INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462 |
Resumo: | Não obstante ao grande número de modelos de gestão do conhecimento encontrados na literatura, vários programas nessa área, na última década, não entregaram os benefícios esperados pelas organizações, devido à desconexão entre os processos de conhecimento (identificar, criar, compartilhar, aplicar e avaliar) e o que constitui as atividades críticas à consecução dos objetivos de negócio e estratégicos. Por outro lado, estudos apontam que é crescente a orientação por processos de negócio nos ambientes corporativos, tanto de organizações privadas como públicas. Essa tendência na área de gestão deve-se ao fato de ser por meio dos processos de negócio que de fato as organizações concebem, desenvolvem e entregam produtos e serviços a clientes. Logo, para esses modelos organizacionais tendem a convergir as atividades, o conhecimento e todos os recursos críticos para os negócios de uma organização. Dessa forma, é cada vez maior a adoção do gerenciamento de processos de negócio como princípio de gestão. Nesse sentido, este artigo propõe-se a construir um modelo de incorporação dos processos de conhecimento nas rotinas de trabalho organizacionais, com base na integração entre gestão do conhecimento e gerenciamento de processos de negócio. Para isso, formularam-se proposições de pesquisas que foram investigadas por meio de um estudo de caso único, complementado por entrevistas com gestores e especialistas envolvidos com processos de negócio, no âmbito de uma empresa pública de grande porte. Os resultados contribuem com outras pesquisas no sentido de que a integração entre GC e BPM pode proporcionar várias facilidades com relação aos processos de conhecimento. |
id |
UVRV-2_8ab408c1670bf6429878ed6c16d7abcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1462 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462Administração e GestãoGestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo.Gestão do conhecimentoNão obstante ao grande número de modelos de gestão do conhecimento encontrados na literatura, vários programas nessa área, na última década, não entregaram os benefícios esperados pelas organizações, devido à desconexão entre os processos de conhecimento (identificar, criar, compartilhar, aplicar e avaliar) e o que constitui as atividades críticas à consecução dos objetivos de negócio e estratégicos. Por outro lado, estudos apontam que é crescente a orientação por processos de negócio nos ambientes corporativos, tanto de organizações privadas como públicas. Essa tendência na área de gestão deve-se ao fato de ser por meio dos processos de negócio que de fato as organizações concebem, desenvolvem e entregam produtos e serviços a clientes. Logo, para esses modelos organizacionais tendem a convergir as atividades, o conhecimento e todos os recursos críticos para os negócios de uma organização. Dessa forma, é cada vez maior a adoção do gerenciamento de processos de negócio como princípio de gestão. Nesse sentido, este artigo propõe-se a construir um modelo de incorporação dos processos de conhecimento nas rotinas de trabalho organizacionais, com base na integração entre gestão do conhecimento e gerenciamento de processos de negócio. Para isso, formularam-se proposições de pesquisas que foram investigadas por meio de um estudo de caso único, complementado por entrevistas com gestores e especialistas envolvidos com processos de negócio, no âmbito de uma empresa pública de grande porte. Os resultados contribuem com outras pesquisas no sentido de que a integração entre GC e BPM pode proporcionar várias facilidades com relação aos processos de conhecimento.ABECEmpresa Brasileira de Correios e TelégrafosUniversidade Corporativa dos CorreiosSENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa CararinaBASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa CararinaDANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/146210.5892/ruvrd.v12i2.1462Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 364-3742236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462/pdf_218http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1462/13610.5892/ruvrd.v12i2.1462.g150810.5892/ruvrd.v12i2.1462.s136Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:06Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1462Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:06.667213Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
title |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
spellingShingle |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina Administração e Gestão Gestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo. Gestão do conhecimento |
title_short |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
title_full |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
title_fullStr |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
title_full_unstemmed |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
title_sort |
INCORPORAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ROTINAS DE TRABALHO ORGANIZACIONAIS: UM MODELO DE APLICAÇÃO FUNDAMENTADO NA INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E BUSINESS PROCESS MANAGEMENTdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
author |
SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina |
author_facet |
SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina BASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa Cararina DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina |
author_role |
author |
author2 |
BASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa Cararina DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Universidade Corporativa dos Correios |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SENA, Marco Antonio Cardoso; Universidade Federal de Santa Cararina BASTOS, Lia Caetano; Universidade Federal de Santa Cararina DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; Universidade Federal de Santa Cararina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração e Gestão Gestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo. Gestão do conhecimento |
topic |
Administração e Gestão Gestão do Conhecimento. Gerenciamento de Processos de Negócio. Integração. Negócio. Modelo. Gestão do conhecimento |
description |
Não obstante ao grande número de modelos de gestão do conhecimento encontrados na literatura, vários programas nessa área, na última década, não entregaram os benefícios esperados pelas organizações, devido à desconexão entre os processos de conhecimento (identificar, criar, compartilhar, aplicar e avaliar) e o que constitui as atividades críticas à consecução dos objetivos de negócio e estratégicos. Por outro lado, estudos apontam que é crescente a orientação por processos de negócio nos ambientes corporativos, tanto de organizações privadas como públicas. Essa tendência na área de gestão deve-se ao fato de ser por meio dos processos de negócio que de fato as organizações concebem, desenvolvem e entregam produtos e serviços a clientes. Logo, para esses modelos organizacionais tendem a convergir as atividades, o conhecimento e todos os recursos críticos para os negócios de uma organização. Dessa forma, é cada vez maior a adoção do gerenciamento de processos de negócio como princípio de gestão. Nesse sentido, este artigo propõe-se a construir um modelo de incorporação dos processos de conhecimento nas rotinas de trabalho organizacionais, com base na integração entre gestão do conhecimento e gerenciamento de processos de negócio. Para isso, formularam-se proposições de pesquisas que foram investigadas por meio de um estudo de caso único, complementado por entrevistas com gestores e especialistas envolvidos com processos de negócio, no âmbito de uma empresa pública de grande porte. Os resultados contribuem com outras pesquisas no sentido de que a integração entre GC e BPM pode proporcionar várias facilidades com relação aos processos de conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462 10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i2.1462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1462/pdf_218 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1462/136 10.5892/ruvrd.v12i2.1462.g1508 10.5892/ruvrd.v12i2.1462.s136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 364-374 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051198112530432 |