A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822
Resumo: Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248
id UFSC_6727395770bef004663f84305178cd44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160822
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.Formação inicial dos professores de matemáticaFormação contínua dos professores de matemáticaEnsino de geometriaDisponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248A pesquisa apresentada está inserida numa pesquisa maior cujo problema de investigação era identificar contribuições que o uso da ferramenta informática CABRI-GEOMETRE II pode trazer para a formação do professor de Matemática. A metodologia utilizada baseou-se na prática de investigação segundo o modelo interpretativo (PÉREZ GÓMEZ, 1998). Desenvolvemos dois projetos: um com professores de Matemática em exercício e outro com alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Neste artigo, analisaremos o papel do trabalho coletivo nos projetos. A pesquisa concluiu que a força adquirida com o trabalho coletivo e a riqueza de discussões que surgiram no decorrer dos projetos, alimentada pelas vivências, experiências e conhecimentos de cada participante, foram os elementos determinantes para o desenvolvimento dos dois projetos, tanto o permanente como o inicial. Os projetos favoreceram a troca de conhecimentos tanto do ponto de vista teórico como prático, que correspondem aos elementos essenciais para a construção e reconstrução do conhecimento pedagógico especializado (IMBERNÓN, 1998).Revista de Educação (Campinas)2016-04-19T22:02:56Z2016-04-19T22:02:56Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:02:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160822Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:02:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
title A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
spellingShingle A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
Leme da Silva, Maria Célia
Formação inicial dos professores de matemática
Formação contínua dos professores de matemática
Ensino de geometria
title_short A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
title_full A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
title_fullStr A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
title_full_unstemmed A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
title_sort A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática.
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial dos professores de matemática
Formação contínua dos professores de matemática
Ensino de geometria
topic Formação inicial dos professores de matemática
Formação contínua dos professores de matemática
Ensino de geometria
description Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/265/248
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-04-19T22:02:56Z
2016-04-19T22:02:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C. . A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de Matemática. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. no 18, n.junho/2005, p. 99-106, 2005.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Educação (Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Educação (Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652386158247936