Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade. |
id |
UFSC_d2588d6fd3200fd7e9a6953b2a24fb26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230569 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígenaensinohistória indígenapopulações nativas.O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade.Cadernos NAUINúcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio CulturalFraga, Gérson Wasen2021-12-27T18:38:32Z2021-12-27T18:38:32Z2021-12-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2358-2448https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T18:38:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230569Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-27T18:38:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena |
title |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena |
spellingShingle |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena Fraga, Gérson Wasen ensino história indígena populações nativas. |
title_short |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena |
title_full |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena |
title_fullStr |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena |
title_full_unstemmed |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena |
title_sort |
Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena |
author |
Fraga, Gérson Wasen |
author_facet |
Fraga, Gérson Wasen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Gérson Wasen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino história indígena populações nativas. |
topic |
ensino história indígena populações nativas. |
description |
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-27T18:38:32Z 2021-12-27T18:38:32Z 2021-12-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2358-2448 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569 |
identifier_str_mv |
2358-2448 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos NAUI |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos NAUI |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652347021197312 |