Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Gérson Wasen
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade.
id UFSC_d2588d6fd3200fd7e9a6953b2a24fb26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230569
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígenaensinohistória indígenapopulações nativas.O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade.Cadernos NAUINúcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio CulturalFraga, Gérson Wasen2021-12-27T18:38:32Z2021-12-27T18:38:32Z2021-12-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2358-2448https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T18:38:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230569Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-27T18:38:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
title Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
spellingShingle Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
Fraga, Gérson Wasen
ensino
história indígena
populações nativas.
title_short Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
title_full Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
title_fullStr Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
title_full_unstemmed Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
title_sort Eu, o professor juruá: reflexões sobre a prática docente em História Indígena
author Fraga, Gérson Wasen
author_facet Fraga, Gérson Wasen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Gérson Wasen
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
história indígena
populações nativas.
topic ensino
história indígena
populações nativas.
description O presente artigo propõe uma reflexão sobre a prática docente em História Indígena ao longo de uma década. Consideramos aqui as transformações políticas recentes que envolvem o ingresso de alunos indígenas no ambiente universitário, o contexto histórico e cultural onde se dá a prática que é objeto desta reflexão, os desafios apresentados pela evasão de tais alunos, bem como o que entendemos como a razão de ser da existência desta disciplina: a formação de professores devidamente capacitados para se posicionarem de forma ativa diante dos preconceitos enraizados em nossa sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27T18:38:32Z
2021-12-27T18:38:32Z
2021-12-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2358-2448
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569
identifier_str_mv 2358-2448
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos NAUI
publisher.none.fl_str_mv Cadernos NAUI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652347021197312