Mortalidade por acidentes de trânsito em motocicletas, comparativo Joinville, Santa Catarina e Brasil de 2001 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Pedro Lamim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217543
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.
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spelling Mortalidade por acidentes de trânsito em motocicletas, comparativo Joinville, Santa Catarina e Brasil de 2001 a 2017Acidentes de transporte terrestreMotocicletasMortalidadePrevenção de acidentesSaúde públicaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.A morbimortalidade por acidentes de transporte terrestre representa um importante problema de saúde pública e também para o sistema previdenciário. O crescimento econômico observado no Brasil na primeira década deste milênio foi responsável por um aumento na frota de automotores, principalmente de motocicletas. Entretanto, esse crescimento não foi acompanhado de melhorias proporcionais nem no que tange a qualidade das vias e complementos, nem em educação de trânsito. Esses fatores associados à vulnerabilidade deste veículo culminaram com um aumento na mortalidade por acidentes em motocicletas nos anos subsequentes. O objetivo deste estudo é a descrição de vítimas fatais de acidentes em motocicletas no município de Joinville no período de 2001 a 2017, sendo realizado um paralelo entre Santa Catarina e o Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, ecológico do tipo tendência histórica. Os dados referentes à mortalidade foram obtidos através do web-sítio Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE), dados trabalhados a partir do banco do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), e os dados populacionais, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o teste de associação entre as variáveis foi utilizado o teste qui-quadrado. As taxas de mortalidade por acidentes em motocicletas foram ascendentes até 2011-2012, com valores máximos nesses anos, nos três territórios. A mortalidade proporcional por acidentes em motocicletas aumentou aproximadamente todo período e nos três territórios. Quando comparado o padrão de mortalidade entre Joinville e Brasil foi encontrado um p-valor < 0,04, já entre Joinville e SC um p-valor de 0,45. Portanto, fica evidente que o padrão de mortalidade em Joinville e Santa Catarina é estatisticamente maior que o padrão observado no Brasil. Conclui-se uma disparidade a nível regional e estadual, traduzindo um déficit nestes territórios em relação a medidas preventivas a serem instituídas para redução deste grave problema de saúde pública.Traffic accidents morbimortality remain a major concern for the public health and also for the pension system.The economic growth observed in Brazil at the first decade of this millennium was responsible for an increase of motorized vehicles fleet, mainly motorcycles. However, this increase was not followed by proportional improvements neither in roads quality, nor in traffic education. These factors associated with motorcycle vulnerability was responsible for an increase of mortality from motorcycle accidents in the posterior years. The objective of this study is the description of motorcycle accidents fatal victims on the Joinville city in the period between 2001 and 2017, done through a parallel comparison between Santa Catarina and Brazil. This is a descriptive study of a historical series. Mortality data was obtained from the website Support Room for Strategic Management (data from National Mortality Information System of the Ministry of Health), and the population data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics. Chi-squared test was used to determine the strength of the correlations among the variables. Motorcycle accidents mortality rates were upward until 2011-2012, with highest rates in these years in all territories. Relative motorcycle accidents mortality increased in the three territories, also throughout the entire studied period. When mortality rates were compared between Joinville and Brazil was obtained a p-value<0,04, yet between Joinville and Santa Catarina a p-value of 0,45. Accordingly it is evident that the mortality pattern observed in Joinville and Santa Catarina is statistically greater than Brazilian pattern. Therefore is concluded a disparity in mortality rates at municipal and estate level, which translates a deficit in preventive measures that should be established in these territories to decrease this major concern for the public health.Florianópolis, SCBotelho, Lúcio JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Pedro Lamim2020-11-10T21:29:00Z2020-11-10T21:29:00Z2020-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217543info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-11-10T21:29:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/217543Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-11-10T21:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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