Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Claudia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
id UFSC_d1218a187df2f2832a1840214bf3b9fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88312
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internetAdministraçãoAutomoveis -ComercioComércio eletrônicoMotivação (Psicologia)Processo decisorioComportamento do consumidorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoO presente trabalho refere-se ao tema comportamento do consumidor, cujo estudo consiste na averiguação dos processos ocorridos quando indivíduos ou grupos mobilizam-se para a satisfação de necessidades. Concentra-se nas compras de automóveis realizadas pela Internet e objetiva a averiguação do papel da Internet na racionalização do fator psicológico motivação, considerando-se um processo racional de decisão de compra. A perspectiva racional do processo de decisão de compra presume que sejam executadas cinco etapas, sendo estas: reconhecimento da necessidade, busca de informações, análise das alternativas, seleção da alternativa e resultado final. O fator motivação está inserido no contexto das características psicológicas, fortemente influenciadoras das compras dos consumidores. A questão da racionalização se faz presente no estudo não apenas através da perspectiva racional do processo de decisão de compra, mas também pela existência de elementos cognitivos de motivação dissonantes, os quais requerem um esforço racionalizante por parte do indivíduo. A adoção da metodologia de estudo de campo possibilita uma abordagem qualitativa dos sujeitos e encaminha para uma análise de conteúdo pautada em categorias e subcategorias de análise. Justifica-se o estudo pela relevância da indústria automobilística na economia nacional e pela evolução crescente e rápida dos negócios pela Internet no país. Dentre os resultados obtidos, verificam-se fatores motivantes diversos, em cada uma das etapas do processo racional de decisão de compra. Observa-se, também, que alguns fatores de motivação encontram-se dissonantes na realidade em questão e que a Internet não participa na sua racionalização.Florianópolis, SCPereira, Mauricio FernandesMussi, Carlos WolowskiUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Ana Claudia2012-10-22T07:36:37Z2012-10-22T07:36:37Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225815http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:39:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:39:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
title Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
spellingShingle Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
Ferreira, Ana Claudia
Administração
Automoveis -
Comercio
Comércio eletrônico
Motivação (Psicologia)
Processo decisorio
Comportamento do consumidor
title_short Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
title_full Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
title_fullStr Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
title_full_unstemmed Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
title_sort Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet
author Ferreira, Ana Claudia
author_facet Ferreira, Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mauricio Fernandes
Mussi, Carlos Wolowski
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Automoveis -
Comercio
Comércio eletrônico
Motivação (Psicologia)
Processo decisorio
Comportamento do consumidor
topic Administração
Automoveis -
Comercio
Comércio eletrônico
Motivação (Psicologia)
Processo decisorio
Comportamento do consumidor
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T07:36:37Z
2012-10-22T07:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 225815
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312
identifier_str_mv 225815
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047219687424