SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SCHERER, LUCIANA, BORGHETTI, RAQUEL, JAESCHKE, JULIANA, BOLZAN, EDSON, AJALA, ROBERTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193
Resumo: O presente trabalho objetiva Compreender a experiência vivida por ex-coordenadores de cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo fenomenológico foi desenvolvido. Para este trabalho, sete gestores de cursos foram investigados. Tais gestores são docentes formados em várias áreas do conhecimento e que se tornaram coordenadores de algum curso de graduação. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados visou em descrever e interpretar com base nos relatos adquiridos como ocorreu a aprendizagem desses investigados ao longo de sua trajetória em suas instituições. Ou seja, quais conteúdos e formas de aprendizagem gerencial foram adquiridas por eles durante suas trajetórias gerencias, quais desafios e superações foram presentes no dia a dia do trabalho gerencial. Como resultados pode-se verificar que a aprendizagem gerencial é dinâmica e que envolve diferentes fatores, sejam eles formais ou informais e que os gerentes aprendem diariamente no exercício de suas gestões. Com essa pesquisa espera-se contribuir e fortalecer o cenário de estudos sobre a aprendizagem gerencial em Instituições de Ensino Superior no Brasil e construir um arcabouço de conhecimentos para que docentes tenham acesso ao se tornarem gestores de um curso de graduação.
id UFSC_d221abda1be46827eb0c774e8ab41f73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181193
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAISGerenteEx-coordenadoresAprendizagem GerencialInstituições de Ensino SuperiorO presente trabalho objetiva Compreender a experiência vivida por ex-coordenadores de cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo fenomenológico foi desenvolvido. Para este trabalho, sete gestores de cursos foram investigados. Tais gestores são docentes formados em várias áreas do conhecimento e que se tornaram coordenadores de algum curso de graduação. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados visou em descrever e interpretar com base nos relatos adquiridos como ocorreu a aprendizagem desses investigados ao longo de sua trajetória em suas instituições. Ou seja, quais conteúdos e formas de aprendizagem gerencial foram adquiridas por eles durante suas trajetórias gerencias, quais desafios e superações foram presentes no dia a dia do trabalho gerencial. Como resultados pode-se verificar que a aprendizagem gerencial é dinâmica e que envolve diferentes fatores, sejam eles formais ou informais e que os gerentes aprendem diariamente no exercício de suas gestões. Com essa pesquisa espera-se contribuir e fortalecer o cenário de estudos sobre a aprendizagem gerencial em Instituições de Ensino Superior no Brasil e construir um arcabouço de conhecimentos para que docentes tenham acesso ao se tornarem gestores de um curso de graduação.2017-11-17T18:42:09Z2017-11-17T18:42:09Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDELSCHERER, LUCIANABORGHETTI, RAQUELJAESCHKE, JULIANABOLZAN, EDSONAJALA, ROBERTOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:42:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181193Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:42:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
title SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
spellingShingle SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL
Gerente
Ex-coordenadores
Aprendizagem Gerencial
Instituições de Ensino Superior
title_short SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
title_full SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
title_fullStr SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
title_full_unstemmed SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
title_sort SER GERENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE EX-COORDENADORES DE CURSO DE GRADUAÇÃO SOBRE SUAS APRENDIZAGENS GERENCIAIS
author BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL
author_facet BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL
SCHERER, LUCIANA
BORGHETTI, RAQUEL
JAESCHKE, JULIANA
BOLZAN, EDSON
AJALA, ROBERTO
author_role author
author2 SCHERER, LUCIANA
BORGHETTI, RAQUEL
JAESCHKE, JULIANA
BOLZAN, EDSON
AJALA, ROBERTO
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL
SCHERER, LUCIANA
BORGHETTI, RAQUEL
JAESCHKE, JULIANA
BOLZAN, EDSON
AJALA, ROBERTO
dc.subject.por.fl_str_mv Gerente
Ex-coordenadores
Aprendizagem Gerencial
Instituições de Ensino Superior
topic Gerente
Ex-coordenadores
Aprendizagem Gerencial
Instituições de Ensino Superior
description O presente trabalho objetiva Compreender a experiência vivida por ex-coordenadores de cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo fenomenológico foi desenvolvido. Para este trabalho, sete gestores de cursos foram investigados. Tais gestores são docentes formados em várias áreas do conhecimento e que se tornaram coordenadores de algum curso de graduação. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados visou em descrever e interpretar com base nos relatos adquiridos como ocorreu a aprendizagem desses investigados ao longo de sua trajetória em suas instituições. Ou seja, quais conteúdos e formas de aprendizagem gerencial foram adquiridas por eles durante suas trajetórias gerencias, quais desafios e superações foram presentes no dia a dia do trabalho gerencial. Como resultados pode-se verificar que a aprendizagem gerencial é dinâmica e que envolve diferentes fatores, sejam eles formais ou informais e que os gerentes aprendem diariamente no exercício de suas gestões. Com essa pesquisa espera-se contribuir e fortalecer o cenário de estudos sobre a aprendizagem gerencial em Instituições de Ensino Superior no Brasil e construir um arcabouço de conhecimentos para que docentes tenham acesso ao se tornarem gestores de um curso de graduação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:42:09Z
2017-11-17T18:42:09Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652171152982016