SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva Compreender a experiência vivida por ex-coordenadores de cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo fenomenológico foi desenvolvido. Para este trabalho, sete gestores de cursos foram investigados. Tais gestores são docentes formados em várias áreas do conhecimento e que se tornaram coordenadores de algum curso de graduação. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados visou em descrever e interpretar com base nos relatos adquiridos como ocorreu a aprendizagem desses investigados ao longo de sua trajetória em suas instituições. Ou seja, quais conteúdos e formas de aprendizagem gerencial foram adquiridas por eles durante suas trajetórias gerencias, quais desafios e superações foram presentes no dia a dia do trabalho gerencial. Como resultados pode-se verificar que a aprendizagem gerencial é dinâmica e que envolve diferentes fatores, sejam eles formais ou informais e que os gerentes aprendem diariamente no exercício de suas gestões. Com essa pesquisa espera-se contribuir e fortalecer o cenário de estudos sobre a aprendizagem gerencial em Instituições de Ensino Superior no Brasil e construir um arcabouço de conhecimentos para que docentes tenham acesso ao se tornarem gestores de um curso de graduação. |
id |
UFSC_d221abda1be46827eb0c774e8ab41f73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181193 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAISGerenteEx-coordenadoresAprendizagem GerencialInstituições de Ensino SuperiorO presente trabalho objetiva Compreender a experiência vivida por ex-coordenadores de cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo fenomenológico foi desenvolvido. Para este trabalho, sete gestores de cursos foram investigados. Tais gestores são docentes formados em várias áreas do conhecimento e que se tornaram coordenadores de algum curso de graduação. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados visou em descrever e interpretar com base nos relatos adquiridos como ocorreu a aprendizagem desses investigados ao longo de sua trajetória em suas instituições. Ou seja, quais conteúdos e formas de aprendizagem gerencial foram adquiridas por eles durante suas trajetórias gerencias, quais desafios e superações foram presentes no dia a dia do trabalho gerencial. Como resultados pode-se verificar que a aprendizagem gerencial é dinâmica e que envolve diferentes fatores, sejam eles formais ou informais e que os gerentes aprendem diariamente no exercício de suas gestões. Com essa pesquisa espera-se contribuir e fortalecer o cenário de estudos sobre a aprendizagem gerencial em Instituições de Ensino Superior no Brasil e construir um arcabouço de conhecimentos para que docentes tenham acesso ao se tornarem gestores de um curso de graduação.2017-11-17T18:42:09Z2017-11-17T18:42:09Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDELSCHERER, LUCIANABORGHETTI, RAQUELJAESCHKE, JULIANABOLZAN, EDSONAJALA, ROBERTOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:42:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181193Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:42:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS |
title |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS |
spellingShingle |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL Gerente Ex-coordenadores Aprendizagem Gerencial Instituições de Ensino Superior |
title_short |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS |
title_full |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS |
title_fullStr |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS |
title_full_unstemmed |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS |
title_sort |
SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS |
author |
BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL |
author_facet |
BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL SCHERER, LUCIANA BORGHETTI, RAQUEL JAESCHKE, JULIANA BOLZAN, EDSON AJALA, ROBERTO |
author_role |
author |
author2 |
SCHERER, LUCIANA BORGHETTI, RAQUEL JAESCHKE, JULIANA BOLZAN, EDSON AJALA, ROBERTO |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL SCHERER, LUCIANA BORGHETTI, RAQUEL JAESCHKE, JULIANA BOLZAN, EDSON AJALA, ROBERTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerente Ex-coordenadores Aprendizagem Gerencial Instituições de Ensino Superior |
topic |
Gerente Ex-coordenadores Aprendizagem Gerencial Instituições de Ensino Superior |
description |
O presente trabalho objetiva Compreender a experiência vivida por ex-coordenadores de cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo fenomenológico foi desenvolvido. Para este trabalho, sete gestores de cursos foram investigados. Tais gestores são docentes formados em várias áreas do conhecimento e que se tornaram coordenadores de algum curso de graduação. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados visou em descrever e interpretar com base nos relatos adquiridos como ocorreu a aprendizagem desses investigados ao longo de sua trajetória em suas instituições. Ou seja, quais conteúdos e formas de aprendizagem gerencial foram adquiridas por eles durante suas trajetórias gerencias, quais desafios e superações foram presentes no dia a dia do trabalho gerencial. Como resultados pode-se verificar que a aprendizagem gerencial é dinâmica e que envolve diferentes fatores, sejam eles formais ou informais e que os gerentes aprendem diariamente no exercício de suas gestões. Com essa pesquisa espera-se contribuir e fortalecer o cenário de estudos sobre a aprendizagem gerencial em Instituições de Ensino Superior no Brasil e construir um arcabouço de conhecimentos para que docentes tenham acesso ao se tornarem gestores de um curso de graduação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:42:09Z 2017-11-17T18:42:09Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652171152982016 |