UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista de História da Educação Matemática |
Download full: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536 |
Summary: | O presente artigo teve por objetivo foi reunir estudos para mapear o processo de constituição e circulação da Hem no Brasil, trazendo para o diálogo outros elementos a compor a compreensão do processo, como a participação de pesquisadores brasileiros em eventos nacionais e internacionais, as publicações internacionais, entre outros aspectos. As questões norteadoras são: como vem sendo constituída a Hem no Brasil? Com quem a Hem vem dialogando em seu processo de expansão? Quais suas interlocuções com a Educação Matemática (EM)? Constatou-se que o processo de constituição da Hem no Brasil foi acompanhado de movimento mais amplo de crescimento do campo da EM, e tem o GT15 como um espaço de interlocução entre Hem e a EM. Buscou-se discutir com pesquisadores do GT15 as interações possíveis entre a Hem e a EM, assim como iniciar um debate sobre perspectivas futuras. |
id |
SBHMAT_c4020282c492fa6b54973e922cec0f0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/536 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASILEducação Matemática.História da Educação.História da Matemática.Eventos Científicos.Mapeamentos.O presente artigo teve por objetivo foi reunir estudos para mapear o processo de constituição e circulação da Hem no Brasil, trazendo para o diálogo outros elementos a compor a compreensão do processo, como a participação de pesquisadores brasileiros em eventos nacionais e internacionais, as publicações internacionais, entre outros aspectos. As questões norteadoras são: como vem sendo constituída a Hem no Brasil? Com quem a Hem vem dialogando em seu processo de expansão? Quais suas interlocuções com a Educação Matemática (EM)? Constatou-se que o processo de constituição da Hem no Brasil foi acompanhado de movimento mais amplo de crescimento do campo da EM, e tem o GT15 como um espaço de interlocução entre Hem e a EM. Buscou-se discutir com pesquisadores do GT15 as interações possíveis entre a Hem e a EM, assim como iniciar um debate sobre perspectivas futuras.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-172447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536/441Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeme da Silva, Maria Célia 2022-12-09T08:03:10Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/536Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2022-12-09T08:03:10Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
title |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
spellingShingle |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Leme da Silva, Maria Célia Educação Matemática. História da Educação. História da Matemática. Eventos Científicos. Mapeamentos. |
title_short |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_full |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_fullStr |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_sort |
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. História da Educação. História da Matemática. Eventos Científicos. Mapeamentos. |
topic |
Educação Matemática. História da Educação. História da Matemática. Eventos Científicos. Mapeamentos. |
description |
O presente artigo teve por objetivo foi reunir estudos para mapear o processo de constituição e circulação da Hem no Brasil, trazendo para o diálogo outros elementos a compor a compreensão do processo, como a participação de pesquisadores brasileiros em eventos nacionais e internacionais, as publicações internacionais, entre outros aspectos. As questões norteadoras são: como vem sendo constituída a Hem no Brasil? Com quem a Hem vem dialogando em seu processo de expansão? Quais suas interlocuções com a Educação Matemática (EM)? Constatou-se que o processo de constituição da Hem no Brasil foi acompanhado de movimento mais amplo de crescimento do campo da EM, e tem o GT15 como um espaço de interlocução entre Hem e a EM. Buscou-se discutir com pesquisadores do GT15 as interações possíveis entre a Hem e a EM, assim como iniciar um debate sobre perspectivas futuras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536/441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-17 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464976556032 |