Entre memórias e histórias: a formação de professores no/com o Movimento em Rede da Feira de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Araceli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249862
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
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spelling Entre memórias e histórias: a formação de professores no/com o Movimento em Rede da Feira de MatemáticaEducação científica e tecnológicaFormação continuada do professorPesquisaMatemáticaProfessores de matemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.A tese a qual este estudo procura defender é a de que os processos formativos propiciados no/com o Movimento em Rede da Feira de Matemática, contribuíram, ao longo do tempo, para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. Para tanto, tomamos como fio condutor as memórias de dezesseis professores que participaram deste Movimento ao longo da sua diacronia. Ao serem tecidos na tese, esses relatos possibilitaram um deslocamento da identificação de modelos formativos, para o apontamento de necessidades formativas, bem como a produção de outras inferências. Quer seja na produção de dados ou na análise, a pesquisa narrativa foi nossa inspiração. Ela possibilitou e instigou seguir um caminho no qual pudemos olhar para a teoria e para o social; para dentro e para fora; para o passado, presente e futuro. Permitiu ressignificar a concepção que tínhamos sobre fazer pesquisa, apresentando-nos uma possibilidade de pesquisar com, bem como de apresentar uma história. Isto posto, ao longo de três capítulos contamos uma história, analisamos e colocamos em destaque os aspectos nos quais este espaço pode ter contribuído para a formação dos professores envolvidos, em diálogo com referenciais teóricos e documentos correlatos. Nossas análises permitiram fazer algumas considerações, com base na evidência da mobilização de processos formativos: relacionados à formação de um professor que coopera, que compartilha com o outro, que se forma com o outro; ligados à formação do pedagogo como professor que ensina Matemática; que aliam ensino e formação de professores e que incluem os alunos; insubordinados criativos que provocam mudança em termos de cultura profissional docente, cultura de formação em serviço; que proporcionam movimentos de escrita; que colocam o saber da ?experiência? em destaque. Outro ponto que adentrou a pesquisa foi a avaliação, com destaque a avaliação dos trabalhos expostos, como um afazer que mobiliza, de forma transversal, alguns dos processos formativos elencados e que podem ser ora contributivos ora impeditivos de uma formação próxima a uma perspectiva crítica. Por fim, defendemos a articulação da formação de professores, via tais processos, com um olhar para o que ocorre dentro das salas de aula. Caso essa seja a utopia, algumas reflexões se fazem necessárias, dentre as quais a fragilidade deste espaço no sentido de possibilitar condições de discussão sobre aspectos que perpassam: a meritocracia; as políticas públicas; os processos democráticos; a resistência à teorização; a dicotomia teoria e prática; as condições do trabalho docente; a ocupação de diferentes espaços formativos concomitantes; o protagonismo do professor; a constituição de uma comunidade de educadores matemáticos; e os conteúdos e metodologias envolvidas.Abstract: The thesis that this study seeks to defend is that the training processes provided in/with the Movimento em Rede da Feira de Matemática contributed over time to the continuing education of teachers who teach Mathematics. To this end, we take as our main thread the memories of sixteen teachers who participated in this Movement throughout its diachrony. When woven into the thesis, these reports allowed us to shift from the identification of training models to the pointing of training needs, as well as the production of other inferences. Whether in data production or analysis, narrative research was our inspiration. It enabled us and instigated us to follow a path in which we could look at theory and the social; inward and outward; past, present and future. It allowed us to re-signify the conception we had about doing research, presenting us a possibility to research with, as well as to present a story. That said, over three chapters we tell a story, analyze and highlight the aspects in which this space may have contributed to the training of the teachers involved, in dialogue with theoretical references and related documents. Our analyses allowed us to make some considerations, based on the mobilization's evidence of training processes: related to the formation of a teacher who cooperates, who shares with the other; linked to the training of the pedagogue as a teacher who teaches Mathematics; that combine teaching and teacher training and that include students; creative insubordinates who cause change in terms of professional teaching culture, in-service training culture; that provide writing movements; that put the knowledge of ?experience? in focus. Another point that entered the research was the evaluation, especially the evaluation of the works exposed, as a task that mobilizes, in a transversal way, some of the listed training processes and that can be either contributory or impediments to a training close to a critical perspective. Finally, we defend the articulation of teacher education, through such processes, with a look at what occurs within the classrooms. In case this is utopia, some reflections are necessary, among which the fragility of this space in order to enable conditions of discussion on aspects that permeate: meritocracy; public policies; democratic processes; resistance to theorizing; the theory and practice dichotomy; the conditions of teaching work; the occupation of different concomitant training spaces; the teacher's protagonism; the constitution of a community of mathematical educators; and the contents and methodologies involved.Grando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Araceli2023-09-01T13:05:00Z2023-09-01T13:05:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis208 p.| il.application/pdf382723https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249862porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:05:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249862Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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