Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_d0ac318f42c7a971ff4e37285fd970fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196374
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSCEJAAcolhimentoPrincípio educativoFormação de professoreTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende sujeitos geralmente oriundos das classes populares e que muitas vezes trazem consigo marcas de fracasso, violência e sentimentos de inferioridade. Diante disso, a pesquisa busca perceber na prática pedagógica de duas professoras do Primeiro Segmento de Alfabetização do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) qual a relação do acolhimento como princípio educativo com a permanência e a aprendizagem das 11 estudantes matriculadas nessa turma. Busca também discutir a pouca visibilidade dada à EJA nos cursos de formação inicial e continuada de professores, o que acaba contribuindo para a pouca valoração social e política dessa modalidade de ensino e para uma formação superficial de professores, visto que não forma educadores para atuar em todas as modalidades de ensino. A metodologia da pesquisa foi a de observação participante, com a pesquisadora acompanhando as aulas no NETI durante três meses. A pesquisa é do tipo qualitativa, e para a sua materialidade, foram usados instrumentos de investigação etnográficos. Os resultados da pesquisa apontam para a essencialidade do acolhimento como princípio educativo na EJA e para uma mudança nos cursos de formação de professores, possibilitando à EJA tomar assento junto às outras modalidades de ensino.Florianópolis, SCLaffin, Maria Hermínia Lage FernandesAbreu., Anderson Carlos Santos deUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Maria Aparecida2019-05-29T20:34:26Z2019-05-29T20:34:26Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T20:34:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196374Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T20:34:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
title Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
spellingShingle Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
Pereira, Maria Aparecida
EJA
Acolhimento
Princípio educativo
Formação de professore
title_short Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
title_full Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
title_fullStr Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
title_full_unstemmed Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
title_sort Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade - NETI/UFSC
author Pereira, Maria Aparecida
author_facet Pereira, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Abreu., Anderson Carlos Santos de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Acolhimento
Princípio educativo
Formação de professore
topic EJA
Acolhimento
Princípio educativo
Formação de professore
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T20:34:26Z
2019-05-29T20:34:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652064759218176