INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: BASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa Cararina, DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462
Resumo: Não obstante ao grande número de modelos de gestão do conhecimento encontrados na literatura, vários programas nessa área, na última década, não entregaram os benefícios esperados pelas organizações, devido à desconexão entre os processos de conhecimento (identificar, criar, compartilhar, aplicar e avaliar) e o que constitui as atividades críticas à consecução dos objetivos de negócio e estratégicos. Por outro lado, estudos apontam que é crescente a orientação por processos de negócio nos ambientes corporativos, tanto de organizações privadas como públicas. Essa tendência na área de gestão deve-se ao fato de ser por meio dos processos de negócio que de fato as organizações concebem, desenvolvem e entregam produtos e serviços a clientes. Logo, para esses modelos organizacionais tendem a convergir as atividades, o conhecimento e todos os recursos críticos para os negócios de uma organização. Dessa forma, é cada vez maior a adoção do gerenciamento de processos de negócio como princípio de gestão. Nesse sentido, este artigo propõe-se a construir um modelo de incorporação dos processos de conhecimento nas rotinas de trabalho organizacionais, com base na integração entre gestão do conhecimento e gerenciamento de processos de negócio. Para isso, formularam-se proposições de pesquisas que foram investigadas por meio de um estudo de caso único, complementado por entrevistas com gestores e especialistas envolvidos com processos de negócio, no âmbito de uma empresa pública de grande porte. Os resultados contribuem com outras pesquisas no sentido de que a integração entre GC e BPM pode proporcionar várias facilidades com relação aos processos de conhecimento.
id UVRV-2_8ab408c1670bf6429878ed6c16d7abcd
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1462
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462Administração e GestãoGestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo.Gestão do conhecimentoNão obstante ao grande número de modelos de gestão do conhecimento encontrados na literatura, vários programas nessa área, na última década, não entregaram os benefícios esperados pelas organizações, devido à desconexão entre os processos de conhecimento (identificar, criar, compartilhar, aplicar e avaliar) e o que constitui as atividades críticas à consecução dos objetivos de negócio e estratégicos. Por outro lado, estudos apontam que é crescente a orientação por processos de negócio nos ambientes corporativos, tanto de organizações privadas como públicas. Essa tendência na área de gestão deve-se ao fato de ser por meio dos processos de negócio que de fato as organizações concebem, desenvolvem e entregam produtos e serviços a clientes. Logo, para esses modelos organizacionais tendem a convergir as atividades, o conhecimento e todos os recursos críticos para os negócios de uma organização. Dessa forma, é cada vez maior a adoção do gerenciamento de processos de negócio como princípio de gestão. Nesse sentido, este artigo propõe-se a construir um modelo de incorporação dos processos de conhecimento nas rotinas de trabalho organizacionais, com base na integração entre gestão do conhecimento e gerenciamento de processos de negócio. Para isso, formularam-se proposições de pesquisas que foram investigadas por meio de um estudo de caso único, complementado por entrevistas com gestores e especialistas envolvidos com processos de negócio, no âmbito de uma empresa pública de grande porte. Os resultados contribuem com outras pesquisas no sentido de que a integração entre GC e BPM pode proporcionar várias facilidades com relação aos processos de conhecimento.ABECEmpresa Brasileira de Correios e TelégrafosUniversidade Corporativa dos CorreiosSENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa CararinaBASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa CararinaDANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/146210.5892/ruvrd.v12i2.1462Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 364-3742236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462/pdf_218http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1462/13610.5892/ruvrd.v12i2.1462.g150810.5892/ruvrd.v12i2.1462.s136Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:06Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1462Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:06.667213Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
title INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
spellingShingle INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina
Administração e Gestão
Gestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo.
Gestão do conhecimento
title_short INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
title_full INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
title_fullStr INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
title_full_unstemmed INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
title_sort INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
author SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina
author_facet SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina
BASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa Cararina
DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina
author_role author
author2 BASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa Cararina
DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Universidade Corporativa dos Correios
dc.contributor.author.fl_str_mv SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina
BASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa Cararina
DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina
dc.subject.por.fl_str_mv Administração e Gestão
Gestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo.
Gestão do conhecimento
topic Administração e Gestão
Gestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo.
Gestão do conhecimento
description Não obstante ao grande número de modelos de gestão do conhecimento encontrados na literatura, vários programas nessa área, na última década, não entregaram os benefícios esperados pelas organizações, devido à desconexão entre os processos de conhecimento (identificar, criar, compartilhar, aplicar e avaliar) e o que constitui as atividades críticas à consecução dos objetivos de negócio e estratégicos. Por outro lado, estudos apontam que é crescente a orientação por processos de negócio nos ambientes corporativos, tanto de organizações privadas como públicas. Essa tendência na área de gestão deve-se ao fato de ser por meio dos processos de negócio que de fato as organizações concebem, desenvolvem e entregam produtos e serviços a clientes. Logo, para esses modelos organizacionais tendem a convergir as atividades, o conhecimento e todos os recursos críticos para os negócios de uma organização. Dessa forma, é cada vez maior a adoção do gerenciamento de processos de negócio como princípio de gestão. Nesse sentido, este artigo propõe-se a construir um modelo de incorporação dos processos de conhecimento nas rotinas de trabalho organizacionais, com base na integração entre gestão do conhecimento e gerenciamento de processos de negócio. Para isso, formularam-se proposições de pesquisas que foram investigadas por meio de um estudo de caso único, complementado por entrevistas com gestores e especialistas envolvidos com processos de negócio, no âmbito de uma empresa pública de grande porte. Os resultados contribuem com outras pesquisas no sentido de que a integração entre GC e BPM pode proporcionar várias facilidades com relação aos processos de conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462
10.5892/ruvrd.v12i2.1462
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i2.1462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462/pdf_218
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1462/136
10.5892/ruvrd.v12i2.1462.g1508
10.5892/ruvrd.v12i2.1462.s136
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 364-374
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198112530432