_full |
O valor da marca para consumidores de surfweare |
title_fullStr |
O valor da marca para consumidores de surfweare |
title_full_unstemmed |
O valor da marca para consumidores de surfweare |
title_sort |
O valor da marca para consumidores de surfweare |
author |
Cota, Luciana |
author_facet |
Cota, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cota, Luciana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prado Filho, Kleber |
contributor_str_mv |
Prado Filho, Kleber |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Marca registrada Nomes comerciais Consumidores - Preferencia Comportamento do consumidor |
topic |
Engenharia de produção Marca registrada Nomes comerciais Consumidores - Preferencia Comportamento do consumidor |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-18T03:43:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-18T03:43:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
187907 |
identifier_str_mv |
187907 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
iv, 116 f.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79430/1/187907.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72094b1d1eebda8908af380cc7325e4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804953650692096 |