Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160851
Resumo: Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/17750/pdf
id UFSC_d1c0fe540e14ef400092d451804125f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160851
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.Educação matemáticaArtiméticaHistória da educação matemáticaDisponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/17750/pdfO texto analisa as mudanças do ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais e expõem resultados de investigações que vêm sendo realizadas pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Em especial, o trabalho centraliza suas atenções na Aritmética escolar, rubrica mais própria para designar a presença da matemática nos primeiros anos de ensino. O estudo adota como referencial teórico -metodológico a História Cultural ,a partir de autores como Roger Chartier. O texto ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas esc olares, empreendidas por André Chervel e Thomas Popkewitz. A narrativa histórica sobre a Aritmética escolar desde o final do século XIX até os dias atuais permite problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores.Educação Matemática Pesquisa (Online)2016-04-19T22:10:13Z2016-04-19T22:10:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C. ; VALENTE, W. R. . Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 837-855, 2013.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160851Leme da Silva, Maria CéliaValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:10:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160851Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:10:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
title Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
spellingShingle Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
Leme da Silva, Maria Célia
Educação matemática
Artimética
História da educação matemática
title_short Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
title_full Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
title_fullStr Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
title_full_unstemmed Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
title_sort Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Artimética
História da educação matemática
topic Educação matemática
Artimética
História da educação matemática
description Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/17750/pdf
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-04-19T22:10:13Z
2016-04-19T22:10:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C. ; VALENTE, W. R. . Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 837-855, 2013.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160851
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C. ; VALENTE, W. R. . Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 837-855, 2013.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática Pesquisa (Online)
publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática Pesquisa (Online)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652061412163584