Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Gustavo Henrique
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91579
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_d1e06a42e49da8d6c6fca845a0b15946
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91579
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SCEducação científica e tecnológicaEducação tecnológicaConstrutivismo (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaO modelo de desenvolvimento de todo o século XX convergiu para a idéia de que mais ciência traria mais tecnologia, gerando riqueza e bem-estar social. Findo este século, o resultado não poderia ser mais paradoxal: no momento em que se avista o maior desenvolvimento científico e tecnológico da história, em que a produção industrial pulveriza todos os recordes e que os meios de subsistência se multiplicam em uma velocidade assustadora, as crises sociais e ambientais se agravam a cada dia, denunciando que há algo de errado no ideário desenvolvimentista. Entre os esforços teóricos empreendidos para a compreensão, e para a resolução, destas contradições, destacam-se os Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Segundo esta tradição de pensamento, um dos principais motivadores destes paroxismos se dá no próprio ambiente acadêmico que está, cada vez mais, dividido em duas culturas distintas: a cultura tecnocientífica e a cultura das humanidades. A manifestação mais clara desta cizânia se dá no âmbito escolar, no qual as tecnociências e as humanidades são apresentadas como esferas completamente desconexas do conhecimento humano. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), as assimetrias são mais evidentes, e a formação destes estudantes, agentes sociais que promoverão as inovações tecnológicas, se dá, na maioria das vezes, completamente distante das demandas sociais e da reflexão mais apurada acerca do produto de seus trabalhos. Assim sendo, futuros técnicos e engenheiros assumem uma postura essencialmente tecnicista e acrítica quanto a Ciência e Tecnologia (C&T), alienando-se de suas próprias construções, ignorando as trocas sociais que elas promovem e colaborando diretamente com o aprofundamento das disparidades contemporâneas. Partindo destas ponderações, é possível considerar a necessidade de inserir nos currículos da EPT, estruturas teórico-metodológicas que promovam a aproximação entre as duas culturas e que possibilitem ao estudante analisar criticamente os avanços e os impactos sociais do desenvolvimento científico-tecnológico. Nesta dissertação de mestrado apresentaremos um estudo de caso etnográfico, no qual procuraremos descrever a elaboração e a realização de uma experiência didática que combinou as diretrizes dos Estudos CTS com a metodologia pedagógica progressista do educador brasileiro Paulo Freire, junto aos estudantes do curso técnico em eletrotécnica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC). Daremos atenção especial às percepções que os estudantes construíram quando apresentados às discussões propostas, bem como discutiremos se o ideal de contribuir com a formação de cidadãos-técnicos pode ser atingido com experiências semelhantes a esta. The development model of the 20th century converged to the idea that more science would bring more technology, generating wealth and social comfort. In the end of the 20th century, the results couldn´t be more paradoxical: when it is presented the largest scientific and technological development of history, where the industrial production pulverize all records and where all means of subsistence multiply in a alarming speed, the social and environmental crisis increase every day, accusing that something is wrong in the system of development idea. Through the theoretical effort to comprehend and resolve this contradictions it is noticed the Studies on Science, Technology and Society (STS). Based on the tradition of this school of thought, one of the main motivators of this paroxysm is made in the own academy that is, more and more, divided in two cultures: the culture of techno science and the culture of the humanities. A clearer manifestation of this disharmony in given on the school environment, where the techno science and humanities are presented as two completely different and disconnected spheres of human knowledge. In the Professional and Technological Education (PTE), the asymmetries are more evident, and the formation of these students, the social agents that will provide the technical innovations occurs in a completely distant way from the social demands and without a careful reflection about the products of their work. Future technicians and engineers assume a posture essentially technicist and uncritical about Technology and Science (T&C), becoming alienated of their own constructions and ignoring the social trades that T&C promote, collaborating with the increase of the contemporary dissimilitude. Considering these evaluations, is possible to notice the necessity of introducing on the PTE curriculum, theoretical-methodical structures that promote the approach between the two cultures and make it possible to the student to analyze critically the advances and social impacts of science and technology. On this dissertation we present a ethnographic study, which we try to describe the elaboration and realization of a didactic experience that combined the aims of STS with the pedagogical methodology of the Brazilian educator Paulo Freire, among with a group of students in CEFET-SC (center for technical education). We give special attention to the students perception, that they constructed when they where presented to the discussions, as well we discuss if the ideal of contributing with the formation of "technicist-citizens" can be obtained with experiences similar to this work.Florianópolis, SCLinsingen, Irlan von.Universidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Gustavo Henrique2012-10-24T00:27:40Z2012-10-24T00:27:40Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis239 f.| il., tabs.application/pdf251016http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91579porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T18:33:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91579Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T18:33:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
title Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
spellingShingle Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
Moraes, Gustavo Henrique
Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Construtivismo (Educação)
title_short Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
title_full Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
title_fullStr Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
title_full_unstemmed Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
title_sort Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
author Moraes, Gustavo Henrique
author_facet Moraes, Gustavo Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linsingen, Irlan von.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Gustavo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Construtivismo (Educação)
topic Educação científica e tecnológica
Educação tecnológica
Construtivismo (Educação)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T00:27:40Z
2012-10-24T00:27:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 251016
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91579
identifier_str_mv 251016
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651976518402048