Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muzy, Ricardo Casarini
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103443
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012
id UFSC_d1d48ffb17181b8edcf108dbc0ef134f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103443
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMuzy, Ricardo CasariniSchlindwein, Luciane Maria2013-07-16T04:39:48Z2013-07-16T04:39:48Z20122012317401http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103443Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012A proposta é investigar as possibilidades do uso da fotografia como instrumento em processos educativos de crianças e jovens. Foram investigadas as possibilidades do uso da fotografia como instrumento educativo e elemento de construção das crianças e jovens envolvidos no processo. A pesquisa se constitui em uma experiência de uma investigação-intervenção, na qual foram realizadas oficinas de fotografia com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Florianópolis e com dois grupos de jovens de 17 a 29 anos, de duas diferentes regiões do Estado de Santa Catarina. Estes jovens estavam envolvidos em um projeto de uma entidade de assistência. O trabalho está ancorado e se estrutura principalmente nas propostas da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, Filosofia da Libertação, de Enrique Dussel, Jornalismo Libertador, de Elaine Tavares, na Pedagogia de Simón Rodríguez e ainda, nos pressupostos da mídia-educação. Os resultados indicaram que, tanto no ambiente escolar, como no espaço de formação assistencial, a fotografia não se constituía em ferramenta de captura e análise da realidade. As análises indicam ainda, que a fotografia pode ser um poderoso instrumento no processo educativo de crianças e jovens. Compreender esse fazer e dele se apropriar pode também transformar a relação na sala de aula, aproximando o educador da realidade concreta do educando, fazendo com que o processo educativo aconteça de forma fluida e natural.<br>Abstract : The proposal is to investigate the possibilities of using photography as a tool in the educational process of children and youth. We investigated the possibilities of using photography as a tool for education and development of children and young people involved in the process. The work constitute an experience of a research-intervention, which were conducted photography workshops with children that study in the early years of elementary school at a public school in the city of Florianópolis and with two groups of young people aged 17 to 29 years. These young people were involved in a project of social care. The work is anchored mainly on the structure and motions of Pedagogy of the Oppressed, Paulo Freire's Philosophy of Liberation by Enrique Dussel, Liberator Journalism , Elaine Tavares, in the Pedagogy of Simón Rodríguez and also in the assumptions of media educational. The results indicated that both the school setting, as space training assistance, the photograph does not constitute tool for capturing and analyzing reality. The analyzes also indicate, that photography can be a powerful tool in the educational process of children and youth. We understand that the use of fotografe can transform the relationship in the classroom. Can the teacher approaching the reality of the student, making the educational process happens smoothly and naturally.202 p.| il., tabs.porEducaçãoFotografiaAdolescentesCriançasAtravés das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL317401.pdfapplication/pdf1715376https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103443/1/317401.pdf63cd29ecd08cce0430487b8208eaea8cMD51123456789/1034432013-07-16 01:39:48.758oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103443Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T04:39:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
title Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
spellingShingle Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
Muzy, Ricardo Casarini
Educação
Fotografia
Adolescentes
Crianças
title_short Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
title_full Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
title_fullStr Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
title_full_unstemmed Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
title_sort Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos
author Muzy, Ricardo Casarini
author_facet Muzy, Ricardo Casarini
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Muzy, Ricardo Casarini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
contributor_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Educação
Fotografia
Adolescentes
Crianças
topic Educação
Fotografia
Adolescentes
Crianças
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-16T04:39:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16T04:39:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103443
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 317401
identifier_str_mv 317401
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103443/1/317401.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63cd29ecd08cce0430487b8208eaea8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805144485232640