Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_d0ac318f42c7a971ff4e37285fd970fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196374 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSCEJAAcolhimentoPrincípio educativoFormação de professoreTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende sujeitos geralmente oriundos das classes populares e que muitas vezes trazem consigo marcas de fracasso, violência e sentimentos de inferioridade. Diante disso, a pesquisa busca perceber na prática pedagógica de duas professoras do Primeiro Segmento de Alfabetização do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) qual a relação do acolhimento como princípio educativo com a permanência e a aprendizagem das 11 estudantes matriculadas nessa turma. Busca também discutir a pouca visibilidade dada à EJA nos cursos de formação inicial e continuada de professores, o que acaba contribuindo para a pouca valoração social e política dessa modalidade de ensino e para uma formação superficial de professores, visto que não forma educadores para atuar em todas as modalidades de ensino. A metodologia da pesquisa foi a de observação participante, com a pesquisadora acompanhando as aulas no NETI durante três meses. A pesquisa é do tipo qualitativa, e para a sua materialidade, foram usados instrumentos de investigação etnográficos. Os resultados da pesquisa apontam para a essencialidade do acolhimento como princípio educativo na EJA e para uma mudança nos cursos de formação de professores, possibilitando à EJA tomar assento junto às outras modalidades de ensino.Florianópolis, SCLaffin, Maria Hermínia Lage FernandesAbreu., Anderson Carlos Santos deUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Maria Aparecida2019-05-29T20:34:26Z2019-05-29T20:34:26Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T20:34:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196374Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T20:34:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC |
title |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC |
spellingShingle |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC Pereira, Maria Aparecida EJA Acolhimento Princípio educativo Formação de professore |
title_short |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC |
title_full |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC |
title_fullStr |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC |
title_full_unstemmed |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC |
title_sort |
Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC |
author |
Pereira, Maria Aparecida |
author_facet |
Pereira, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes Abreu., Anderson Carlos Santos de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Acolhimento Princípio educativo Formação de professore |
topic |
EJA Acolhimento Princípio educativo Formação de professore |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T20:34:26Z 2019-05-29T20:34:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652064759218176 |