Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
id |
UFSC_d1218a187df2f2832a1840214bf3b9fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88312 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internetAdministraçãoAutomoveis -ComercioComércio eletrônicoMotivação (Psicologia)Processo decisorioComportamento do consumidorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoO presente trabalho refere-se ao tema comportamento do consumidor, cujo estudo consiste na averiguação dos processos ocorridos quando indivíduos ou grupos mobilizam-se para a satisfação de necessidades. Concentra-se nas compras de automóveis realizadas pela Internet e objetiva a averiguação do papel da Internet na racionalização do fator psicológico motivação, considerando-se um processo racional de decisão de compra. A perspectiva racional do processo de decisão de compra presume que sejam executadas cinco etapas, sendo estas: reconhecimento da necessidade, busca de informações, análise das alternativas, seleção da alternativa e resultado final. O fator motivação está inserido no contexto das características psicológicas, fortemente influenciadoras das compras dos consumidores. A questão da racionalização se faz presente no estudo não apenas através da perspectiva racional do processo de decisão de compra, mas também pela existência de elementos cognitivos de motivação dissonantes, os quais requerem um esforço racionalizante por parte do indivíduo. A adoção da metodologia de estudo de campo possibilita uma abordagem qualitativa dos sujeitos e encaminha para uma análise de conteúdo pautada em categorias e subcategorias de análise. Justifica-se o estudo pela relevância da indústria automobilística na economia nacional e pela evolução crescente e rápida dos negócios pela Internet no país. Dentre os resultados obtidos, verificam-se fatores motivantes diversos, em cada uma das etapas do processo racional de decisão de compra. Observa-se, também, que alguns fatores de motivação encontram-se dissonantes na realidade em questão e que a Internet não participa na sua racionalização.Florianópolis, SCPereira, Mauricio FernandesMussi, Carlos WolowskiUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Ana Claudia2012-10-22T07:36:37Z2012-10-22T07:36:37Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225815http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:39:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:39:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet |
title |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet |
spellingShingle |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet Ferreira, Ana Claudia Administração Automoveis - Comercio Comércio eletrônico Motivação (Psicologia) Processo decisorio Comportamento do consumidor |
title_short |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet |
title_full |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet |
title_fullStr |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet |
title_full_unstemmed |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet |
title_sort |
Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet |
author |
Ferreira, Ana Claudia |
author_facet |
Ferreira, Ana Claudia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Mauricio Fernandes Mussi, Carlos Wolowski Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Automoveis - Comercio Comércio eletrônico Motivação (Psicologia) Processo decisorio Comportamento do consumidor |
topic |
Administração Automoveis - Comercio Comércio eletrônico Motivação (Psicologia) Processo decisorio Comportamento do consumidor |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T07:36:37Z 2012-10-22T07:36:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
225815 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312 |
identifier_str_mv |
225815 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652047219687424 |