Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Marco Antonio Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135653
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
id UFSC_d10ad5544d70b71a8f5f26c5cac5d01c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135653
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process managementEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalGerenciamento de processos de negócioDesenvolvimento organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.Não obstante o grande número e a maturidade dos modelos de gestão do conhecimento, a literatura aponta que várias iniciativas nessa área não têm gerado os benefícios esperados pelas organizações. Alguns estudos indicam que isso decorre da desconexão entre os processos de conhecimento (identificar, criar, compartilhar, aplicar e avaliar) e os processos de negócio, compostos pelas atividades críticas à consecução dos objetivos de negócio e estratégicos. Por outro lado, pesquisas destacam a crescente orientação por processos de negócio nos ambientes corporativos, tanto de organizações privadas como públicas. Essa tendência na área de gestão deve-se ao fato de ser por meio dos processos de negócio que, de fato, as organizações concebem, desenvolvem e entregam produtos e serviços a clientes e mercados. Assim, é cada vez maior a adoção do gerenciamento de processos de negócio como princípio de gestão, pois o conhecimento organizacional de alto valor tende a convergir para esses modelos organizacionais. Sob essa perspectiva, esta pesquisa propõe-se a construir um modelo que considera que os processos de conhecimento são parte integrante dos processos de negócio, com base na integração entre gestão do conhecimento e gerenciamento de processos de negócio. Para isso, foram desenvolvidas proposições preliminares de pesquisas que foram cotejadas por meio de um estudo de caso único, complementado por entrevistas com gestores e pessoas envolvidas com processos de negócio, no âmbito de uma empresa pública de grande porte. Os resultados desta pesquisa reforçam estudos científicos anteriores, que argumentam que um modelo dessa natureza é consistente e desejável, para que as organizações possam, efetivamente, obter os benefícios proporcionados pela gestão do conhecimento.<br>Abstract : Despite the large number and maturity of the models of knowledge management, the literature indicates that a number of initiatives in this area have not generated the expected benefits for organizations. Some studies indicate that this is due to disconnection between knowledge processes (identify, create, share, implement and evaluate) and business processes, comprise the critical activities to the achievement of business and strategic objectives. On the other hand, studies highlight the increasing orientation for business processes in enterprise environments, from both private and public organizations. This trend in the management area is due to the fact that through the business processes that in fact the organizations conceive, develop and deliver products and services to customers and markets. Thus, it is increasing the adoption of the management of business processes as management principle, because the organizational knowledge of high value tends to converge on these organizational models. From this perspective, this research proposes to build a model that considers the knowledge processes are an integral part of business processes, based on the integration of knowledge management and business processes management. Therefore, preliminary research proposals were developed which were compared through a single case study, supplemented by interviews with managers and people involved in business processes, in the large public company context. Research results reinforce previous scientific studies that argue that a model of this kind is consistent and desirable, so that organizations can effectively obtain the benefits provided by knowledge management.Bastos, Lia CaetanoDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaSena, Marco Antonio Cardoso2015-10-20T03:09:55Z2015-10-20T03:09:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 p.| il., grafs.application/pdf335056https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135653porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
title Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
spellingShingle Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
Sena, Marco Antonio Cardoso
Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Gerenciamento de processos de negócio
Desenvolvimento organizacional
title_short Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
title_full Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
title_fullStr Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
title_full_unstemmed Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
title_sort Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management
author Sena, Marco Antonio Cardoso
author_facet Sena, Marco Antonio Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Lia Caetano
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Marco Antonio Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Gerenciamento de processos de negócio
Desenvolvimento organizacional
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Gerenciamento de processos de negócio
Desenvolvimento organizacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20T03:09:55Z
2015-10-20T03:09:55Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 335056
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135653
identifier_str_mv 335056
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652045833469952