Relação entre autoeficácia acadêmica, comportamento exploratório, suporte parental para o desenvolvimento de carreira e desempenho acadêmico em alunos do ensino médio técnico de SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178579 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar os níveis e as relações entre a autoeficácia acadêmica, o comportamento exploratório, o suporte parental para o desenvolvimento de carreira e o desempenho acadêmico em estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico de quatro campi de Institutos Federais localizados em Santa Catarina. Essas variáveis são amplamente descritas na literatura internacional como favorecedoras do desenvolvimento de carreira neste período de transição da escola para o trabalho, da adolescência para a adultez jovem e ao mundo do trabalho/universidade. As hipóteses iniciais são que as variáveis de carreira têm relação com a variável desempenho acadêmico, que são as notas obtidas pelos alunos nas instituições, e que as alunas possuem maior comportamento exploratório e melhor desempenho acadêmico do que os alunos do sexo masculino. Participaram do estudo 477 estudantes (62,75% de mulheres) a partir do 2º ano de oito cursos diferentes, e os instrumentos e materiais utilizados foram os seguintes: Escala de Autoeficácia Acadêmica; Escala de Exploração Vocacional para Estudantes do Ensino Médio; Escala de Suporte Parental para o Desenvolvimento de Carreira (Career-related Parent Support Scale) e levantamento das notas dos alunos para medir o desempenho acadêmico geral. A coleta dos dados aconteceu em sala de aula, com duração média de 40 minutos. Os resultados corroboraram parcialmente as hipóteses iniciais, de que há relações moderadas de r=.316 e r=.225 entre as dimensões autoeficácia para aprender e encorajamento verbal com as notas dos estudantes, e alunas têm maior exploração vocacional total (x²=2,936; gl=445; p<0,01), do ambiente (x²=2,762; gl=461; p<0,01) e de si (x²=2,973; gl=459; p<0,01) do que os alunos do sexo masculino, bem como obtêm maiores notas (x²=5,651; gl=477; p<0,001). Análises de regressão indicaram que a dimensão autoeficácia para aprender explica 10% da variância das notas. A influência do sexo, do curso frequentado e dos elementos estruturais da família são discutidos. Os resultados permitiram identificar os níveis das variáveis de carreira que os alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico possuem, bem como a importância do desenvolvimento das crenças de autoeficácia acadêmicas, de atividades exploratórias de carreira e do suporte parental com alunos dessa modalidade de ensino.<br> |
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Relação entre autoeficácia acadêmica, comportamento exploratório, suporte parental para o desenvolvimento de carreira e desempenho acadêmico em alunos do ensino médio técnico de SCPsicologiaEstudantesAspectos psicológicosAutoeficiênciaEnsino técnicoEste estudo tem como objetivo identificar os níveis e as relações entre a autoeficácia acadêmica, o comportamento exploratório, o suporte parental para o desenvolvimento de carreira e o desempenho acadêmico em estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico de quatro campi de Institutos Federais localizados em Santa Catarina. Essas variáveis são amplamente descritas na literatura internacional como favorecedoras do desenvolvimento de carreira neste período de transição da escola para o trabalho, da adolescência para a adultez jovem e ao mundo do trabalho/universidade. As hipóteses iniciais são que as variáveis de carreira têm relação com a variável desempenho acadêmico, que são as notas obtidas pelos alunos nas instituições, e que as alunas possuem maior comportamento exploratório e melhor desempenho acadêmico do que os alunos do sexo masculino. Participaram do estudo 477 estudantes (62,75% de mulheres) a partir do 2º ano de oito cursos diferentes, e os instrumentos e materiais utilizados foram os seguintes: Escala de Autoeficácia Acadêmica; Escala de Exploração Vocacional para Estudantes do Ensino Médio; Escala de Suporte Parental para o Desenvolvimento de Carreira (Career-related Parent Support Scale) e levantamento das notas dos alunos para medir o desempenho acadêmico geral. A coleta dos dados aconteceu em sala de aula, com duração média de 40 minutos. Os resultados corroboraram parcialmente as hipóteses iniciais, de que há relações moderadas de r=.316 e r=.225 entre as dimensões autoeficácia para aprender e encorajamento verbal com as notas dos estudantes, e alunas têm maior exploração vocacional total (x²=2,936; gl=445; p<0,01), do ambiente (x²=2,762; gl=461; p<0,01) e de si (x²=2,973; gl=459; p<0,01) do que os alunos do sexo masculino, bem como obtêm maiores notas (x²=5,651; gl=477; p<0,001). Análises de regressão indicaram que a dimensão autoeficácia para aprender explica 10% da variância das notas. A influência do sexo, do curso frequentado e dos elementos estruturais da família são discutidos. Os resultados permitiram identificar os níveis das variáveis de carreira que os alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico possuem, bem como a importância do desenvolvimento das crenças de autoeficácia acadêmicas, de atividades exploratórias de carreira e do suporte parental com alunos dessa modalidade de ensino.<br>Abstract : This study aims at identifying the levels and relationships between academic self-efficacy, exploratory behavior, parental support for career development and academic performance of technical high school students of four campi of Federal Institutes of Education, Science and Technology located in the state of Santa Catarina (Brazil). These variables are widely described in the international literature as important to career development during the school-to-work transition, from adolescence to young adulthood and to the world of work and university. The initial hypotheses are that the career variables are related to the variable academic performance, i.e. the grades earned by the students in high school, and that female students have higher exploratory behavior and better academic performance than male students. 477 students (62,75% female students) from the second year of eight different courses participated in the study. The instruments and materials used were: Academic Self-efficacy Scale; Vocational Exploration Scale for High School Students; Career-related Parent Support Scale and students´ grades to measure overall academic performance. The data were collected in the classrooms, with an average duration of 40 minutes. The results partially corroborate the initial hypotheses that there are moderate relationships of r=.316 and r=.225 between the dimensions of self-efficacy to learn and verbal encouragement with students' grades, and female students have greater total vocational exploration (x²=2,936; df=445; p<0,01), environment vocational exploration (x²=2,762; df=461; p<0,01) and self vocational exploration (x²=2,973; df=459; p<.0,01) than male students, as well as female students have higher grades (x²=5,651; df=477; p<0,001). Regression analyses indicated that the dimension self-efficacy to learn explains 10% of the variance of the grades. The influence of the sex of the students, the course attended and the structural elements of the families are discussed. The results allowed to identify the levels of the career variables that the technical high school students have, as well as the importance of developing the beliefs of academic self-efficacy, exploratory career activities and parental support with students of this technical degree program.Bardagi, Marúcia PattaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Tiago Fernandes2017-08-22T04:18:52Z2017-08-22T04:18:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il., tabs.application/pdf347920https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178579porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-22T04:18:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178579Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-22T04:18:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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