O valor da marca para consumidores de surfweare
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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O valor da marca para consumidores de surfweareEngenharia de produçãoMarca registradaNomes comerciaisConsumidores -PreferenciaComportamento do consumidorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A influência da marca na decisão de compra dos consumidores de surfwear é o assunto central dessa dissertação, que tem como objetivos principais identificar os fatores que determinam o comportamento de consumo dos surfistas. Esse trabalho foi realizado com 42 jovens das cidades de Curitiba e Florianópolis e foi estruturado a partir da análise do discurso dos entrevistados que avaliaram os vários produtos de surfwear disponíveis no mercado. Para realização desse estudo, foi utilizada pesquisa qualitativa, aplicando-se a técnica dos grupos de foco (focus group). Esta envolveu seis etapas: a delimitação dos objetivos, a preparação da lista de perguntas, a definição dos critérios para o recrutamento dos entrevistados, as discussões em grupo, a classificação dos dados em categorias por proximidade de idéias e a redação do relatório. De modo geral, percebe-se que os consumidores de surfwear não são fiéis a uma marca por si própria, isto é, estão sempre buscando produtos inovadores e diferenciados. Entretanto, esta pesquisa demonstra que a marca é um elemento fundamental na definição de compra. Ela influencia a escolha dos surfistas, desde que atenda ao seu estilo de vida, ao mesmo tempo simples e arrojado. Além disso, ela funciona como forma de socialização, ou seja, ajuda a definir uma pessoa em relação às outras, sendo muito importante para a integração e o reconhecimento no grupo ao qual ela pertence. Analisando-se as características da marca consideradas mais importantes na decisão de compra dos consumidores de surfwear, conclui-se que existem alguns aspectos que devem ser priorizados para que ela possa destacar-se entre as melhores e conquistar o consumidor. Esses aspectos compreendem, além da qualidade, preço, investimentos em publicidade e propaganda, sintonia com o espírito do surfista, e fidelidade às origens do surf.Florianópolis, SCPrado Filho, KleberUniversidade Federal de Santa CatarinaCota, Luciana2012-10-18T03:43:38Z2012-10-18T03:43:38Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 116 f.| il.application/pdf187907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:42:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79430Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:42:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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